Alunos do INHAC têm aulas com chefs franceses
- noticiasjornalhori
- 28 de ago.
- 2 min de leitura

Alunos do INHAC têm aulas com chefs franceses
Atividades integram a programação da gastronomia do Ano França - Brasil 2025
O INHAC – Instituto de Hospitalidade e Artes Culinárias recebe, entre os dias 25 e 29 de agosto, dois nomes de referência mundial na gastronomia francesa para uma série de aulas e demonstrações práticas com os alunos da escola. O chef Christophe Quantin, Meilleur Ouvrier de France (MOF) e atual treinador da equipe França Bocuse d’Or 2025 e a chef Catherine Coifford, reconhecida internacionalmente, conduzem uma programação especial que une técnica, sabor e história.
Ao longo da semana, os chefs guiaram os alunos na preparação das receitas “Marmite de Poissons du Marché, Légumes de Saison” (Caldeirada de Peixes do Mercado e Legumes da Estação) e Lagosta Roti, clássicos que evidenciam o respeito ao produto, a precisão de cortes, os métodos de cocção e a harmonização de sabores sazonais, princípios fundamentais da culinária francesa.
Em parceria com a Embaixada da França, a iniciativa integra as comemorações do Ano França-Brasil que ao longo de 2025 promove intercâmbios culturais entre os dois países, também à mesa. No INHAC, a celebração ganha forma em cozinha, aproximando estudantes, mestres e o público de uma gastronomia que é patrimônio e vanguarda. Para o mês de novembro, já está confirmada a vinda de mais três grandes nomes da gastronomia francesa.
“Trazer para as nossas cozinhas a excelência de dois grandes nomes da França reforça a missão do INHAC de formar profissionais com visão global. Essa experiência prática acelera a curva de aprendizado e inspira nossos alunos a perseguirem padrões internacionais de qualidade”, destacou Sarah Rocha, diretora executiva do INHAC.
Para a aluna Nina Gualberto, ter aula com os chefs franceses foi uma experiência única e inesquecível. “Aprendi técnicas que abriram meus olhos pra um novo jeito de cozinhar. Limpei um peixe inteiro sozinha pela primeira vez, usando uma técnica totalmente diferente e fiquei super orgulhosa! Além do conhecimento, me encantou a postura deles, sérios, rigorosos, mas ao mesmo tempo muito respeitosos e inspiradores. Saí da aula ainda mais apaixonada pela cozinha e com vontade de crescer cada vez mais. Que privilégio viver isso”, destacou.
Mais sobre o INHAC
Assinado pelo chef Leo Paixão, o INHAC é uma escola social de gastronomia que faz parte do Programa Trilhas de Futuro do Governo de Minas. Oferece anualmente o Curso Técnico em Gastronomia, com 120 vagas gratuitas. O curso propõe uma metodologia inovadora, para além da formação técnica. É reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação e tem carga horária de 960 horas. Integrado ao Centro de Referência do Queijo Artesanal (CRQA), o INHAC conta com duas cozinhas - laboratório didáticas, biblioteca de gastronomia, salas de aula completas, mezanino gourmet e área de convivência.
Juntos, formam um centro cultural inédito no país que atua na promoção da cozinha mineira, dos queijos artesanais de Minas e na inserção produtiva de jovens por meio da gastronomia. O CRQA e o INHAC têm patrocínio da Gerdau, Instituto Unimed-BH, Cemig, Anglo American, Anglo Gold Ashanti, Sicoob, Geosol, EPO e Espaço 356. A realização é do Ministério da Cultura e do Governo de Minas Gerais, por meio das leis Federal e Estadual de Incentivo à Cultura.
Comentários