Cartilha com orientações de saúde para o Carnaval 2026
- espaco horizonte
- há 4 horas
- 2 min de leitura

Governo de Minas lança cartilha com orientações de saúde para o Carnaval 2026
Com a expectativa de milhões de foliões circulando por Belo Horizonte, cidades históricas e polos turísticos, o Governo de Minas lançou a nova edição da cartilha “Vem Mineirizar com Saúde”,principal instrumento da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) para orientar a população durante o Carnaval 2026.
O material reúne informações práticas para curtir a folia com mais segurança, prevenção e
bem-estar.
A cartilha conecta informação, serviços da rede pública e ações de vigilância em saúde,
reforçando o papel do Estado na proteção da população em um dos maiores eventos de massa do calendário mineiro.
O conteúdo é voltado para moradores e turistas, com linguagem acessível e orientações
aplicáveis ao dia a dia da festa.
O material aborda cuidados como hidratação constante, alimentação segura, uso de protetor solar, vacinação em dia e prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). Entre as principais recomendações estão intercalar bebidas alcoólicas com água, evitar exageros, usar roupas leves e calçados confortáveis e nunca dirigir após consumir álcool.
No eixo da prevenção às IST, a SES-MG vai distribuir mais de 5 milhões de preservativos masculinos, 60 mil preservativos femininos e 600 mil sachês de gel lubrificante em todo o estado. Também estarão disponíveis medicamentos da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e da Profilaxia Pós-Exposição PEP) ao HIV, ofertados gratuitamente pelo SUS.
A cartilha também reforça orientações para evitar problemas comuns no Carnaval, como desidratação, insolação e intoxicação alimentar, com dicas práticas: beber água antes, durante e após.
Primeiro carnaval do ‘pós-pandemia’ terá programa que contempla editais de fomento a iniciativas populares, além de programação organizada pela Fundação Clóvis Salgado e parceiros depois da folia, evitar exposição ao sol entre 10h e 16h, reaplicar protetor solar a cada duas horas, higienizar as mãos e optar por alimentos leves e bem armazenados.
Durante o período carnavalesco, a SES-MG promove ações educativas, testagem rápida
e orientação em saúde em unidades básicas, centros de testagem e atividades itinerantes. Em situações de emergência, a população pode acionar o Samu 192, além das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e hospitais da rede estadual, que estarão preparados para atender casos de urgência e emergência.









