top of page
  • Foto do escritorespaco horizonte

Lançamento conjunto de obras literárias



Arthur Moura Campos e Marcelo Perilo
Arthur Moura Campos e Marcelo Perilo

De dentro para fora, de fora para dentro:

Escritores fazem lançamento conjunto de obras literárias em forma de caixa em Belo Horizonte

Arthur Moura Campos e Marcelo Perilo lançarão, respectivamente, RODAGIRA e Obituário, obras literárias em formato não convencional

 

Os escritores Arthur Moura Campos e Marcelo Perilo lançarão suas mais recentes obras literárias em Belo Horizonte. O evento vai ocorrer no dia 11 de maio, sábado, do meio-dia às 15 horas, na Papelaria do Mercado Novo, no Mercado Novo.

 

As publicações de cada autor serão apresentadas ao público no mesmo evento por 2 motivos. As obras se assemelham em seu formato, sendo ambas livros-objeto no formato de caixa. Além disso, os autores são amigos e colaboram mutuamente em suas pesquisas para produção artística.

 

O poemobjeto de Arthur Moura Campos é intitulado RODAGIRA. Sua forma é de um caleidociclo, brinquedo tridimensional que revela diferentes letras ao ser manuseado. Esse poemobjeto vem dentro de uma caixa com o título e letras em forma de setas carimbadas já indicando o movimento e circularidade propostos na obra.

 

Além das palavras do título, RODA e GIRA, outras combinações de letras podem surgir na obra a partir do sentido e movimento com que se interage com o objeto. Sendo assim, a publicação se apresenta como um poema aberto à ação de quem lê, para literalmente ser lido com as mãos.

 

“A multiplicidade de sentidos e o movimento presentes no desenho das letras e na estrutura de RODAGIRA fazem referência à espiralidade do tempo e circularidade da vida, ideias caras ao pensamento afro-diaspórico e das culturas tradicionais. Suas formas, ideias, cheiros e texturas são um convite à poesia que é verso e reverso, causa e efeito, torto e direito, que é o que é”, comenta Moura Campos.

 

Marcelo Perilo apresentará uma obra literária intitulada Obituário. Trata-se de uma publicação que reúne 7 contos elaborados pelo autor ao longo dos últimos 4 anos. Essa obra resulta de uma produção literária no estilo tropical sombrio, que se nutre de referências artísticas lúgubres e soturnas, inclusive as latino-americanas.

 

O tropical sombrio orientou a elaboração dos textos, bem como a forma da publicação. Obituário é uma caixa em formato alusivo a uma gaveta mortuária comum em cemitérios. As narrativas ficcionais são apresentadas em folhas avulsas; ou seja, sem cola, costura ou grampo. Essas folhas são acondicionadas dentro da caixa que lhes serve como jazigo.

 

“Essa obra literária não é um livro, uma vez que foi concebida para ter outra forma. Era fundamental que tanto o conteúdo quanto o formato de Obituário fossem resultado da pesquisa que eu realizo em busca do estilo tropical sombrio. Nessa proposta literária, a pessoa leitora é convidada a experimentar o que é violentamente sepultado e o que é vivamente celebrado em uma publicação soturna e, que, ao mesmo tempo, tem cores fortes, vibrantes e saturadas”, comenta o Perilo.

 

O público poderá ler, tocar e desvendar RODAGIRA e Obituário no evento de lançamento conjunto das obras. Os autores estarão presentes para dialogar com as pessoas leitoras e para as sessões de autógrafos.

 

Sobre Arthur Moura Campos

Arthur Moura Campos é poeta, arteiro e arquiteto. Nasceu em GO, viveu em SP, mora em BH. Escreve vazios e desenha poemas em diversas plataformas: livro, vídeo, gif, som, animação, art-game, objeto, cartaz, zine, e mais. Suas mais recentes obras são: RODAGIRA (poemobjeto, ed. autor - 2024), palavralada (jogo-poema, 2023), eucomeu (livro, ed. autor, 2023), e outros. Arthur Moura Campos recebeu os seguintes prêmios: Chamamento metaverso Itaú Cultural (2022), Quarentena Projetada (Mídia Ninja, IMS - 2020), Festival UP! (2020), Sala Compacta (Museu de Arte de Goiânia - 2021), Prêmio de Artes Plásticas Marcantonio Vilaça- Funarte (2022).

 

Sobre Marcelo Perilo

Escritor, antropólogo e ciclista. Para Marcelo Perilo, escrever é uma necessidade tão prioritária quanto viajar (especialmente de bicicleta). Nasceu em Goiânia, viveu em São Paulo e agora mora em Belo Horizonte. Fez graduação em Comunicação (habilitação em Jornalismo) e mestrado em Antropologia, ambos na Universidade Federal de Goiás, e doutorado em Antropologia, na Universidade Estadual de Campinas. Ele idealiza e realiza seus projetos de escrita, muitas vezes, sem pressa, mas sempre com paixão. Marcelo Perilo recebeu os seguintes prêmios: Literatura em Audioficção, oferecido pelo Itaú Cultural (2005); e prêmio de publicação de um livro a partir de sua dissertação de mestrado, oferecido pela Editora da Universidade Federal de Goiás (2014).

 

Contatos de Arthur Moura Campos

Celular/WhatsApp: (11) 958 561 300

 

Contatos de Marcelo Perilo

Celular/WhatsApp: (11) 981 569 981

Instagram: @perilomarcelo

 

Serviço

●  O que? Lançamento conjunto das obras literárias RODAGIRA, de Arthur Moura Campos”; e Obituário, de Marcelo Perilo


●    Quando? 11 de maio de 2024, sábado, do meio-dia às 15 horas


●  Onde? Papelaria do Mercado Novo, no Mercado Novo, em Belo Horizonte. Av. Olegário Maciel, 742, loja 2176, corredor J.


Comments


bottom of page