Ouro Preto recebe, pela terceira vez, o Festival Internacional de Turismo que este ano promete superar o sucesso das edições anteriores.
Foto da capa: Cássia Neves, CEO do CM Hub, idealizadora do evento
MUITAS OPORTUNIDADES E NEGÓCIOS À VISTA
Já consolidado como um importante evento para a cidade e para a área turística em todas as suas especificidades, o Festival Internacional de Turismo e Cultura de Ouro Preto já está planejado, preparado e praticamente no ponto para abrir a sua terceira edição, mesmo faltando ainda mais de um mês para sua realização. Este ano, o grande encontro de lazer e negócios setoriais acontece entre os dias 1 e 3 de junho, mais uma vez no Centro de Artes e Convenções da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto.
Não resta dúvidas que o evento já se tornou uma das melhores oportunidades para que municípios, circuitos turísticos e empresas do trade apresentem produtos, serviços e roteiros turísticos para um público que busca conhecer Minas nas suas mais variadas nuances. Afinal, estamos num estado conhecido mundialmente por suas delícias gastronômicas, por suas belezas naturais, por seus monumentos e construções de épocas e por sua importância histórica para o Brasil. Além, logicamente, da reconhecida e exaltada hospitalidade mineira.
Por tudo isso, e também devido ao criterioso planejamento para que os melhores resultados possam advir do encontro, o Festival Internacional de Turismo e Cultura de Ouro Preto abre todas as portas para a realização de bons negócios e para a criação de demandas para os diversos destinos oferecidos.
De acordo com Cássia Regina Neves, fundadora e CEO da C:M Business Hub, empresa produtora e uma das realizadoras do evento, o Festival se propõe a promover o turismo de Minas Gerais por meio das potencialidades de cada cidade e região. “Busca ainda o enriquecimento das relações entre as governanças locais e regionais (públicas, privadas, terceiro setor e a sociedade civil), procurando, assim, fortalecer ações que venham a contribuir para a diversificação da economia e geração de emprego e renda por intermédio do turismo”, explica.
Esta é a terceira edição do Festival, que foi realizado pela primeira vez em 2019. Ficou interrompido por dois anos, devido à pandemia de Covid 19 que assolou o país, mas voltou a ser destaque no ano passado, quando apresentou resultados tidos como surpreendentes, fato que demonstra o potencial do segmento turismo do estado e a necessidade de encontros profissionais como este. Nas duas edições anteriores, o encontro teve a participação de 103 cidades e de nove regiões turísticas mineiras. Foram 142 expositores presentes para receber um público visitante superior a 6 mil pessoas de várias localidades, inclusive representantes de 14 países interessados em conhecer os roteiros turísticos mineiros.
Diretoria do Mercado Central: Cleiton Eustáquio Valadares.(diretor financeiro) Nelson Bartolomeu Xavier. (Diretor secretário) Ricardo Campos Vasconcelos (Presidente), Cássia Neves da CM Hub, Luiz Carlos Braga ( superintendente) e Cristiane Nobre, assessora do evento.
Sergio de Paula, Subsecretário de Estado de Turismo, Cristiane Nobre CEO da Vero Comunicação Peter Mangabeira , presidente da ABAV- MG, Cássia Neves, CEO do CM Hub e José Aparecido Ribeiro, presidente da ABRAJET-MG
Os jornalistas, Silas Scalioni e Filó Marçal, Cristiane Nobre, CEO da Vero Comunicação, e os jornalistas do Jornal da Savassi, Lena Brandão e João Euclides
Sandrinha Coelho, CEO do Jornal Horizonte, Luzia Rezende Pires e o jornalista Luis Otávio Pires, do BH Conecta
Os convidados foram presenteados com canecas personalizadas do Festur
Atrações e negócios
Como nas edições anteriores, a versão 2023 do Festival vai ter, além da presença de cerca de dezenas de expositores de várias regiões, diversos outros destaques, como atrações gastronômicas, shows, oficinas, mesas redondas, palestras, talks e intervenções culturais. Mas, como todo grande e bom evento profissional, os expositores vão encontrar no local um ambiente propício para fechamento de negócios, criar networking com o mercado nacional e internacional por meio dos agentes de viagem de variadas regiões, mineiras e de outros estados, além de poderem explorar uma competente e eficaz ferramenta de conexão com o público de seu interesse.
“Nós buscamos ter, por base, o conceito de turismo criativo, que é um tipo de turismo inteligente, que oferece oportunidades de negócios, experiências imersivas mais ativas e, ao mesmo tempo, que consiga contribuir para desenvolver o potencial criativo de moradores e visitantes”, diz o presidente do Ouro Preto e Circuito do Ouro Convention & Visitors Bureau - Márcio Abdo de Freitas, também realizador do FESTUR. Segundo ele, isso significa reconhecer os recursos tangíveis, como museus, monumentos e belezas naturais, mas principalmente, valorizar o intangível, como o estilo de vida, a identidade, a atmosfera e a conexão entre as pessoas.
Cristiane Nobre, CEO da Vero Comunicação e Cássia Neves, CEO do CM Hub, idealizadora do evento
Peter Mangabeira , presidente da ABAV- MG
Marcos Valério Rocha, executivo da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação- FBHA, Joana Coelho, Diretora da Empresa Mineira de Comunicação-EMC e Sérgio Moreira da Minas Turismo Gerais
Jean Ângelo de Oliveira, secretário de Cultura de Congonhas, Cássia Neves, idealizadora do Festival, Cristiane Nobre, assessora de imprensa e Túlio Frederico Pereira Marcelino, assessor técnico da Prefeitura de Congonhas
Bruno Lobo do @tododiaamora e a fotógrafa Lídia Sucasas, do Bh Eventos
O jornalista Alexandre Siqueira
“É experimentar nossa cozinha, aprender a fazer pastel de angu. É cortar a cana e aprender a fazer a própria cachaça. Ou, simplesmente, sentar num barzinho de esquina e escutar longos causos. A ideia é que, em vez de simplesmente ver um show, o visitante possa viver o show, por inteiro”, completa.
Também, como nas edições anteriores, o acesso ao Festival será gratuito, sendo apenas necessário, caso haja interesse do visitante, que se faça inscrições para as atividades técnicas, como, mesas redondas, palestras, oficinas e cozinha show. Elas podem ser feitas pelo link presente em @festivaldeturismodeop.
Espaço Itambé no Mercado Central de BH
Willian Magalhães Adeodato, Diretor Executivo do Convention Bureau de Ouro Preto e Edy Fernandes, o mestre da fotografia
Cássia Neves, CEO do CM Hub e José Aparecido Ribeiro, presidente da ABRAJET-MG
Edy Fernandes, Bruno Lobo do @tododiaamora, Cássia Neves, CEO do CM Hub e Vinícius Murta, do @atletaporproposito
Os convidados brindando com a caneca temática do evento
Matéria publicada no Jornal Espaço Horizonte
Fonte: Vero Comunicação
Fotos: Lídia Sucasas
Comments