A cozinha mineira esteve na centralidade do estande de Minas Gerais na 50ª ABAV Expo, feira de turismo anual realizada pela Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav), que aconteceu de 27 a 29 de setembro, no Rio de Janeiro. Uma área dedicada a cooking shows e outras experiências gastronômicas funcionou no meio dos 200 m² do estande, criado pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult).
O objetivo foi dar visibilidade e valorizar um dos principais atrativos turísticos do estado, a cozinha mineira, cuja versão clássica, recentemente protegida como patrimônio cultural imaterial do estado, convive com a contemporânea. “Uma grande característica dessa nova cozinha é o respeito ao território, ao que as comunidades fazem, com esse olhar para o original e apresentado de forma mais internacional, em um menu de vários passos, com nossos vinhos, azeites, cachaças, cervejas e cafés. É um fenômeno que acontece no nosso estado, sobretudo, em alguns restaurantes da capital, do Sul de Minas e de Tiradentes. Nós identificamos uma continuidade em relação à cozinha mineira, no que diz respeito à pesquisa, à valorização dos produtos da terra, mas com uma apresentação oriunda da forma francesa”, explica o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira.
Sete experiências da gastronomia mineira agradaram o paladar de quem passou pelo local. A Instância de Governança Regional (IGR) Circuito das Águas, por exemplo, promoveu uma degustação de cafés especiais, cultivados nas montanhas do Sul de Minas, acompanhada de quitutes variados. Já a IGR Veredas ofereceu degustação do doce de leite, confeccionados pela Artesanal Sabores, próxima ao Inhotim.
O bartender Léo Gomes, que fez sucesso durante o 1º Festival da Cozinha Mineira Contemporânea, preparou o já consagrado Caipiblue – drink que mistura nossa cachaça com o Curaçao Blue, bebida típica da ilha caribenha de Curaçao. O espaço contou ainda com feijão tropeiro, vinhos mineiros de inverno, queijos da Serra da Canastra e, claro, a cachaça mineira.
Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), Marcelo de Souza e Silva, Minas Gerais vive um momento muito especial da sua história contemporânea, reencontrando com seu papel de protagonismo no cenário nacional. “Nossa capital e nosso Estado possuem um imenso potencial a ser explorado e principalmente, uma gente hospitaleira que sabe, como ninguém receber o turista de forma carinhosa e acolhedora em torno de uma boa mesa”, aponta o dirigente da entidade, que patrocina a Cozinha Show.
“Este novo olhar de Minas Gerais para a culinária e o turismo está gerando emprego e renda para os mineiros, além de impulsionar o espírito empreendedor em milhares de pessoas. É mais um estímulo à nossa economia criativa. Ao promover a nossa gastronomia e movimentar o Estado em torno da cultura, do lazer e do turismo, tenho a certeza que estamos fazendo de Minas o melhor lugar para se viver e empreender”, completa.
Formato em ilha
Uma das características do estande é que ele foi montado como uma ilha, permitindo a entrada de visitantes por todos os lados. O design foi pensado para facilitar o acesso para o público da feira, que recebeu mais de 34 mil pessoas nos três dias de evento, garantindo mais visibilidade para Minas e seus atrativos turísticos. Teve também um pórtico principal com a bandeira mineira no topo, abaixo do qual um tapete de LED com alguns dos atrativos do estado deu as boas-vindas a quem adentrou no local.
Espaços instagramáveis
Duas salas instagramáveis agitaram o estande. Uma delas, chamada A Liberdade Mora Em Minas, teve um balanço e asas de anjo e, ao fundo, a reprodução do teto da Igreja de São Francisco de Assis de Ouro Preto, pintada pelo Mestre Ataíde. Neste cenário, o público “voou” pelos ares do Barroco mineiro. O outro espaço é o Quem ama Minas Gerais, dá 5 estrelas. Ele contou com um painel mostrando os principais atrativos mineiros: a experiência gastronômica, os patrimônios históricos, a natureza, a arte moderna e contemporânea.
Estiveram representadas diversas cachoeiras, igrejas, equipamentos do Circuito Liberdade e o Queijo Minas Artesanal, candidato a patrimônio mundial pela Unesco. O público pode escolher entre as diversas imagens para registrar sua presença no estande de Minas Gerais.
Negócios
O estande ainda teve sala reservada para reuniões e balcões de atendimento, ocupados por representes dos receptivos do Minas Recebe, hotelaria e de diversos destinos mineiros. Por meio deles, o público pode comprar pacotes de viagens para diversos lugares do nosso estado, facilitando os negócios e impulsionando a geração de emprego e renda.
Mais Turistas
A participação de Minas Gerais na Abav Expo 2023 esteve inserida no Mais Turistas. O programa da Secult tem como meta incentivar e fortalecer a atividade turística de forma sustentável e, para isso, busca promover o destino Minas Gerais aos principais agentes de viagens do país e do exterior. Apenas nesta edição, foram confirmados mais de 50 representantes de países como Estados Unidos, México, Argentina, Itália, Alemanha, Reino Unido e Portugal, com os quais o Estado poderá firmar negócios e atrair turistas.
Em 2023, a Secult já participou da Fitur e Madrid Fusion (Espanha); BTL (Portugal); WTM (São Paulo); Ta On (Campinas); Salão Abav e Travel Next (Belo Horizonte); além das missões em Bogotá (Colômbia), Frankfurt (Alemanha), Miami (EUA) e Curaçao (Caribe). Foto: Leo Bicalho e Jornal Horizonte
Matéria: Cozinha Mineira é destaque do estande de Minas Gerais na Abav Expo 2023
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