01 - CAPA 00.jpg

jornal

espaço

horizonte

adriana.jpg
  • espaco horizonte

Little Island - O novo parque flutuante de New York sobre o Rio Hudson



Com um visual bem futurista, flutuando no Rio Hudson em Manhattan, um buquê de 132 colunas em forma de tulipas gigantes com estruturas de cimento, sustentam o 'Little Island', o mais novo recém inaugurado parque aberto para a população. O novo espaço foi aberto após mais de um ano de pandemia e depois de mais da metade da população americana já estar vacinada contra a Covid-19.



A mais nova nova área verde de Manhattan fica pertinho do Whitney Museum e do Hudson River Park, mais precisamente no mesmo local em que ficava o Pier 54, onde em 1912 , chegaram os sobreviventes do Titanic.



É ligado a Manhattan por duas passarelas de pedestres, pela North Bridge ou South Bridge, ambas localizadas no Hudson River Greenway.

O estilo ondulado de "Little Island" é inspirado por uma folha flutuando sobre a água.




O projeto é assinado pelo inglês Thomas Heatherwick e foi apresentado pela primeira vez em 2014. Com alegações de que a obra do suntuoso projeto prejudicaria a fauna do Rio Hudson, o projeto ficou engavetado. Após as agências ambientais autorizaram sua construção, o Little Island começou a ser construído em 2017, sendo finalizado em maio de 2021.


Com um investimento de 260 milhões de dólares foi patrocinado pela fundação que é mantida pelo casal Barry Diller, um dos criadores da Fox Broadcasting, e a da estilista Diane Von Fursterberg.








Com uma conexão entre arte e natureza, com muito espaço para o lazer, caminhadas e o não fazer nada, o 'Little Island' exibe mais de 300 espécies, entre flores, árvores e arbustos. Preparado para receber moradores e turistas no verão, sempre ao ar livre, o parque conta com dois palcos. Um anfiteatro chamado The Amph, para teatro, música e performances de dança a céu aberto virado para o rio que pode acomodar 687 pessoas.

Há trilhas de caminhadas levando aos pontos mais altos da ilha, que oferecem belas vistas de Manhattan, Nova Jersey e do próprio rio em volta. Um arco leva ao “jardim secreto”. que é repleto de todo tipo de flores. Neste jardim secreto há outro teatro chamado The Glade, onde todo tipo de artista pode se apresentar.

Há três áreas de gramado em "Little Island" onde você pode aproveitar o sol e até fazer um piquenique.







Os portões de acesso estão localizados na 13th e na 14th Street.

Ninguém paga ingresso para entrar no jardim flutuante. Mas é preciso fazer reserva. O parque fica aberto das 6h até 1h (após o meio-dia até o fechamento é preciso agendar uma visita pelo site) e não há limite de tempo de permanência. As reservas de entrada são oferecidas a cada meia hora e crianças a partir de 03 anos de idades também precisam entrar no agendamento.

Se você tiver um ingresso para ver uma apresentação em "Little Island", esse ingresso também concederá a entrada no parque para aquele dia. O parque é monitorado quanto à aglomeração e segurança.




Para chegar no "Little Island" é muito fácil de de metrô, anote as linhas: A, C, E, 1, 2 e 3.


E como sempre a cidade de Nova York surpreendendo em inovações e bem estar às pessoas proporcionando muito divertimento e lazer consciente.




Fotos: Timothy Schenck

Little Island/Divulgação