top of page

Lançamento "Inverno em Minas 2025"

  • Foto do escritor: espaco horizonte
    espaco horizonte
  • 12 de jun.
  • 3 min de leitura
Josiane de Souza, Secretária de Estado Adjunta de Cultura e Turismo de Minas Gerais
Josiane de Souza, Secretária de Estado Adjunta de Cultura e Turismo de Minas Gerais

Inverno em Minas 2025 valoriza territórios turísticos e celebra a estação com cultura e experiências em mais de 300 cidades


Com arte, tradição e paisagens únicas, campanha do Governo de Minas, lançada nesta quarta-feira (11/6), destaca a força do turismo de inverno no estado



Minas Gerais convida o Brasil a viver um inverno que tem altitude, silêncio, lareira acesa e pão de queijo saindo do fogão a lenha. A campanha Inverno em Minas 2025, lançada, nesta quarta-feira (11/6), pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG), posiciona o estado como destino nacional do frio, com experiências que unem gastronomia, montanhas, cultura e hospitalidade.




Produtos de Minas


Minas oferece ao viajante três grandes territórios de inverno: a Cordilheira do Espinhaço, a Mantiqueira de Minas e o Caparaó Mineiro. A campanha conta com a participação de mais de 300 municípios, com expectativa de 350 festas e eventos de junho a setembro. A expectativa é de um fluxo turístico de sete milhões de pessoas nesse período.


Bárbara Botega, Secretária  de Estado Adjunta de Comunicação de Minas Gerais
Bárbara Botega, Secretária de Estado Adjunta de Comunicação de Minas Gerais


Entre os destaques estão os festivais de inverno de cidades como Ouro Preto, Mariana, Tiradentes e Lima Duarte, o Inverno Cultural em Gonçalves, Poços de Caldas e Santa Rita do Sapucaí, feiras de inverno no Palácio da Liberdade com vinhos, queijos e doces de tacho, Festival Caparaó Blues, festas e manifestações culturais e comunitárias como vesperatas, encontros de bandas, reinados, festivais gastronômicos e musicais, além de programações especiais nos museus do Circuito Liberdade e da Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop).



Produtos de Minas


“O inverno mineiro é mais do que uma estação: é uma expressão da nossa mineiridade. Minas oferece ao Brasil um frio que tem paisagem, cultura, tradição e afeto. Nossas montanhas, nossas lareiras, nossos vinhos e cafés especiais são convites a viver o tempo de forma mais lenta, profunda e verdadeira”, ressalta o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira.


Thiago Ferreira, superintendente de marketing da Secult
Thiago Ferreira, superintendente de marketing da Secult

Cordilheira do Espinhaço: frio das alturas e da liberdade


A Cordilheira do Espinhaço, que atravessa Minas Gerais de Norte a Sul, inclui Belo Horizonte como porta de entrada, com o Circuito Liberdade e sua programação cultural, e abriga alguns dos destinos mais simbólicos do inverno brasileiro. A região combina patrimônio histórico, espiritualidade, ecoturismo, arte popular e o frio de montanha.


Santuário do Caraça, Serra da Moeda, Catas Altas, Caeté e Santa Bárbara com hospedagens históricas e clima serrano, vesperatas em Diamantina, boleratas no Serro, visitas à vinícolas emergentes e experiências com queijos artesanais se destacam na programação.


Josiane de Souza, Secretária de Estado Adjunta de Cultura e Turismo de Minas Gerais e Roger
Josiane de Souza, Secretária de Estado Adjunta de Cultura e Turismo de Minas Gerais e Roger do Sebrae MG

Mantiqueira de Minas: as cidades mais frias do Brasil


Monte Verde, Maria da Fé e Gonçalves estão entre as cidades mais frias do Brasil, com temperaturas que podem chegar a níveis negativos. Elas oferecem experiências gastronômicas e sensoriais, com vinhos de altitude, fondue, azeites artesanais e cafés premiados. Destaque para a Rota Vulcânica em Poços de Caldas e Andradas e gastronomia de inverno em Santa Rita do Sapucaí, Extrema, Baependi e Carmo de Minas.


Caparaó Mineiro: silêncio e contemplação do frio


No Caparaó Mineiro, com o Pico da Bandeira a 2.892 metros de altitude, a mais imponente montanha do Sudeste brasileiro, o frio é intenso, silencioso e sagrado. A região se destaca por suas trilhas no Parque Nacional do Caparaó, cafés especiais, vinhos artesanais e experiências de interiorização.


A Rota Caparaó Mineiro, que abrange os municípios de Alto Caparaó, Alto Jequitibá, Caparaó e Espera Feliz, oferece ainda alambiques centenários e vinícolas encantadoras entre montanhas, unindo tradição e paisagens deslumbrantes.


Campanha nacional e experiências reais


O Inverno em Minas 2025 ainda inclui parcerias com agências e operadoras para criação de pacotes, roteiros com vinícolas, cafés, queijarias e pousadas com lareira, press trips com jornalistas e influenciadores, além de ampla divulgação dos destinos na plataforma www.minasgerais.com.br e redes sociais @visiteminasgerais e @culturaeturismomg.


Produtos de Minas

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

Não perca nada! Receba nossas atualizações!

  • Ícone do Facebook Preto
  • Ícone do Instagram Preto
  • Ícone do Youtube Preto

Bem vindo! Obrigado por fazer parte do Jornal Espaço Horizonte!

bottom of page