top of page

Casa Rosada de portas abertas

  • noticiasjornalhori
  • há 31 minutos
  • 4 min de leitura
Carlos Camargo de Colón  Carlos Henrique Martins Teixeira  André Rubião  Eliane Parreiras  Wagner Furtado Veloso
Carlos Camargo de Colón - Carlos Henrique Martins Teixeira - André Rubião - Eliane Parreiras - Wagner Furtado Veloso

Casa Rosada de portas abertas


Novo equipamento cultural do MTC ganha exposição de longa duração


Marcando os 90 anos do Minas Tênis Clube, a Casa Rosada Gasmig Minas recebe, a partir de 19/11, a mostra “Habitar o /in/visível – Coabitar a cidade”, com curadoria de Marconi Drummond e Maurício Meirelles. Inauguram a mostra o presidente do Clube, Carlos Henrique Martins Teixeira, o diretor de Cultura do Minas, André Rubião e representantes da Prefeitura de Belo Horizonte. O novo equipamento cultural é um presente do MTC aos minastenistas e aos belo-horizontinos e terá visitação gratuita a partir de 20/11.


Projetada pelo arquiteto Luiz Signorelli em 1929 para uso residencial, o casarão conhecido como Casa Rosada é um exemplar remanescente da primeira fase de ocupação da rua da Bahia. O público pode esperar, contudo, mais do que uma exposição histórica e documental sobre Belo Horizonte e pontos cruciais de sua história, como o antigo Curral Del Rey e o projeto de Aarão Reis. Em “Habitar o /in/visível – Coabitar a cidade”, pretende-se trazer uma provocação extensa sobre o que se passou no território que hoje abriga Belo Horizonte. Desde buscar responder o que a cidade era “antes do antes", com registros do que existia neste espaço há milhares de anos, com os indícios da existência de povos caçadores e coletores, até como as pessoas se apropriam e vivenciam a Belo Horizonte de hoje.


Alessandra torres 4  Carlos Camargo de Colón (presidente Gasmig), Carlos Henrique Martins Teixeira (presidente MTC)
Carlos Camargo de Colón (presidente Gasmig), Carlos Henrique Martins Teixeira (presidente MTC)

“Nos 90 anos do Minas Tênis Clube, não consigo pensar em um presente mais perfeito para a família minastenista e para a nossa comunidade. Entregamos, com o apoio da Gasmig e da Prefeitura de Belo Horizonte, um espaço cultural para vivências e experiências artísticas e gastronômicas. A Casa Rosada Gasmig Minas provoca uma reflexão sobre nosso passado e sobre nosso presente, o que invariavelmente nos ajuda a caminhar com firmeza em direção ao futuro", afirma o presidente do Clube, Carlos Henrique Martins Teixeira. 


Este projeto 2044/2023 é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte e recursos da Lei Federal, Pronac 235685.


Sobre a Casa Rosada


Casarão histórico localizado na rua da Bahia, n. 2.425, em frente ao Minas Tênis Clube. O projeto da casa é de 1929, do arquiteto Luiz Signorelli, e representa a primeira fase de ocupação da região. A edificação, conhecida por sua coloração, possui ornamentos que evocam rosas. O imóvel é, hoje, patrimônio arquitetônico da capital, concebido sob o estilo arquitetônico eclético, com influência neoclássica.


Tombado pelo Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do Município de Belo Horizonte (CDPCM-BH) em 2002, o bem cultural está inserido no “Conjunto Urbano Rua da Bahia e Adjacências”. Em 2015, o Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do Município de Belo Horizonte (CDPCM-BH) aprovou a construção de uma nova edificação, de autoria do arquiteto Gustavo Penna. Uma das condições era a restauração integral da Casa Rosada e transferência em cessão, para que o imóvel fosse destinado a um uso cultural. O casarão passou por restauração entre 2018 e 2020, com projeto aprovado pelo CDPCM-BH em 2017. A cessão para gestão do Minas Tênis Clube é válida por 20 anos.


André Rubião  Carlos Henrique Martins Teixeira  Marconi Drummond  Wagner Furtado Veloso  Maurício Meirelles
André Rubião - Carlos Henrique Martins Teixeira - Marconi Drummond - Wagner Furtado Veloso - Maurício Meirelles

Sobre o Minas Tênis Clube


O Minas Tênis Clube é um dos mais tradicionais e modernos clubes sociodesportivos do Brasil e completa 90 anos em 2025. Sua atuação perpassa 4 pilares: Educação, Lazer, Cultura e Esportes. Considerado um celeiro de atletas, com um vasto histórico de títulos nacionais, internacionais e olímpicos, mais de 1.000 atletas federados, distribuídos em nove modalidades esportivas de alto rendimento, o Clube coleciona inúmeros títulos nacionais e internacionais. A educação também está no DNA do Minas, oferecendo 27 modalidades de cursos para mais de 20 mil alunos minastenistas. O Clube ainda é um polo disseminador de cultura, com o Centro Cultural Unimed-BH Minas que conta com espaços públicos e eventos para produções artísticas e atividades recreativas que promovem saúde, lazer e bem-estar.



Carlos Henrique Martins Teixeira, dr. Garibalde Mortoza Junior (Unimed-BH), dr. Wagner Furtado Veloso (vice-presidente MTC)
Carlos Henrique Martins Teixeira, dr. Garibalde Mortoza Junior (Unimed-BH), dr. Wagner Furtado Veloso (vice-presidente MTC)

Sobre a Gasmig


A Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig) é a distribuidora exclusiva de gás canalizado em todo o território mineiro, por outorga de concessão pelo Estado de Minas Gerais, atendendo aos segmentos industrial, comercial, residencial, gás natural comprimido (GNC), gás natural liquefeito (GNL), automotivo, cogeração/climatização e termelétrico. A Gasmig é uma sociedade anônima sob o controle indireto do Estado de Minas Gerais, sendo seus acionistas a Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig (99,57%) e o Município de Belo Horizonte – PBH (0,43%). A Companhia possui contratos de suprimento de gás de longo prazo com a Petrobras, capazes de garantir o abastecimento do mercado atual e de toda a expansão planejada para Minas Gerais.


Marconi Drummond  André Rubião  Wagner Veloso  Carlos Henrique Martins Teixeira  Maurício Meirelles
Marconi Drummond André Rubião Wagner Veloso Carlos Henrique Martins Teixeira Maurício Meirelles

Serviço:


Casa Rosada Gasmig Minas


Evento de abertura: 19/11, quarta-feira, de 19h às 21h


Coquetel para convidados


Exposição: “Habitar o /in/visível – Coabitar a cidade”, com curadoria de Marconi Drummond e Maurício Meirelles


Horário para visitação: terça-feira a sábado, das 12h às 19h, domingos e feriados, das 12h às 18h


Endereço: rua da Bahia, 2.425


Entrada gratuita


Carlos Henrique Martins Teixeira
Carlos Henrique Martins Teixeira



Não perca nada! Receba nossas atualizações!

  • Ícone do Facebook Preto
  • Ícone do Instagram Preto
  • Ícone do Youtube Preto

Bem vindo! Obrigado por fazer parte do Jornal Espaço Horizonte!

bottom of page