top of page
  • Foto do escritorespaco horizonte

Governo de Minas ajusta plano de parceria com Curaçao


Ministro do Desenvolvimento Econômico de Curaçao, Ruisandro Cijntje



Curaçao é uma ilha que está localizada no Mar do Caribe. É um dos quatro países que formam o Reino dos Países Baixos. Um destino para passar férias inesquecíveis e rejuvenescedoras. A culinária tradicional da ilha ecoa sua diversidade étnica e sua rica herança cultural.


A ilha é conhecida por suas praias escondidas em enseadas e seus extensos recifes de corais, ricos em vida marinha. A capital, Willemstad, tem uma arquitetura colonial e oferece inúmeras atrações para o visitante.


Atualmente, temos dois voos semanais pela Azul, saindo de Belo Horizonte no sábado e retornando da capital Willemstad, aos domingos.


Um plano de ações que visam à promoção de Minas Gerais e de Curaçao de forma bilateral foi apresentado às autoridades do governo da ilha caribenha, na última quinta-feira, dia 29 de junho, pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo.


O objetivo dessa iniciativa é realizar uma parceria mútua, capaz de internacionalizar os destinos turísticos para os públicos de ambos os países.


De acordo com o planejamento, as ações já devem começar no segundo semestre, e abrangem segmentos como a gastronomia, a coquetelaria, o marketing turístico e a cultura. Os trabalhos serão realizados a partir da parceria entre Secult, Curaçao Tourist Board, Sebrae, Azul Linhas Aéreas, Horeca e Curaçao Hospitality & Tourism Association (Chata).


O Ministro do Desenvolvimento Econômico de Curaçao, Ruisandro Cjintjie, durante a reunião realizada na capital Willemstad, recebeu com entusiasmo as propostas a serem desenvolvidas a curto e médio prazos. “O Brasil é um país continental, e o voo direto conectando Minas com Curaçao é uma porta para que mais destinos conheçam a potencialidade turística mineira e que nossa ilha seja um hub para os viajantes que pensam em ir para outros destinos e continentes. Estamos muito abertos a receber investimentos de empresas que olhem para Curaçao, mas mirem a região caribenha como um todo, pois somos 3 milhões de habitantes", afirmou o Ministro do Desenvolvimento Econômico. Cjintjie, inclusive, esteve em Belo Horizonte na semana passada e já havia se encontrado com autoridades do governo mineiro para abrir cenários de oportunidades bilaterais em diversos segmentos, especialmente o turismo e a cultura.





Uma das propostas é que venha para esse evento uma equipe de Curaçao composta por bartenders reconhecidos internacionalmente e um grupo da imprensa local para registrar e conhecer diversos pontos de Minas e incentivar a visita de turistas oriundos da ilha.


Também foram acordadas uma uma viagem de trabalho a Curaçao com profissionais da imprensa mineiros; realização em Curaçao de um festival da cozinha mineira, café e cachaça; uma exposição sobre os patrimônios históricos da humanidade de Minas em Willemstad e outra similar curaçauense no Circuito Liberdade, em Belo Horizonte. Além disso, contatos nas áreas de patrimônio, cultura, turismo e artes serão estabelecidos para impulsionar as relações entre Curaçao e Minas Gerais.



Avião plotado pela azul promovendo Curaçao




O secretário Leônidas Oliveira concede entrevista para Carlton Jansen, do programa "Mainta", da Televion Direct




Gravação do programa "Mainta", da Televion Direct


Equipe do Governo



Fotos: Equipe do Governo de Minas Gerais

Azul Linhas Aéreas

Jornal Horizonte

bottom of page