Museu de Arte Murilo Mendes, um convite à cultura
- noticiasjornalhori
- 18 de jul.
- 2 min de leitura

Museu de Arte Murilo Mendes, um convite à cultura
Um dos maiores atrativos culturais e turísticos de Juiz de Fora, o Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM) comemora 20 anos e na semana do Dia Nacional do Escritor – 25 de julho – nada mais apropriado que homenagear o escritor e poeta que dá nome ao museu. Nascido em Juiz de Fora, Murilo Mendes passou grande parte de sua vida na Itália e o museu o homenageia com a exposição Murilo Mendes: para ligar o eterno ao tempo ido. A mostra será encerrada exatamente no dia 25.

A exposição foi organizada como uma vasta colagem de memórias reunindo textos do poeta, publicações em jornais e revistas, correspondências trocadas com amigos, poetas e pesquisadores, além de homenagens que reforçam a importância de sua obra no cenário cultural brasileiro e internacional.
O museu tem 2.800 exemplares de Murilo Mendes como livros raros – muitos de literatura estrangeira –, primeiras edições, algumas edições com dedicatórias. Um fato interessante é que esses livros possuem anotações realizadas pelo Murilo nas margens, que ele fazia durante a leitura. Este rico material chegou de Portugal em 1976. Mas, somente em 1993, o governo brasileiro adquiriu a coleção de artes visuais de Murilo e de artistas brasileiros e estrangeiros pertencentes ao poeta e que chegou ao Brasil no ano seguinte e somou-se ao material vindo anteriormente.

Além da biblioteca de Murilo Mendes o MAMM tem ainda as bibliotecas particulares, além de acervos pessoais, cartas, escritos e documentos dos escritores Gilberto de Alencar e sua filha Cosette de Alencar e também de Cleonice Rainho. O acervo da romancista Maria de Lourdes Abreu de Oliveira também está abrigado no museu.
Os admiradores da arte e da cultura poderão encontrar no MAMM obras de vários amigos de Murilo Mendes, como os artistas Cândido Portinari, Ismael Nery, Vieira da Silva, Alberto da Veiga Guignard, da polonesa Fayga Ostrower e do espanhol Joan Miró.
Serviço:
Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM)
Rua Benjamin Constant, 790 – Centro – Juiz de Fora
Funciona de terça-feira a sábado de 9h as 18h e aos domingos de 13 as 18h
+55 32 21023582














Sensacional