top of page
  • Foto do escritorespaco horizonte

BH Airport anuncia novo modelo do Aeroporto Industrial



Terminal internacional mineiro fomenta competitividade e oportunidade de negócios com logística avançada, multimodalidade e soluções otimizadas



Belo Horizonte, fevereiro de 2023 – Ampliando as frentes de atuação do primeiro e único Aeroporto Industrial do país, o Hub Logístico Intermodal do BH Airport dá mais um grande passo rumo à consolidação do terminal internacional mineiro como provedor de soluções logísticas, tributárias e de gestão para as empresas. A novidade passa a vigorar a partir de março, oferecendo dois modelos de negócio personalizados, otimizados e flexíveis para impulsionar a operação do Aeroporto Industrial do BH Airport: Estoque Avançado e Entreposto Industrial.

A evolução no formato de negociação favorece perfis empresariais que movimentam matérias primas importadas, enquadradas no modelo de Estoque Avançado, que utilizam processos de segurança, tecnologia e operação de uma área industrial sem anuência da Receita Federal do Brasil. Com a nova opção, a gestão de estoque passa a ser responsabilidade da própria empresa, que continua contando com a estrutura e serviços do Terminal de Cargas do BH Airport como entreposto aduaneiro comum (armazenamento de cargas e liberação parcial, de acordo com a necessidade).

O formato de Entreposto Aduaneiro Industrial segue ativo e atendendo empresas focadas em exportação, mantendo a adequação de processos de um recinto alfandegado e os benefícios de isenção tributária. Neste modelo, a gestão de estoque continua sendo operacionalizada pela equipe do BH Airport, e os processos de segurança, tecnologia e operação seguem os padrões da Receita Federal do Brasil.

“A evolução do modelo do Aeroporto Industrial tem como objetivo trazer maior densidade industrial para o Vetor Norte da Região Metropolitana de Belo Horizonte, alavancando seu crescimento em mais uma iniciativa pioneira e evidenciando o BH Airport na dianteira do ecossistema do comércio exterior do Estado de Minas Gerais, que ainda conecta a indústria a soluções eficientes por céu, terra e mar”, avalia o gestor do Hub Logístico Multimodal do BH Airport, Marcelo Farias.

“Aliando a eficiência operacional de nosso Hub Logístico Multimodal, com a performance da equipe, a indústria 4.0 e a inovação tecnológica, o BH Airport investe em parcerias logísticas e soluções eficientes para os clientes, movimentando a economia com perfil sustentável e viés inovador, diferenciando-se na esfera do desenvolvimento aeroportuário nacional”, acrescenta.

Intermodal 2023 Mais de R$ 30 milhões já foram investidos na infraestrutura do Hub Logístico Multimodal, com foco no fortalecimento e na consolidação da indústria dentro do sítio aeroportuário. A abertura de novas rotas internacionais, com voos de passageiros e cargueiros, além da consolidação das soluções para o modal marítimo, também são iniciativas relevantes para fortalecer o papel do aeroporto como centro de recebimento, armazenagem e distribuição de cargas usando soluções multimodais.

“Somos muito eficientes e competitivos nas modalidades de container fechado (full container) e de carga fracionada marítima (Less Container Load)”, declara Marcelo Farias. “Seguimos desenvolvendo soluções e alternativas customizadas para nossos clientes, oferecendo as melhores conexões estaduais e interestaduais para o transporte de cargas aéreas, terrestres e marítimas, que ligam diretamente os aeroportos de Guarulhos e Viracopos e, também, os Portos de Santos (SP) — a partir de Terminais como Ecoportos e Santos Brasil - Rio de Janeiro e Sepetiba ao BH Airport”, esclarece.

O Hub Logístico Multimodal e as novidades do Aeroporto Industrial são destaques da participação do BH Airport no Intermodal South America 2023, o mais conceituado fórum de Logística, Transporte de Carga e Comércio Exterior da América Latina, que acontece entre os dias 28 de fevereiro e 2 de março, em São Paulo. O evento irá reunir representantes de portos brasileiros e internacionais (Estados Unidos, Alemanha, Espanha, Portugal e Uruguai), aeroportos, empresas de transporte marítimo, aéreo, rodoviário e ferroviário, de movimentação de carga e equipamentos, além dos segmentos de software e tecnologia.

Terminal de Cargas em números O BH Airport recebe uma média de 40 containers fechados mensalmente no Terminal de Cargas, se posicionando com um dos maiores recebedores desta modalidade no país.

  • Área total de 13 mil m²

  • Armazém de carga perigosa: 300 m²

  • Câmaras Refrigeradas - Capacidade total de 3.350 m³, com setup personalizado de -20°C a 25°C, e qualificação térmica

  • 11 posições de pátio para estacionamento de Aeronaves cargueiras

  • Capacidade total do Terminal de Cargas – 70 mil ton/ano

  • Único recinto do Estado de Minas Gerais a possuir o Certificado de Boas Práticas da ANVISA para armazenagem de produtos de Ciências da Vida


Sobre o BH Airport Com localização estratégica e um dos principais hubs do país, o BH Airport atende a mais de 60 destinos nacionais e internacionais. Desde 2014, o aeroporto é administrado por uma concessão, formada pelo Grupo CCR, uma das maiores companhias de concessão de infraestrutura da América Latina, e por Zurich Airport, operador do Aeroporto de Zurich, o principal hub aéreo da Suíça e considerado um dos melhores aeroportos do mundo, além da Infraero, estatal com experiência de mais de 40 anos na gestão de aeroportos no Brasil.



Comments


bottom of page