top of page
  • Foto do escritorespaco horizonte

O Icônico Design Escandinavo

Matéria Rachel Capúcio





Para a pauta de hoje no Jornal @espacohorizonte, preparei para vocês um conteúdo incrível sobre o famoso Design escandinavo.


Quando pensamos em Design, a Escandinávia vem logo a cabeça, por ter uma icônica história de qualidade em Design, focado no funcionalismo e na simplicidade.


A fama do design originado na Dinamarca, Suécia, Noruega e Finlândia perdura através do tempo, mantendo-se como vanguarda e reiterando o seu valor como ícone clássico e de bom gosto.





O design escandinavo ganhou fama na década de 1950, devido à sua funcionalidade e praticidade. Mas a sua história começa muito antes, na primeira metade do século XIX, com o término do sistema tradicional de produção artesanal devido à evolução da produção industrial.


Enquanto muitos países viam seus artesanatos serem perdidos, a Suécia criou em 1845 a Sociedade Sueca de Artesanato e Design Industrial, buscando a evolução dos meios de produção, porém sem perder as características que tornavam o produto artesanal escandinavo digno de excelência.





Essa tentativa de manutenção da excelência artesanal ocorreu em todos os países escandinavos, que passaram a trabalhar em busca da modernização para tornar os seus produtos competitivos e atraentes internacionalmente, sem perder a qualidade.

A Exposição de Artes e Indústrias de Estocolmo, em 1897 ajudou o início da sua projeção no cenário internacional.


Apesar da fama do design escandinavo vir desde o final do século XIX, o seu auge só foi alcançado mesmo na década de 1950, quando o desenho simples, funcional, minimalista e barato que tornava a produção em massa altamente viável passou a ser aclamado no pós II Guerra Mundial.






Em 1951 foi criado o Lunning Prize, prêmio atribuído a eminentes designers escandinavos que durou até 1971 e consagrou internacionalmente nomes como o do designer dinamarquês Hans Wegner.


Sendo assim, podemos concluir que esta região há anos é referência de grandes talentos que agregam à excepcionalidade do produto escandinavo a uma boa dose de originalidade e vanguarda.






bottom of page