top of page

Músicos cearenses e mineiros se unem em show no Bar do Museu

  • noticiasjornalhori
  • 25 de ago.
  • 5 min de leitura
Show Ceará Minas - Tantas Esquinas
Show Ceará Minas - Tantas Esquinas

Músicos cearenses e mineiros se unem em show no Bar do Museu do Clube da Esquina, quinta, 28/8, com participação de Paulinho Pedra Azul e outros grandes nomes


Artistas cearenses premiados em Minas Gerais e em diversas cidades do Brasil, Edinho Vilas Boas, Yayá Vilas Boas (pai e filha), Dalwton Moura e Luciano Franco realizam um espetáculo musical inédito, em encontro com artistas mineiros, incluindo o lançamento do disco “Casa das Flores”, de Luciano e de Paulinho Pedra Azul. E a participação de Paulinho Pedra Azul, Felipe Bedetti e Bianca Luar, grandes artistas de Minas.


O show acontece na quinta-feira, 28/8, às 20h, no Bar do Museu do Clube da Esquina, em Santa Tereza, um dos mais prestigiados e concorridos espaços para a música em Belo Horizonte. O espetáculo "Ceará e Minas: Tantas Esquinas" celebra a canção brasileira contemporânea em suas conexões afetivas, poéticas e territoriais, construindo uma ponte viva entre o legado do passado e a força criativa do presente. 


O show propõe uma travessia musical entre o novo e o clássico, reunindo, além das canções do disco de Luciano Franco e Paulinho Pedra Azul, músicas autorais de cada artista, canções dos cearenses Edinho Vilas Boas e Dalwton Moura premiadas em festivais em Minas Gerais, composições de Yayá Vilas Boas releituras de obras marcantes do movimento “Pessoal do Ceará” (da geração dos anos 70, de Fagner, Ednardo Belchior, Téti, Rodger Rogério, Fausto Nilo e tantos outros) e do Clube da Esquina. 


No palco, interpretações conjuntas exaltam o poder da escuta, da troca e da criação coletiva. A presença de artistas mineiros convidados, representantes de diferentes gerações, soma diversidade e profundidade ao show, ampliando seus horizontes estéticos e afetivos.


Mais que um show, o espetáculo é a celebração de várias conexões. E da música brasileira, plural, ativa e em constante transformação. No palco, os artistas se revezam em solos, duetos e formações coletivas, apresentando composições que abordam temas como vida, amor, tempo e outras urgências do presente.


O espetáculo valoriza a escuta sensível, o diálogo entre gerações e a continuidade criativa da canção brasileira — em que as vozes de agora ecoam heranças e apontam novos caminhos. Privilegiando também o novo fazer autoral, as composições dos artistas participantes do show e de outros nomes da atualidade e influências marcantes, de forma sempre atenta à comunicação com o público, em um show ao mesmo tempo diferenciado e divertido, intenso e acolhedor, com muitas novidades mas também muitos pontos de diálogo com a plateia. Todos e todas convidados/as.


Mais sobre os artistas cearenses:


Edinho Vilas Boas 


Edinho já atuou  ao lado de grandes nomes como Luiz Melodia, Jane Duboc, Jorge Vercillo, Roberto Menescal e Dominguinhos. Fez turnê de três meses em Portugal e acumula vários prêmios em festivais nacionais, os mais recentes foram em 2024, no Festival Nacional da Canção (MG)  e no FEM – Festival de São José do Rio Preto (SP), ambos com a música “Retumbante” (canção que dá título ao seu terceiro álbum autoral) reafirmando sua trajetória sólida na música autoral brasileira. 


Yayá Vilas Boas 


Cantora, compositora e multi-instrumentista, Yayá já recebeu prêmios em importantes festivais, como o Festival Nacional da Canção (MG), o Festival do Museu Clube da Esquina (MG) e o Festival da Juventude de Fortaleza (CE). Sua presença representa a força da juventude que honra o passado sem perder o pulso do presente.


Luciano Franco 


Luciano tem uma vasta trajetória na música instrumental e vocal, com composições gravadas por diversos intérpretes e parcerias com nomes como Dominguinhos, Arismar do Espírito Santo, Fábio Torres, Adriano Giffoni e outros. Nos palcos, dividiu espaço com Cauby Peixoto, Clara Nunes, Vanusa, Doris Monteiro, Claudete Soares e Roberto Menescal. Lançou seu disco anterior, Sonho ou Canção, no Teatro Rival (RJ), em show com participações especiais. Maestro, compositor e multi-instrumentista com mais de 55 anos de carreira, Luciano Franco está lançando o álbum Casa das Flores, em parceria com Paulinho Pedra Azul. O trabalho foi gravado em Fortaleza, com canções compostas a partir de letras de Paulinho sobre músicas de Luciano, interpretadas por Edinho Vilas Boas, Yayá Vilas Boas, Claudine Albuquerque e outros grandes intérpretes cearenses. 


Dalwton Moura 


Curador, crítico musical, diretor artístico, jornalista, articulador do campo da Música no Ceará, vice-presidente do Sindicato dos Músicos Profissionais no Estado do Ceará, Dalwton Moura é um dos idealizadores e produtores dos projetos Ceará Jazz Series e Jazz em Cena, que desde agosto de 2015 promovem uma temporada permanente de jazz em Fortaleza, com shows todos os meses. Idealizou centenas de shows de artistas cearenses e/ou sediados no Ceará e também produziu espetáculos em São Paulo e no Rio de Janeiro. É autor do livro “Nos Acordes do Jazz & Blues – Histórias do Festival de Guaramiranga”. Lançou três discos e dois EPs. Tem parcerias com Roberto Menescal, dentre outros renomados artistas brasileiros.


Mais sobre os artistas mineiros:


Mais sobre Paulinho Pedra Azul


Com mais de 40 anos de carreira, Paulinho Pedra Azul é uma referência da canção brasileira, em seu modo particular e especial de fazer música e de levá-la ao público, desde cedo indo aonde o povo está, com uma carreira marcada pelo pioneirismo e pela força dessa presença, perto do público, apesar dos desafios tantos. Autor de clássicos como “Jardim dos Animais”, segue percorrendo o País com seus shows, sempre concorridos. Lançou dezenas de discos e compôs com o cearense Luciano Franco todas as canções do álbum “Casa das Flores”, com músicas de Luciano e letras de Paulinho. Algumas das canções serão apresentadas por eles no show no Bar do Museu do Clube da Esquina, no dia 28/8.


Mais sobre Felipe Bedetti


Em 2018 Felipe Bedetti lançou seu álbum de estreia, Solo Mineiro. Nome apropriado para o que o jovem compositor entrega no conjunto de músicas que o compõem. Ouvindo cada uma delas somos transportados para as vivências próprias do interior de Minas, donde vem Bedetti, natural da pequena cidade de Abre Campo.


Na cidade natal, ainda na adolescência, compôs suas primeiras canções e são elas a matéria prima de Solo Mineiro. Então, um álbum que retrata a fase inicial do trabalho de Bedetti, que podemos ver em Afluentes, trata-se de um compositor em constante transformação.


Mais sobre Bianca Luar


Cantora, especialista em Educação Musical pela UFMG, também formada em Violão Popular pelo conservatório estadual Lorenzo Fernandes em Montes Claros.  Já dividiu o palco com artistas como Toninho Horta, Beto Guedes, 14 Bis, entre outros, e em sua estadia na Holanda foi vocalista da banda "Jazzbell". Também atua nas áreas de produção cultural e de arte-educação infantil.


Serviço:


Show “Ceará e Minas: Tantas Esquinas”. Quinta, 28/8, no Bar do Museu Clube da Esquina


(Rua Paraisópolis, 738, Santa Tereza).


Ingresso na casa: R$ 5,00. Couvert artístico: R$ 25,00.


Participação de Paulinho Pedra Azul, Felipe Bedetti, Bianca Luar e Dalwton Moura.

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

Não perca nada! Receba nossas atualizações!

  • Ícone do Facebook Preto
  • Ícone do Instagram Preto
  • Ícone do Youtube Preto

Bem vindo! Obrigado por fazer parte do Jornal Espaço Horizonte!

bottom of page