top of page
  • Foto do escritorespaco horizonte

Catedral de Salisbury, um edifício verdadeiramente notável



A Catedral de Salisbury é formalmente a Igreja Catedral da Virgem Maria, uma catedral anglicana em Salisbury, Inglaterra.


Muito mais do que um monumento histórico, é um edifício verdadeiramente notável, um testemunho da fé e habilidades práticas dos artesãos medievais que a construíram. É uma igreja viva e um lugar de oração. Como a Igreja catedral da diocese de Salisbury, é a Igreja Matriz de várias centenas de paróquias em Wiltshire e Dorset. É também um centro de peregrinação para centenas de milhares de visitantes todos os anos.


O edifício é considerado um dos principais exemplos da arquitetura gótica inglesa primitiva, construída no Século XIII. Boa parte do projeto de Elias de Dereham foi concluído em 38 anos, de 1220 a 1258 . A torre, construída em 1320, a 123 metros, é a torre mais alta da igreja no Reino Unido desde 1561 e se mantém praticamente inalterada.


Os visitantes podem fazer o "Tower Tour", no qual o interior da torre oca, com seus antigos andaimes de madeira, pode ser visto.


Com vistas deslumbrantes, a torre mais alta da Grã-Bretanha, o poderoso conjunto da nave e sua torre e agulha, inspirou vários quadros de John Constable, o mais destacado pintor romântico inglês.


Quadro de John Constable




A torre é a característica mais facilmente identificada da catedral e é visível por quilômetros. O projeto original exigia uma torre de travessia quadrada bastante comum e de altura modesta. Com a mudança no projeto para uma torre tão alta, que adicionou mais de 6.000 toneladas de peso à estrutura de suporte, foi necessária uma redução adicional interna e externamente na estrutura. Os transeptos agora ostentam vigas de alvenaria, ou arcos de coador, para suportar o peso.





Foi uma oportunidade ideal no desenvolvimento da arquitetura gótica inglesa e a Catedral de Salisbury fez pleno uso das novas técnicas deste estilo emergente. Arcos pontiagudos e formas lancetas estão por toda parte, desde as proeminentes janelas ocidentais até os arcos pintados do extremo leste. Os píeres estreitos da catedral eram feitos de pedra cortada em vez de tambores cheios de escombros, como em edifícios anteriores, o que mudou o método de distribuição do peso da estrutura e permitiu mais luz no interior. Os píeres são decorados com colunas esbeltas de mármore purbeck cinza escuro, que reaparecem em aglomerados e como suportes autônomos nos arcos do triforium, clerestory e claustros. O triforium e os claustros repetem os mesmos padrões de traços de placas – basicamente formas recortadas de pedra. – de codornas, cinquefólios, até hexafólios e octofóilos. Proporções são uniformes por toda parte.









Um desvio do estilo gótico típico é a forma como o nível inferior do arcade da nave é cortado por um curso de cordas que corre entre ele e o triforium. Na maioria das igrejas deste período, as colunas ou píeres se estendem para cima de uma forma ou de outra até o teto ou cofre.


Contém um relógio que está entre os exemplos de trabalho mais antigos do mundo, e tem o melhor sobrevivente das quatro cópias originais da Magna Carta. É uma das atrações históricas "imperdíveis" da Inglaterra.






Então admire esta obra-prima medieval dos gramados tranquilos à volta ou entre no campo e desfrute de um passeio à beira do rio no pitoresco parque próximo.

Fica a apenas 10 minutos a pé da Estação de Trem Salisbury, a 20 minutos de carro de Stonehenge e a uma viagem de 1,5 hora de Londres.




bottom of page