top of page
  • Foto do escritorespaco horizonte

Flora Dourada Biojoias




Hoje na pauta do Jornal @espacohorizonte, apresentarei a vocês a marca de biojoias Flora Dourada, fundada em 2015, pela empresária Valéria Cruz, representando as belíssima biojoias da Amarjon.


As biojóias ou ecojoias são peças artesanais, com design diferenciado e fino acabamento, produzidas com materiais extraídos da natureza, tais como: sementes, folhas, dentre outros. Esses materiais são retirados da Mãe natureza sem causar quaisquer prejuízos à mesma. Todavia, a busca de matérias-primas é feita de maneira sustentável: não agride o meio ambiente e nem o meio social, e possibilita a produção de peças que sejam viáveis para a comercialização.



Valéria Cruz, fundadora da Flora Dourada





Além disso, as biojoias valorizam a cultura brasileira, visto que, resgatam elementos da história, crenças, valores e tradições do nosso povo, levando em consideração os aspectos regionais.


Na produção de biojoias há o predomínio da utilização de materiais naturais associados aos elementos com o ouro ou outros materiais nobres transformam as biojoias em produtos com alto valor, com o propósito de reconhecê-las como “joias naturais”.


Trata-se, portanto, de criações artísticas tipicamente brasileiras feitas pela própria natureza, que aproveitam a riqueza de cores, texturas e formas da flora brasileira para criação de peças, com o fim de promover a sustentabilidade e a valorização cultural nacional.






Dessa forma, uma grande diferença entre as biojoias e as bijuterias é que cada biojoia é única. Enquanto que as demais peças em geral são produzidas de forma industrial e em grande escala. As biojoias por serem derivadas de materiais naturais sempre apresentam variações nos seus detalhes, nas cores e formas, proporcionando a cada peça uma personalidade exclusiva.


Todavia, as biojoias são produzidas por artesãos que elaboram diferentes tipos de peças como colares, brincos, anéis, pulseiras, pingentes, braceletes, entre outras. Ao passo que, já existe no mercado o profissional conhecido como “Biodesigner”. Este profissional assessora o artesão para que a busca por insumos na natureza se realize dentro de parâmetros de responsabilidade com o meio ambiente, a fim de orientá-lo quanto aos cuidados necessários para que as biojoias tenham qualidade e durabilidade, uma vez que as matérias-primas devem estar livres de fungos.


Afinal, quem usa uma biojoia carrega consigo muito mais do que um simples acessório, pois ao portar um desses elementos a pessoa está levando consigo o valor e admiração pela nossa preciosa natureza.


Escolha a sua peça e arrase de Flora Dourada!!





Flora Dourada


Cel: (21) 96528.2297


Instagram: @flora.dourada



Fotos divulgação @flora.dourada

bottom of page