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Comércio Mineiro otimista para o Natal

  • noticiasjornalhori
  • há 3 dias
  • 5 min de leitura
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Pesquisa Fecomércio MG: Comércio Mineiro otimista para o Natal


A pesquisa Expectativa de Vendas Natal 2025, realizada pelo Núcleo de Inteligência & Pesquisa da Fecomércio MG, entre os dias 03 e 10 de novembro, aponta que os comerciantes mineiros estão animados para o Natal. Mais da metade, 52%, esperam vendas

melhores do que as do ano passado e 19,2% mantêm expectativas de vender tal como

venderam em 2024.


Os comerciantes que se mostraram satisfeitos com o faturamento do Natal passado somam

56,3% e os insatisfeitos, 40%. O Natal é a data mais importante para o comércio afetando o

desempenho das vendas de 89,0% das empresas ouvidas na pesquisa.


Os empresários também foram ouvidos sobre a expectativa para o último trimestre de 2025 e 50,6% disseram acreditar que será melhor que o último trimestre do ano passado, sendo que 25,9% esperam resultado igual ao de 2024 quando 78,7% obtiveram fechamento satisfatório.


Os motivos para a expectativa positiva da maioria dos empresários para o Natal de 2025

são, nesta ordem: expectativa/confiança, valor afetivo da data, aquecimento do comércio e

décimo terceiro salário. As vendas a crédito devem prevalecer somando 37,9% das respostas dos empresários e, em relação ao tíquete médio, não houve destaque para uma faixa de preço determinada.


Para 17,7% que esperam vendas piores, as justificativas para o mau desempenho seriam o

comércio fraco/queda nas vendas, o endividamento do consumidor, a situação econômica do país e o consumidor mais cauteloso, entre outras.


Com o intuito de melhorar os resultados esperados para o período, os comerciantes deverão investir em propagandas e promoções/liquidações, com adesão de 29,5% entre os

impactados pela data sendo que 29,0% apostarão no atendimento diferenciado. Há ainda

7,8% que não irão realizar ações de venda, de acordo com a pesquisa.


Os pedidos para o Natal já foram feitos por mais da metade (50,4%) dos empresários, que

ainda não receberam as encomendas. Já 23,5% estão preparados para as vendas da data

com as encomendas recebidas.


Com exceção dos produtos atribuídos à linha alimentícia, que tradicionalmente têm as

vendas estimuladas no Natal, a pesquisa mostra que roupas e acessórios são os que devem

ter maior saída, na opinião do empresário do comércio.


Os segmentos de móveis e eletrodomésticos, supermercados, hipermercados, produtos

alimentícios, bebidas e fumo, o de livros, jornais, revistas, papelaria e o de tecidos, vestuário

e calçados são os mais impactados pelo período de vendas do Natal.


Entre as empresas impactadas pelo Natal que operam na internet, 43,9% informaram que

também realizam vendas on-line. Para esse modelo de vendas, roupas, acessórios e calçados se destacam para os empresários como os que terão maior saída.


Para 50,6% destes empresários, o aumento do faturamento deverá ter variação percentual de 10,01% a 30% em relação ao faturamento total de seus negócios no período.


Gabriela Martins, economista da Fecomércio MG, destaca que o Natal é uma das principais

datas comemorativas do ano e, as expectativas dos empresários vão ao encontro do otimismo esperado para o período.


“O Natal é uma data com um forte apelo emocional e gera impactos positivos não apenas para o setor do comércio, mas também para o de serviços e o de turismo. Apesar dos desafios presentes como, por exemplo, o alto endividamento das famílias e o encarecimento do crédito devido as altas taxas de juros, as estratégias adotadas pelos empresários tornam-se ainda mais importantes para garantir o aquecimento das vendas no período. A diversidade de produtos, o atendimento diferenciado e a facilidade de pagamento podem atrair até mesmo o consumidor mais cauteloso, fazendo com que as expectativas positivas dos comerciantes se superem por mais um ano consecutivo”, conclui Martins.


A pesquisa avaliou 417 empresas do comércio, sendo pelo menos 39 em cada região de planejamento (Alto Paranaíba, Central, Centro-Oeste, Jequitinhonha-Mucuri, Zona da Mata,

Noroeste, Norte, Rio Doce, Sul de Minas e Triângulo). A amostra avaliada perfaz uma margem de erro da ordem de 5,0%, a um intervalo de confiança de 95%.


Oportunidade de Crescimento: Cursos Gratuitos Senac para atendimento e

empreendedorismo no Natal O Senac em Minas, que integra o Sistema Fecomércio MG, está com mais de 2 mil vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional em todo Estado. São 125 formações nas áreas de gastronomia, gestão e informática, entre outras, com início das aulas nos meses de novembro e dezembro.


Diversas opções de capacitações são voltadas para as demandas de fim de ano, seja para

atuação no comércio ou como estímulo ao empreendedorismo. Entre as qualificações ofertadas, estão comida natalina; panetones, bolos e roscas natalinas; confeitaria natalina;

bar de Natal; ferramentas de marketing digital; prospecção de clientes; marketing pessoal

para vendedores; qualidade no atendimento ao cliente, entre outros.


As vagas são ofertadas por meio dos programas gratuitos Senac+ e Programa Senac de

Gratuidade (PSG). O PSG disponibiliza as vagas para pessoas cuja renda familiar per capta não ultrapasse dois salários-mínimos. E pelo Senac+, podem participar indicados por empresas do setor de comércio de bens, serviços e turismo; sindicatos empresariais e associações de inclusão social que atendem grupos vulneráveis. Essas instituições devem

estar devidamente credenciadas junto ao Senac.


As inscrições vão até o preenchimento das vagas e devem ser feitas, presencialmente, na

unidade do Senac onde o curso estiver disponível. Mais informações estão disponíveis no

site do Senac, pelo telefone 0800 724 4440 ou pelo WhatsApp estadual (31) 3057-8600.


Sobre a Fecomércio MG


A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio MG) é

a principal entidade representativa do setor do comércio de bens, serviços e turismo no estado, que abrange mais de 750 mil empresas e 54 sindicatos. Sob a presidência de Nadim


Elias Donato Filho, a Fecomércio MG atua como porta-voz das demandas do empresariado,

buscando soluções através do diálogo com o governo e a sociedade. Outra importante atribuição da Fecomércio MG é a administração do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) em Minas Gerais. A atuação integrada das três casas fortalece a promoção de serviços que beneficiam comerciários, empresários e a comunidade em geral, a partir de suas diversas unidades distribuídas pelo estado.


Desde 2022, a Federação tem se destacado na agenda pública, promovendo discussões

sobre a importância do setor para o desenvolvimento econômico de Minas Gerais.


A Fecomércio MG trabalha em estreita colaboração com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, para defender os interesses do setor em âmbito municipal, estadual e federal. A Federação busca melhores condições tributárias para as empresas e celebra convenções coletivas de trabalho, além de oferecer benefícios que visam o fortalecimento do comércio. Com 86 anos de atuação, a Fecomércio MG é

fundamental para transformar a vida dos cidadãos e impulsionar a economia mineira.

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