top of page
  • Foto do escritorespaco horizonte

DISPATCHWORK - Projeto do artista alemão Jan Vormann




Hoje aqui no Jornal @espacohorizonte, vamos falar de arte urbana em um projeto de um artista alemão. O projeto de Jan Vormann (@janvormann) não deixou passar despercebido rachaduras, fissuras ou qualquer deterioração em edifícios públicos, monumentos abandonados ou elementos marcantes das cidades por onde passou e sentiu necessidade de fazer uma restauração.






A intervenção urbana denominada "Dispatchwork", fez parte de um projeto global que instalou “ Legos “ em prédios, paredes e calçadas de 29 cidades ao redor do mundo, como Barcelona, ​​Berlim, Nova York, Quito, São Petersburgo, Santiago, Tai Pei , Tel Aviv, Toulouse, Valparaíso, Veneza, e muitas mais.


Durante o projeto, o artista percorreu as 29 cidades durante três anos e, em cada uma, associou-se a uma galeria de arte que se encarregou de gerir a divulgação do evento. Em cada restauro participaram cidadãos que deixaram os edifícios e monumentos com um parecer muito mais divertido e com cores mais vivas.



Venezia - Itália



Amna Suraka - Museu Vermelho - a antiga prisão do serviço de inteligência de Saddam Hussein



Vormann vem restaurando de uma forma muito original vários edifícios dilapidados por todo o mundo! Por conta própria, instala os inteligentes brinquedos "Legos" nas paredes que tem espaços vazios como forma de preencher e dar uma nova cara à deterioração destes.


Como sabemos, a arquitetura se deteriora ao longo dos anos e nem todas as obras são mantidas como deveriam. O desgaste geralmente ocorre em cantos ou paredes que criam rachaduras ou pequenos locais onde a tinta descasca.









E com um colorido diferente, o projeto "Dispatchwork", tem como missão "selar e curar fissuras, completar lacunas nas construções e dar cor ao cinza das paisagens urbanas".


Inclusive, no Brasil, nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, encontramos trabalhos do Projeto "Dispatchwork".



Vila Aimoré - Ladeira da Glória - Rio de Janeiro - Brasil



Vila Aimoré - Ladeira da Glória - Rio de Janeiro - Brasil



Parque da Aclimação - São Paulo - Brasil



Rua Laiana - São Paulo - Brasil




Andando ou viajando pelo mundo, quem sabe você não encontra por aí uma obra do projeto Dispatchwork?




Conheça mais no Instagram do artista!


bottom of page