Campanha Inverno em Minas
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Campanha Inverno em Minas é detalhada durante a 1ª Feira Nacional de Destinos Turísticos de Inverno, em Monte Verde
Iniciativa posiciona o estado como destino nacional do frio, com experiências que unem gastronomia, montanhas, cultura e hospitalidade
O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG), apresenta no segundo dia da Feira Nacional de Destinos Turísticos de Inverno — que acontece até esta quarta-feira (26/11), em Monte Verde — a campanha Inverno em Minas. A palestra será ministrada por Gabriel Braz, técnico da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG), na Sala Sebrae, um dos espaços dedicados às conferências.
Lançada em 2024, a campanha Inverno em Minas posiciona o estado como destino nacional do frio, com experiências que unem gastronomia, montanhas, cultura e hospitalidade. Em 2025, foram destacados três territórios: a Cordilheira do Espinhaço; a Mantiqueira de Minas, na qual o distrito de Monte Verde está incluído, e o Caparaó Mineiro.
A Feira Nacional de Destinos Turísticos de Inverno é uma realização conjunta da Secult-MG, Prefeitura de Camanducaia e Agência de Desenvolvimento de Monte Verde e Região (Move) e reúne representantes de destinos brasileiros de clima frio, gestores públicos, empresários do setor, especialistas e profissionais do trade turístico. A expectativa é atrair cerca de 1.500 pessoas nos três dias de evento. Paralelo à feira, acontece também o 3º Seminário Move de Desenvolvimento Sustentável do Turismo de Camanducaia.
Inovação
A cerimônia de abertura começou com uma mensagem em vídeo do ex-secretário Leônidas Oliveira exibida em telão, desejando sucesso à feira que nasceu em sua gestão à frente da secretaria.
Na abertura da feira nesta segunda (24/11), a secretária-adjunta de Estado de Cultura e Turismo, Josiane de Souza, apontou, em uma palestra, os pontos positivos e negativos da sazonalidade, ressaltou a importância do equilíbrio entre oferta e procura e apontou como solução para o problema mais comum entre os destinos turísticos o trabalho conjunto entre empresários, comunidade e poder público por meio de planejamento e estratégias definidas.
Para a secretária-adjunta, o combate à sazonalidade passa pela diversificação dos produtos turísticos, um calendário anual e estruturado de eventos, o foco na segmentação de mercado, um marketing econômico, a integração das rotas turísticas da região e um maior investimento em infraestrutura e qualificação de mão de obra. Ela citou cases de sucesso como Tirol, nos Alpes Austríacos, Québec, no Canadá, e Hokkaido, no Japão.
A gestora foi aplaudida ao dar a melhor notícia da noite para um auditório lotado. “Já pensando na temática do festival do próximo ano, além do combate à sazonalidade, a gente tem que voltar à questão da inovação. O Governo de Minas não começa nada dando nome de primeiro para ser o único, se é o primeiro é porque virão outros”, disse.
Josiane enfatizou que, pela primeira vez, a Fecitur (Federação das Instâncias de Governança Regionais de Minas Gerais) está colocando recursos via incentivo e em parceria com a Codemge nas 48 IGR, com investimento de R$ 100 mil para cada uma trabalhar a estruturação dos destinos. Ela ainda citou programas de incentivo, como ICMS Turismo e o ICMS Patrimônio Cultural, nos quais foram aplicados quase R$ 280 milhões/anuais em políticas continuadas.
No fogão à lenha com as chefs
O estande será aberto nesta terça (25/11) às 10h com a Mesa Mineira, uma parceria com o Instituto Mundu, com degustação de produtos típicos de diversas regiões do estado, como quitandas, quitutes e doces. Em seguida, a Cozinha Viva traz a chef Jéssica Tamara Sales, do buffet Arte de Cozinhar, de Casa Branca, em Brumadinho, preparando um ragu de rabada acompanhado de uma salada de agrião e angu à mineira no fogão à lenha.
“Trago em forma de arte a culinária e a força de uma cidade que está tentando se levantar após uma tragédia. Eu represento os familiares, os vizinhos, os amigos que perderam seus entes queridos”, afirma a chef, que hoje trabalha com eventos na região de Casa Branca.
Já a chef Sônia Kohen, da Villa Donna Bistrô — vencedora na categoria Prepara Gastronomia na terceira edição do Prêmio do Cumbucca de Gastronomia e proprietária de um dos restaurantes mais conceituados do distrito de Camanducaia, o Villa Dona Bistrô — vai preparar uma polenta com ragú de linguiça e risoto com fraldinha confit.
Cleide Maria da Cruz, do Café da Cleide, parada obrigatória dos viajantes no povoado de Casa Branca, começou a trajetória na gastronomia vendendo broa de fubá, receita que colocará para ser degustada pelos participantes da feira. A broa é feita com milho fresco e queijo Minas. Além da iguaria, ela traz seus famosos bolos, como o Encantado, de mexerica.
“Quando comecei, tinha dois ingredientes, milho e mexerica, dois carros-chefes do Café da Cleide”, conta. Há 13 anos, ela encanta os brumadenses com seus quitutes, como biscoitos fritos, bolinhos de chuva, pães de batata, tortas salgadas e doces, broinha de canjica etc. “Nesta feira, eu estou aprendendo muito, porque é uma experiência nova”, conta. O Café da Cleide faz parte da Rota do Capitão Senra, percurso turístico de mototurismo de Minas.
Palestras
Entre os destaques das palestras desta terça-feira (25/11) estão “Destinos Inteligentes: Planejamento Urbano para o Turismo Saudável”, como Márcio Luiz Oppitz Ribas, da M.R. Arquitetura e Paisagens; “Como os Parques de Diversão, Natureza e Entretenimento Podem Combater a Sazonalidade nos Destinos Turísticos”, com Márcio Clare Carvalho, CEO do Parque da Terra dos Dinos, e “Gestão Sustentável de Atrativos Turísticos”, com Ronaldo Paes, diretor da Agência de Desenvolvimento de Monte Verde e Região (Move).










