top of page
  • Foto do escritorespaco horizonte

Casas em Enxaimel: Tradição e Sustentabilidade


Matéria Rachel Capúcio





É com muita satisfação e orgulho, que lançamos hoje, a mais nova Coluna “Flashes de Fora”, para o Jornal @espacohorizonte.


E para abrilhantar ainda mais as páginas do Jornal, o assunto da vez é sobre as belíssimas casas no estilo enxaimel.


O Estilo enxaimel foi usado na Europa há centenas de anos e surpreende pelo conceito ecológico. Além de fortes, as casas eram baratas e com construções simples. Arquitetos da Alemanha estão revisitando a técnica, mas com um toque moderno.


O enxaimel é uma técnica de construção que consiste em paredes montadas com hastes de madeira encaixadas entre si em posições horizontais, verticais ou inclinadas, cujos espaços são preenchidos geralmente por pedras ou tijolos. Os tirantes de madeira dão estilo e beleza às construções, produzindo um caráter estético privilegiado. Outras características são a robustez e a grande inclinação dos telhados.


Na adaptação do enxaimel às características climáticas da Alemanha, foi necessária a implantação, por conta da elevada umidade local, de uma estrutura feita de pedra que sustenta as construções evitando que a madeira se molhe.


Comuns na Europa, as casas em estilo enxaimel também são freqüentemente vistas em cidades de colonização alemã no Brasil.


Construídas há vários séculos, muitas delas resistem na Alemanha e impressionam pela sustentabilidade.


Agora, os alemães estão aperfeiçoando a técnica, com um toque moderno e sem deixar de lado as novas tecnologias.


Vamos aguardar o que vem por aí...

bottom of page