top of page
  • Foto do escritorespaco horizonte

Canais de Veneza continuam limpos pela primeira vez em anos




Sem barcos passeando com turistas, os canais de Veneza ressurgem com muitos tons de azul e peixinhos circulando pelas águas claras.


Uma vez que a Itália foi bloqueada para a visita de turistas no princípio da pandemia COVID-19, algumas das imagens de Veneza ainda se encontram lindas. Isto devido à aparência da água que circula por entre as charmosas ruelas estar tão clara que em algumas das canais mais rasos é até possível ver direto até o fundo.



Mas, até quando?

À primeira vista, pode parecer uma fresta de esperança durante uma pandemia global: uma das cidades mais amadas do mundo está retornando a um estado anterior intocado.

O gabinete do prefeito de Veneza também, na época do bloqueio da cidade, apontou outros fatores para explicar a nova clareza da água: “ Agora parece mais claro porque há menos tráfego nos canais, permitindo que o sedimento fique no fundo ”, disse um porta-voz.


É isso mesmo: o combustível descarregado, o escapamento e outros poluentes dos navios que fazem escala em Veneza e os barcos que navegam em seus canais não são os principais fatores quando se trata da aparência da água - em vez disso, é tipicamente matéria orgânica e a atividade agitando sedimentos que é mais significativo.


O material que fica em suspensão na água, principalmente sedimentos e algas, pode ter grandes impactos na qualidade da água.


Embora não haja dados que indiquem que a qualidade da água em Veneza melhorou significativamente, a poluição do ar é uma questão diferente. Graças ao fechamento temporário de fábricas no norte da Itália e menos táxis aquáticos e ônibus emitindo gases de escape, a qualidade do ar na região melhorou significativamente - tanto que durante o fechamento total da Itália na época da crise mais forte da pandemia, a Agência Espacial Europeia foi capaz de capturar a poluição que desapareceu dos satélites que monitoram a Itália.





O que fazer então?

Fechar a cidade para os turistas, barcos e navios que passam por Veneza ou tentar uma outra alternativa com combustíveis menos poluentes?


Penso que a civilização procura por meios mais sustentáveis e menos poluentes para que as nossas cidades fiquem menos contaminadas e que o nosso mundo fique cada dia melhor!






bottom of page