Gestão de Destinos: Inovação e Responsabilidade
- noticiasjornalhori
- 28 de jul.
- 2 min de leitura

Gestão de Destinos: Inovação e Responsabilidade
A nova abordagem da gestão de destinos conecta pessoas, lugares e propósito
Com ampla experiência na liderança de políticas públicas para o turismo no Brasil, o consultor e especialista Bruno Wendling será um dos destaques da programação do 36º Encatho & Exprotel, que acontece de 29 a 31 de julho, no Centro-Sul, em Florianópolis (SC). A palestra “Gestão de Destinos: Inovação e Responsabilidade” será apresentada no dia 31 de julho, das 13h20 às 14h10, na Sala Joaquina, e promete provocar reflexões e inspirar novas práticas para o desenvolvimento sustentável do setor.
Referência nacional em gestão pública do turismo e planejamento estratégico, Bruno Wendling defende que o futuro do turismo está diretamente ligado à integração entre governança, inovação, competitividade e responsabilidade social e ambiental. Em sua fala, ele irá abordar como os destinos turísticos podem se estruturar de forma inteligente, inclusiva e com visão de longo prazo.
“Não se trata apenas de atrair turistas. Gestão de destinos é sobre cuidar do território, gerar valor para as comunidades, proteger os recursos naturais e oferecer experiências autênticas. É um trabalho que exige articulação entre poder público, iniciativa privada e sociedade civil, com base em dados, planejamento e inovação”, afirma Wendling.
Casos de sucesso na gestão pública e regional
“Bruno Wendling traz toda sua experiência e trajetória nacional na gestão de destinos, mostrando que o trabalho articulado entre todos os envolvidos pode transformar territórios em experiências memoráveis”, reforça Margot Rosenbrock, diretora-presidente da ABIH-SC. Ela completa: “É isso que o Encatho se propõe, ser um espaço onde todos os stakeholders do turismo se encontram”.
Os destinos de Santa Catarina
A exemplo dos estados da Bahia e Mato Grosso do Sul, por onde Wendling desenvolveu projetos que se tornaram referência nacional e internacional em ecoturismo e turismo responsável, Santa Catarina também conta com destinos de sucesso. Segundo dados apresentados pela SETUR, estão os municípios da serra catarinense que envolvem as cidades de Urubici, São Joaquim e Bom Jardim da Serra. No litoral, Balneário Camboriú é reconhecida pela modernização com ações como a reurbanização da orla. Esses são apenas dois exemplos de destinos com forte apelo turístico e diante do potencial catarinense de ampliar cada vez mais as rotas, a palestra de Wendling servirá de inspiração para o trade de turismo.
Conhecendo Bruno Wendling
Com mais de 25 anos de atuação no turismo e mais de duas décadas na área de planejamento e gestão de destinos turísticos, Bruno Wendling é um dos principais nomes do país nessas duas áreas. Desde março de 2017, atua como diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS), liderando iniciativas que posicionaram o estado como referência nacional e internacional em ecoturismo e turismo responsável.
Formado em Turismo, Wendling é especialista em Ecoturismo, pela Universidade
Federal de Lavras (UFLA), e possui curso de extensão em Gestão Pública de
Turismo pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Sua trajetória inclui














Comentários