Mostra Habilitações Escola Guignard 2025
- noticiasjornalhori
- 13 de nov.
- 2 min de leitura

Mostra Habilitações Escola Guignard 2025 apresenta potência criativa de novos nomes da arte contemporânea mineira
Exposição reúne 13 habilitandos do curso de Artes Plásticas da UEMG em experiências poéticas diversas que celebram o fechamento de ciclo formativo e a liberdade criativa
Celebrando mais uma edição da parceria entre o Museu Mineiro e a Escola
Guignard/UEMG, a exposição Mostra Habilitações Escola Guignard 2025 abre ao público nesta quinta-feira (13), às 19h, com obras de 13 habilitandos do curso de Artes Plásticas.
A mostra revela o resultado de pesquisas autorais e encerra um ciclo de formação que, ao longo dos anos, desafiou os alunos a experimentar materiais, linguagens e conceitos estéticos diversos.
Os expositores são Alexandre Silva Faustino; Ana Veloso; Angela Biegler; ario li; Deborah Cardoso Sá; Flor Haranaka; Karoline Stephanie; Luísa Lins; Maria Drummond; MiStErToWcH; Sofia Piazza; Stanley Faustino; Teresinha Barbosa.
Cada artista apresenta, na prática, uma mini-exposição individual — um gesto que traduz a pluralidade da produção artística contemporânea e a vocação experimental da Guignard. Os trabalhos percorrem caminhos que vão do onírico ao reflexivo, explorando técnicas como cerâmica, desenho, escultura, fotografia, gravura em metal, litografia, pintura e xilogravura, reafirmando a tradição da escola em fomentar liberdade criativa e diálogo entre diferentes suportes .
Mais do que uma etapa obrigatória de conclusão de curso, a exposição representa um rito de passagem — o momento em que o percurso íntimo e formativo de cada estudante se torna público, abrindo-se ao olhar do outro, ao debate e às ressonâncias sociais e poéticas que dele emergem.
A mostra conta com orientação de professores reconhecidos pela atuação artística e acadêmica, como Adriano Gomide, Francisco Alessandri, José Schneedorf, Júnia Pena, Letícia Grandinetti, Louise Ganz, Marco Paulo Rolla, Tibério França e Thiago Pena.
Essa edição reafirma a força da Escola Guignard como espaço vivo e pulsante, comprometido com a formação crítica e sensível de artistas que, agora, projetam seus primeiros gestos profissionais para o mundo.
Museu Mineiro
Inaugurado em 1982, o Museu Mineiro reúne em seu acervo um conjunto bastante diversificado de objetos referentes à história e à produção cultural e artística mineiras.
Nas salas de exposição são exibidas obras de artistas consagrados, tais como: Manoel da Costa Ataíde, Yara Tupynambá, Amílcar de Castro, Jeanne Milde, Inimá de Paula, Lótus Lobo, Celso Renato, Sara Ávila, Guignard, Maria Helena Andrés, Di Cavalcanti etc.
Atualmente, o Museu exibe a exposição de longa duração “Minas das Artes, Histórias Gerais”, onde o visitante tem a oportunidade de conhecer uma vasta coleção de arte sacra, datada dos séculos XVIII e XIX, além de preciosidades do acervo, como a bandeira da Inconfidência Mineira, os manuscritos originais da obra “Tutaméia” de Guimarães Rosa, o retrato de Aleijadinho e a coleção de santos de devoção popular.
Serviço:
Mostra Habilitandos Escola Guignard 2025
Abertura: 13/11
Horário: às 19h
Período de visitação: 13/11 a 14/12, de 3ª a 6ª, das 12h às 19h; sáb., dom., e feriados, das 11h às 17h
Local: Atrium – Museu Mineiro Endereço (Av. João Pinheiro 342,Lourdes)
Entrada gratuita














Comentários