top of page
  • Foto do escritorespaco horizonte

Expo "O Inferno de Dante" na casa Fiat em BH




Cônsul da Itália em Minas Gerais, Nicoletta Gamiero, Leônidas Oliveira, Secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas e Massimo Cavallo, presidente da Casa Fiat de Cultura, abriram a exposição "O Inferno de Dante", no dia 28 de março, na Casa Fiat da Cultura em BH.


Uma viagem ao universo do poeta Dante Alighieri, pelo olhar cênico da artista italiana Valentina Vannicola, que realiza a sua primeira mostra no Brasil.


A série de 15 obras fotográficas, baseadas no gênero tableau vivant (fotografia encenada), representa algumas cenas clássicas do Inferno, o primeiro reino da Divina Comédia.


O Inferno de Dante imaginado e recriado por Valentina Vannicola, é apresentado por ocasião das homenagens ao 700º aniversário da morte de Dante que ocorre em 2021. As imagens dão forma a um percurso em espiral nas quais se alternam os pecadores descritos pelo poeta no primeiro dos três cânticos, descrevendo os horrores da alma humana e seus sofrimentos.

Com investigações estéticas apuradas e rigor cinematográfico, Valentina escolheu sua cidade natal, Tolfa, ao norte de Roma, para produzir as imagens. Transformando as fotografias em um projeto coletivo, o trabalho envolveu a comunidade local, com a encenação de atores não profissionais.



A paisagem árida, o céu acinzentado e a retórica medieval foram inspirações para as imagens, que se destacam pela clareza dramatúrgica e composição em um estilo de inspiração surrealista. Um ambiente imersivo foi criado para aqueles que se aventurarem a atravessar o portal em que a literatura encontra outras artes.


A mostra é uma parceria da Casa Fiat de Cultura com o Consulado da Itália em Belo Horizonte e o o Istituto Italiano di Cultura do Rio de Janeiro.



Valentina Vannicola




Valentina Vannicola, graduou-se em Filmologia na Universidade La Sapienza de Roma e posteriormente formou-se na Scuola Romana di Fotografia. Toda a sua prática artística pode ser conduzida ao gênero da fotografia encenada.


Funcionamento: de terças-feiras a sextas-feiras, das 10h às 21h e sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h.


Praça da Liberdade, 10 - Funcionários




Matéria publicada no Jornal Espaço Horizonte



.


bottom of page