top of page
  • Foto do escritorespaco horizonte

EXPOSIÇÕES DE ARTE E LITERATURA NO INSTITUTO JUAREZ MACHADO




EM OUTUBRO: EXPOSIÇÕES DE ARTE E LITERATURA EM JOINVILLE

Entram em cartaz no sábado, dia 15, as exposições “Invisíveis”, com trabalhos da artista carioca Gilma Mello; “Sobre as coisas que não entendemos bem” de Celaine Refosco; “Casa Tomada” com pinturas de Linda Poll.



Gilma Mello


Na série Invisíveis, Gilma Mello fala de deterioração, degradação e visibilidade turva, não apenas conceitualmente, mas também por meio do processo físico que ela emprega para criar suas cortinas e estampas etéreas e aparentemente frágeis - um processo que explora a degradação química e atmosférica de sucatas de ferro e cobre descartadas. Usando-se como um símbolo para a invisibilidade rastejante que acompanha o envelhecimento, ela incorpora seu corpo em várias das imagens como se quisesse se incluir nesse processo orgânico visível de decadência percebida.


Gilma Mello

Gilma Mello



Ricardo Manhães


A literatura também está contemplada na programação, com início às 10 horas da manhã, com o lançamento do livro Charges de Humor de Joinville do Ricardo Manhães.


O livro Charges de Humor de Joinville é uma coletânea de charges publicadas no portal NDMais, pelo quadrinista e ilustrador Ricardo Manhães, no período de 2020 a 2022. Mais que uma compilação, esta obra é uma homenagem ao jeito de ser e de viver do joinvilense. Por meio do casal de personagens típicos alemães, criados exclusivamente para o público joinvilense, ou por meio de figuras folclóricas da cidade, passando pelas expressões características da região, pelo jacaré Fritz, pelo balé Bolshoi, pelo Moinho dos Ventos, pelo futebol ou mesmo pelas famosas capivaras, nada fica de fora do olhar afiado e divertido de Ricardo Manhães.




Ricardo Manhães




Celaine Refosco

Em Sobre as coisas que não entendemos bem, Celaine Refosco apresenta investigações têxteis e pinturas sobre suportes diversos. As obras apresentam diferentes momentos de sua produção, sendo algumas em estados processuais de atelier, muitos intermediada pela indústria; o processo torna-se explícito para o espectador da exposição, fazendo-o adentrar como um voyeur na poética da artista e na formação desta poética.



Celaine Refosco


Celaine Refosco


Celaine Refosco


Linda Poll

A série Casa Tomada, da artista visual Linda Poll, foi produzida a partir de 2020, e se baseia no conto do escritor Julio Cortázar (nascido em 1914 na Bélgica e falecido em 1984 na França).

O conjunto de obras explora o conto e fez a artista percorrer e adentrar no enredo e no imaginário do autor que explora: a casa, os moradores e os visitantes imaginários.



Linda Poll


Linda Poll


Para alegrar o dia, a programação contará também com o Le French com deliciosos churros - das 10h às 17h no IIJM.


Serviço:


O que: Abertura das exposições "Invisíveis", "Sobre as coisas que não entendemos bem" e "Casa Tomada"; e lançamento do livro "Charges de Humor de Joinville".


Quando: Sábado, 15 de outubro, a partir das 10h.


Visitação: Até 30 de novembro de 2022, de terça a sábado das 9h às 18h.


Quanto: Gratuito no dia 15/10.


Onde: Instituto Internacional Juarez Machado – Rua Lages, 994, América, Joinville – SC.


bottom of page