top of page

Governo de Minas lança a 40ª edição do Festivale

  • Foto do escritor: espaco horizonte
    espaco horizonte
  • 2 de jun.
  • 3 min de leitura

Prefeito de Diamantina, Geferson Burgarelli - Foto Leo Bicalho - Secult-MG.
Prefeito de Diamantina, Geferson Burgarelli - Foto Leo Bicalho - Secult-MG.


Governo de Minas lança a 40ª edição do Festivale e celebra a cultura popular do Vale do Jequitinhonha


Governo de Minas lança 40ª edição do Festivale e celebra a cultura popular do Vale do Jequitinhonha


Evento será realizado em Diamantina, de 27 de julho a 2 de agosto, com programação gratuita, diversa e repleta de arte, memória e identidade do Vale



Leônidas de Oliveira - Lançamento Festivale 2025 - Foto Leo Bicalho - Secult-MG
Leônidas de Oliveira - Lançamento Festivale 2025 - Foto Leo Bicalho - Secult-MG

O Festivale – Festival de Cultura Popular do Vale do Jequitinhonha chega à sua 40ª edição reafirmando sua importância como um dos maiores símbolos de valorização e difusão da cultura popular em Minas Gerais. O evento será realizado de 27 de julho a 2 de agosto, em Diamantina, e teve sua edição histórica lançada nesta segunda-feira (2/6), pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, pela Federação das Entidades Culturais e Artísticas do Vale do Jequitinhonha (Fecaje) e pela Prefeitura de Diamantina.


A cerimônia de apresentação do 40º Festivale, realizada no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, foi conduzida pelo poeta e apresentador Gonzaga Medeiros, teve apresentação do coral da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis) e reuniu representantes das entidades culturais do Vale do Jequitinhonha.



Coral Amagis - Foto Leo Bicalho - Secult-MG.
Coral Amagis - Foto Leo Bicalho - Secult-MG.


O Festivale levará ao público apresentações musicais, cortejos de grupos de cultura popular, noites literárias, feira de artesanato, mostra de teatro, exibição de documentário, lançamento de livros, oficinas e debates, além de mais uma edição do Festival da Canção. A programação, gratuita e diversa, será disponibilizada no perfil da Fecaje no Instagram.


“O Festivale é um patrimônio vivo da cultura mineira. Celebrar esta edição tão especial é reafirmar o compromisso do Governo de Minas com a valorização dos artistas e das culturas populares que fazem do Vale do Jequitinhonha um celeiro de memória, criatividade e resistência. O Vale pulsa arte e o Festivale é o grande palco onde essa riqueza se revela”, afirma o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira.


A maior parte das atividades será realizada em praças públicas e espaços culturais de Diamantina, democratizando o acesso à arte e promovendo o encontro entre tradição e contemporaneidade. Mais do que um festival, o Festivale é um ato de afirmação cultural, um espaço onde o povo do Jequitinhonha reconhece e compartilha sua identidade. Neste marco da 40ª edição, a festa se torna ainda mais simbólica.


“Receber esse festival tão emblemático é, acima de tudo, reconhecer o valor da nossa história, da nossa gente e das expressões artísticas que tornam o Vale do Jequitinhonha um território único. Diamantina se orgulha de ser palco dessa celebração que emociona, transforma e fortalece a identidade cultural do nosso estado”, ressalta o prefeito de Diamantina, Geferson Burgarelli.


Segundo o diretor executivo da Fecaje, Renato Paranhos, “o Festivale é uma construção fundamental para o Vale do Jequitinhonha, que é o Vale da cultura, Vale da arte. Hoje foi um dia muito importante, o lançamento no Palácio da Liberdade é um ato de pertencimento aos espaços”.


Celebrando a cultura do Vale


O Festivale será realizado em Diamantina pela segunda vez em sua história. A edição de 2025 comemora quatro décadas de tradição, arte, memória e pertencimento, reafirmando o papel fundamental do evento na perpetuação das manifestações culturais do Vale do Jequitinhonha.


Ao longo dos anos, o Festivale construiu sua trajetória em formato itinerante, passando por dezenas de cidades do Vale, como Pedra Azul, Itaobim, Araçuaí, Salinas, Serro, Jequitinhonha, Grão Mogol, entre outras. Em cada edição, o festival fortalece a economia criativa, fomenta o turismo cultural e gera trabalho e renda para centenas de artistas, artesãos e profissionais da região.



Festivale
Festivale

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

Não perca nada! Receba nossas atualizações!

  • Ícone do Facebook Preto
  • Ícone do Instagram Preto
  • Ícone do Youtube Preto

Bem vindo! Obrigado por fazer parte do Jornal Espaço Horizonte!

bottom of page