FESTIVAL CORDAS DO BRASIL” REÚNE MÚSICA,CULTURA
- noticiasjornalhori
- 19 de set.
- 5 min de leitura

MINISTÉRIO DA CULTURA E SUPERMIX CONCRETO S/A APRESENTAM:
“IV FESTIVAL CORDAS DO BRASIL” REÚNE MÚSICA, CULTURA E GASTRONOMIA EM OURO PRETO
A Saramenha Artes & Ofícios promove, nos dias 25, 26 e 27 de setembro, o IV Festival Cordas do Brasil, edição 2025. Com a proposta de dar continuidade aos encontros que acontecem no espaço, unificando residências artísticas, workshops, palestras e apresentações musicais, a programação vai receber nomes já consagrados da cena cultural brasileira que ministrarão cursos aos alunos e se apresentarão ao público em três dias de trocas intensas.
Começando pela música, o produtor cultural Paulo Rogério Lage, curador do evento, convida o violonista Marcel Powell, filho de Baden Powell (considerado um dos maiores músicos brasileiros de sua época) e o pernambucano Cláudio Rabeca, também cantor, compositor e rabequeiro do grupo Quarteto Olinda, para as primeiras aulas do Workshop aberto a alunos.
Também integram o time de artistas convidados que vão ministrar as aulas durante a residência, os talentosos Ana Guerra, jovem mineira e revelação no violão, e o baiano Leonardo Mendes, completando o quarteto responsável pelas apresentações musicais. Os instrumentistas vão receber 12 alunos da Fundação Aleijadinho de Ouro Preto, que participarão de toda a programação do evento.
Na quinta-feira, às 20h, o festival recebe a palestra “Cantos e Zuélas Bantus e Yorubá no universo dos Orixás e Ynkisses”, conduzida por José Silva dos Santos, o Sapopemba — referência nacional em religiões de matriz africana. Com uma obra que celebra e homenageia a cultura do candomblé, o artista também vai participar, na sexta-feira, de uma roda de samba no Largo Marília de Dirceu, em Ouro Preto. Ele se une a Leonardo Mendes e outros músicos para um encontro às 21h, como atração externa, gratuita e complementar ao evento.
“Na palestra, vamos refletir sobre a presença dos Orixás e Inquices na vida cotidiana do brasileiro. E na roda de samba, pretendo ‘baianizar’ a noite com clássicos de Caymmi e sambas antigos, ao lado do meu amigo Leonardo Mendes no violão”, comenta Sapopemba.
Na sexta-feira, além das aulas que acontecerão na sede e do encontro na cidade, a Saramenha Artes & Ofícios vai oferecer um Workshop de Cerâmica que já conta com a inscrição de 15 participações femininas do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) de Antônio Pereira, distrito de Ouro Preto. No Largo Marília, o Restaurante Casa de Marília, vai receber parte das atividades externas do evento, com a apresentação Rabeca no Samba, com Marcel Powell no violão, Cláudio da Rabeca e João Paulo Avelar, no baixo.
No sábado, às 10h, dia do encerramento do Festival, uma roda de violão e rabeca inicia a programação de apresentações. Ana Guerra e a violoncelista Camila Pacífico apresentam, às 19h, o show Violão e Cello na música brasileira, seguidos de Marcel Powell e Cláudio Rabeca, às 21h com Violão e a Rabeca.
Outro destaque do evento é a gastronomia pernambucana, que será apresentada durante toda a programação pelo Restaurante Barrio de Olinda com workshops na Saramenha e no Restaurante Casa de Marília. A curadoria é do proprietário Paulo Cavalcanti e os pratos serão preparados pelas chefs Claudia Barros e Bruna Nunes, que irão conduzir um workshop. O cardápio inclui delícias como feijão verde com bacalhau, coentro e farofa, além de escondidinho com purê de macaxeira e queijo coalho.
"O Barrio nasceu no coração de Olinda, cercado de cores, música e poesia. É daqui que a gente leva para o workshop os sabores da nossa cozinha pernambucana, cheios de afeto, tempero e identidade. Uma experiência que é a cara do nosso cantinho e do nosso jeito de receber", conta Paulo.
O Festival Cordas do Brasil é realizado com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, do Ministério da Cultura. O projeto conta com o patrocínio da Supermix Concreto S/A.
Paulo Rogério Lage - Cultura como missão
Economista pela UFMG, ex-presidente da Rádio Inconfidência e ex-diretor do Palácio das Artes, ex-diretor de cena do Grupo Corpo e ex-diretor e co-produtor de "Valencianas", Paulo Rogério Lage é o idealizador dos Festivais da Saramenha Artes & Ofícios e dedica-se à preservação e difusão dos saberes tradicionais mineiros, tendo transformado o espaço de sua cerâmica Saramenha, em Ouro Preto, em uma escola de Artes & Ofícios.
Nos últimos anos, lançou e dirigiu o documentário “Olinda Sacra - Um olhar mineiro” e escreveu os livros "Casa Rural Mineira - Um Guia de Construção"; "Cerâmica Saramenha - A primeira manufatura de Minas Gerais" e "Antônio José Vieira de Carvalho - Primeiro Professor de Anatomia, Cirurgia e Arte Obstetrícia no Brasil".
Recentemente, dirigiu o espetáculo "Brasília - Sinfonia da Alvorada", obra composta por Tom Jobim e Vinicius de Moraes para a inauguração de Brasília a pedido do então presidente Juscelino Kubitschek, que foi representada, nesta versão, por músicos da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais com narração do ator Jonas Bloch.
Saramenha Artes & Ofícios
Inspirado pela infância entre olarias e pelas memórias afetivas de Tracunhaém, no Pernambuco, e do Vale do Jequitinhonha, Paulo Rogério fundou a Saramenha Artes & Ofícios como um refúgio para a criação artística enraizada nas tradições brasileiras. O espaço se tornou um centro cultural vivo, onde se ensina, se experimenta e se celebra a arte popular — da cerâmica aos painéis de azulejos, da música aos livros.
Palco Marketing Cultural
Foi desse espírito que surgiu também a Palco Marketing Cultural, produtora que conecta artistas e público com projetos no Brasil e no exterior, reafirmando o compromisso de tornar a arte acessível e transformadora. Com foco na promoção de projetos que tratam da preservação dos patrimônios naturais, arquitetônicos e históricos, já produziram ações com mais de 300 cidades brasileiras e outras 40 cidades do exterior.
Nos últimos anos, a produtora realizou projetos com grandes nomes da música e da dança brasileira. Destacam-se os espetáculos como “Quem Perguntou Por Mim”, “Música de Protesto Brasileira”, “Valencianas” e “Ballet do Amor Brasileiro”, todos dirigidos por Paulo Rogério.
CRONOGRAMA
Data: 25/09 – Quinta-feira
14h - Workshop: Violão e Rabeca com Marcel Powell e Claudio Rabeca
15h - Workshop: A Culinária de Pernambuco do Restaurante Barrio de Olinda
16h - Workshop: Violão com Ana Guerra e Leonardo Mendes
20h - Palestra - “Cantos e Zuélas Bantus e Yorubá no universo de Orixás e Ynkisses”, com Sapopemba
Data: 26/09 – Sexta-feira
10h - Workshop: A Cerâmica na Saramenha Artes & Ofícios
14h - Workshop: Violão e Rabeca com Claudio Rabeca e Leonardo
16h - Workshop: Violão com Ana Guerra e Marcel Powell
17h - Atividade externa/ Workshop: A culinária de Pernambuco do Restaurante Barrio de
Olinda - Restaurante Casa de Marília - Largo Marília de Dirceu, 18 - Antônio Dias, Ouro Preto.
20h - Rabeca no Samba com Marcel Powell, violão; Cláudio da Rabeca, rabeca e João Paulo Avelar, baixo.
21h - Atividade externa - Samba de Roda com Sapopemba e Leonardo Mendes no Largo Marília de Dirceu - Ouro Preto
Data 27/09 – Sábado
10h - Workshop: A culinária de Pernambuco do Restaurante Barrio de Olinda
10h - Apresentação: Roda de Violão e Rabeca
19h – Apresentação: Violão e Cello na música brasileira com Ana Guerra e Camila Pacífico
21h - Apresentação: Violão e Rabeca na música brasileira com Marcel Powell e Claudio Rabeca
Canais oficiais: www.saramenhaarteseoficios.com.br
Instagram: @saramenhaarteseoficios














Comentários