top of page
  • Foto do escritorespaco horizonte

"Inclusive nas Artes" Transformando arte e cultura em inclusão social




Sensacional o projeto do consulado do Luxemburgo no Paraná com a Ong de Curitiba fundada em 2018, “Inclusive nas Artes”. Um projeto de inclusão social que fomenta a cultura luxemburguesa e tem como missão criar oportunidades para as pessoas com deficiência e necessidades especiais através de atividades de arte e cultura que promovem a inclusão social, melhora a qualidade de vida e traz realização e felicidade para todos os envolvidos.


A “Inclusive nas Artes” é uma associação sem fins lucrativos que oferece oportunidade para que os participantes desenvolvam novas habilidades e despertem suas potencialidades a partir dos 3 pilares de atuação: artes cênicas, visuais e musicais.


Um dos fundadores na Inclusive nas Artes, Rodrigo Matos, é um cidadão luxemburguês. Incentivado pela Consulesa Honorária de Luxemburgo no Paraná e também Coordenadora do Grupo de Folclore Feierwon, Andrea Vianna, que vê no projeto, o ideal de fortalecer laços, preservar e difundir as ricas tradições do país e de aproximar os cidadãos luxemburgueses com ações de responsabilidade social, arte e inclusão.

Este projeto tem o apoio particular de Nicole Krieger-Loos, Embaixatriz de Luxemburgo.




Andrea Vianna, Consul Honorária de Luxemburgo



Este ano o país de Luxemburgo será o tema inspirador para as atividades de artes cênicas, visuais e musicais da Inclusive nas Artes que começa em outubro de 2021 e se estende até março de 2022. Contará em sua abertura, com a presença da Embaixatriz de Luxemburgo, Nicole Krieger-Loos.


Durante o período do projeto, as obras confeccionadas ficarão com a Inclusive nas Artes, para preparo da exposição. A Inclusive nas Artes, poderá escolher 5 trabalhos de cada participante, promovendo a venda dos mesmos, para colaborar com a sustentabilidade do projeto e divulgação de resultados.

No final do projeto será realizada uma exposição exibindo todo o processo, as obras dos participantes e uma apresentação do folclore adaptado luxemburguês.




Embaixatriz de Luxemburgo Nicole Krieger-Loos




Joanna Scharlé de Vasconcelos e o e o Embaixador Karlo Krieger ao lado de uma pintura da artista que é acervo da Embaixada do Luxemburgo em Brasília


Joanna Scharlé de Vasconcelos, sua mãe Joseppe Marie Scharlé de Vasconcelos e ao centro o Embaixador de Luxemburgo, Karlo Krieger




Convidada pelo Consulado do Luxemburgo e Pela ONG Inclusive nas Artes, o projeto contará com a participação da artista plástica brasileira/ luxemburguesa Joanna Scharlé de Vasconcelos. Joanna terá uma de suas obras de arte sorteada entre os participantes no final do projeto. A participação de Joanna será em dezembro com uma oficina de arte que terá duração de uma semana.



Artista plástica Joanna Scharlé de Vasconcelos entre algumas de suas obras de arte



Vídeo de Joanna Scharlé de Vasconcelos


Este projeto tem o apoio particular de Nicole Krieger-Loos, Embaixatriz de Luxemburgo, Consulado Honorário de Luxemburgo no Paraná, Pastilhart, Perfil Molduras, Papelaria Algarve, Daiara Artes, Aliens Design.



Endereço da Inclusive nas Artes:

Rua Amazonas, 1137

Bairro Água Verde

CEP 80.610-030

Curitiba -PR-BR





bottom of page