top of page
  • Foto do escritorespaco horizonte

Dicas de Vinhos para seu Final de Ano





Dezembro chegou e passa rápido, trazendo a atmosfera festiva das celebrações de final de ano. É hora de reunir a família e amigos, participando de confraternizações, que criam uma energia e luz próprias desta época. E agora que o Natal e Fim de Ano estão batendo às portas, nada melhor do que tomar três atitudes:

  • Desapegue das coisas ruins que devem ficar no passado.

  • Agradeça por tudo de bom que aconteceu em 2020 e torça para que 2021 seja melhor ainda.

  • Planeje o seu Fim de Ano e 2021. Desta forma, tudo ficará mais fácil de ser alcançado.



E para planejar o seu jantar e vinhos para este final de ano, aqui vão algumas dicas simples:

Em geral, as pessoas valorizam o Natal e Reveillon pela alegria de juntar a família e os amigos. Boa comida e vinho é um prazer extra! Mesmo que a comida e a bebida não sejam tão boas, não importa, apenas um pecado pode estragar estes feriados: ficar sem vinhos!

Certamente, alguns convidados se importam mais com o vinho do que outros, que bebem alegremente o que for servido, afinal, ninguém imagina que numa festa destas haverá grandes e míticos rótulos. Embora o vinho nunca faça ou acabe com a festa, é fácil dar algumas dicas. Estas são as principais:

Imagine ter uma garrafa por participante que bebe no jantar

Pode parecer muito, mas confie em mim, você precisa mais do que calculou inicialmente.

Provavelmente, o grupo familiar e de amigos não vai beber tudo, mas isto não fará mal. Garrafas extras podem ser bons presentes de despedida para os amigos quando deixarem o encontro.


Planeje ter vinhos brancos e tintos


É mais fácil selecionar um vinho de cada estilo e comprar várias garrafas deles, mas também é divertido ter uma variedade de opções, o que pode resultar na abertura de várias garrafas ao mesmo tempo. Assim, cada um beberá do que gostar mais. Mas certamente, isto pode ser um desafio para sua tolerância à desordem que poderá ser criada.

Mantenha tudo simples

Você pode complementar a mesa de vinhos com uma seleção fora do comum ou outras alternativas, mas é hospitaleiro servir espumantes, brancos, tintos e talvez um rosé. A menos que você tenha uma multidão de intrépidos fãs de vinho, não é hora de sujeitar seus convidados a estilos desafiadores. Abra uma dessas garrafas para os curiosos, se quiser, mas lembre-se, o vinho servirá para as festividades. Não deve ser o centro das atenções, mas deverá agradar “gregos e troianos”. Quanto ao vinho, fique na sua zona de conforto e escolha adequadamente. Seus convidados apreciam o vinho ou apenas o bebem? Você precisa impressioná-los ou simplesmente saciá-los? Compre de acordo com estas considerações.

Mantenha a Energia e Alegria do Momento


O Natal e o Reveillon são um teste de resistência: você quer vinhos mais energéticos do que aqueles que darão sono. Isso significa um teor relativamente mais baixo de álcool, com muita acidez fresca e viva. Bolhas ou vinhos doces, mesmo os bem equilibrados, podem ser cansativos a longo prazo. Esses vinhos podem estar presentes, mas não devem ser as opções principais.





Opte por vinhos mais leves


Algumas uvas são interessantes para estes momentos: Sauvignon Blancs e vinhos de Chardonnay sem longas passagens por madeiras serão bem vindos na abertura e recepção dos convidados se alguém não gostar de espumantes. Para vinhos tintos, Pinots, Merlots, Carmeneres, Cabernets Sauvignon e Franc serão sempre bem vindos. Tenha mais cuidado com teor alcoólico, em especial dos Malbecs e Syrahs. Evite vinhos muito encorpados ou com muita presença de madeira.


Bolhas combinam com tudo


Vinho espumante é refrescante e limpa o paladar. Um gole de espumante irá prepará-lo para a próxima mordida, o próximo prato, a próxima sobremesa. Seja um prosecco, um cava, um espumante brasileiro ou um verdadeiro champanhe, você decide conforme seu gosto e seu orçamento. Mas não limite necessariamente as bolhas ao seu aperitivo de boas-vindas. Eles também podem harmonizar com alguns pratos. Os sabores de frutas vermelhas (morangos e cerejas) de um espumante rosé podem encantar e harmonizar com o molho do peru do Natal. E cada mordida e gole será uma celebração deste momento em família e entre amigos. Aliás, os espumantes rosés devem ter crescimento em vendas nas festas deste fim de ano, junto com os vinhos rosés pelo fato dessas bebidas combinarem muito bem com o calor típico do verão brasileiro, e não somente para o brinde de Natal e Ano Novo.


Pense duas vezes sobre vinhos


Se o seu encontro é um jantar para oito pessoas, vá em frente e combine vinhos com pratos específicos. Neste ano não há como pensar em algo maior, para 30 ou 40 pessoas, para evitar as aglomerações. Portanto, não seja exigente. Não se limite a um único vinho. Abra uma variedade. Talvez nenhum vinho combine com tudo na sua mesa, mas quase todos combinam bem com alguma coisa. Escolha vinhos versáteis que geralmente são ótimas opções com comida. Os vinhos com taninos pronunciados, doçura ou aromas de carvalho serão menos versáteis que os vinhos secos com boa acidez. Os vinhos com acidez vibrante geralmente incluem Sauvignon blancs, Chenin blancs, certos Chardonnays, Rieslings e muitos brancos italianos. Os tintos incluem Barberas, muitos Pinot noirs e vinhos de regiões de clima frio. Sua escolha também pode ser em função do estilo de um produtor, e não da uva.

Lembranças confortáveis


E como essas festas são uma celebração da família, pense em sua herança. Se seus avós vieram da Campânia ou Croácia, Líbano ou Grécia, você pode facilmente encontrar vinhos dessas regiões nas prateleiras das lojas e supermercados. Por outro lado, há uma grande abundância de vinhos portugueses, italianos, franceses, espanhóis, argentinos e chilenos que irão combinar com pratos típicos das nossas tradições familiares.


Salve seus vinhos caros ou diferenciados para pequenas reuniões


Para festas grandes, pense em gastar valores acessíveis por garrafa. Seja guiado pelo seu orçamento, mas saiba que as chances de encontrar vinhos interessantes aumentam exponencialmente se você dispor de algum recurso a mais. Mais uma coisa: os vinhos caros recém-adquiridos geralmente se beneficiam do envelhecimento adicional. É mais provável que os vinhos com preços moderados sejam mais agradáveis para estas festividades.





bottom of page