top of page
  • Foto do escritorespaco horizonte

A exuberância do Castelo de Neuschwanstein





O Castelo de Neuschwanstein é um palácio de arquitetura imponente do século XIX que fica em uma montanha acima do vilarejo de Hohenschwangau e perto de Füssen, a última cidade da Rota Romântica da Alemanha, no sudoeste da Baviera, e a 130 km de Munique.



Amo viajar!


Na região também se encontra outro belo castelo, o Castelo Hohenschwangau, que foi o primeiro castelo na região, construído pelo rei Maximilian II da Baviera, que vinha a ser o pai de Ludwig II.

Ludwig II cresceu no Hohenschwangau e decidiu construir o mais lindo castelo do mundo na colina a frente da residência de seus pais.



As curvas dos torreões pontiagudos deste castelo dos sonhos destaca-se contra os picos nevados e o verde intenso da floresta alpina alemã.



O ousadíssimo projeto de Ludwig II da Baviera, mais conhecido como Rei Louco, começou a ganhar forma em 1869. O projeto do castelo foi assinado por um cenógrafo teatral que, seguindo as idéias do rei, projetou um espaço mais estético que funcional.


Apesar da aparência medieval, dentro dos castelo havia avançadas tecnologias para a época. Já contava com calefação central de ar quente, luz elétrica, água corrente quente e fria, deságues automáticos, sistema de campainha elétrica e inclusive uma linha telefônica.



Sistema de campainha elétrica

Foto retirada do site do castelo



Cozinha moderníssima para a época

Foto retirada do site do castelo



A única forma de visitar o interior do castelo é através de uma visita guiada de 30 minutos. As visitas são feitas exclusivamente com horário pré-marcado e para um pequeno grupo de pessoas. Assim sendo, quando você vai comprar os ingressos é informado de quais horários ainda possuem vagas e pode escolher um deles.


O interior do catelo é magnífico, mas as fotos só são permitidas do lado de fora. Para uma melhor ilustração desta matéria, usei algumas fotos retiradas do site oficial do castelo.

Neuschwanstein é uma construção que reflete os ideais do Rei Ludwig II. Construído como um mundo imaginário e poético no qual podia se refugiar e sonhar.


O nome do Castelo Neuschwanstein, (Neu = novo; Schwan = cisne; Stein = pedra) “Novo Cisne de Pedra” é uma referência à ópera “Lohengrin” (1850), escrita pelo compositor alemão, amigo e protegido, Richard Wagner e conta a história de um cavaleiro cisne.

No castelo também há várias pinturas inspiradas nas óperas de Richard Wagner, a quem o rei admirava até limites insuspeitáveis.



Sala do Trono

Foto retirada do site do castelo



O castelo possui 200 cômodos, entre os quais se destacam alguns ambientes. Um deles é a Sala do Trono, com 13 metros de altura. A Sala dos Cantores que é imensa e tem um cenário exuberante, era um ambiente muito particular e nunca esteve aberta para as festas da corte. Ressalto também o dormitório do rei e a capela em estilo neogótico.


Dormitório

Foto retirada do site do castelo


Para o trabalho de restauração em andamento no Salão do Trono , um andaime foi erguido na área sul. A estimativa é que o trabalho no Throne Hall continue até o outono de 2021.



O encanto não pára por aí... Os tetos dos quartos são cobertos de ouro, o piso é decorado com mosaicos, os móveis são estofados em veludo, e alguns candelabros chegam a atingir 4 metros de altura!




Belíssimas pinturas nas paredes

Foto site oficial do castelo



Sendo assim, vale a reflexão: Rei Louco: Um louco ou uma criatura especial?

Cada pessoa tem sua própria imagem do Rei Ludwig II da Baviera, mas a verdade é que sem suas idéias pitorescas não teríamos a possibilidade de curtir sua incrível construção que fazem sonhar todos aqueles que a visitam.

Para ter uma espetacular visão panorâmica de todo o castelo, não deixe de ir na Ponte Marienbrücke, também conhecida por Pöllatbrücke. Toda em madeira, localizada a 20 minutinhos a pé de Neuschwanstein, essa fascinante obra da engenharia lhe permite ver belíssimas quedas d’água, os alpes, os lagos próximos e o magnífico castelo.





Este maravilhoso castelo localizado no sudoeste da Baviera é uma construção de conto de fadas!


Construído na segunda metade do séc. XIX, é rodeado por uma bela paisagem que inspirou tanto Walt Disney para a criação do castelo da Bela Adormecida como pode nos inspirar para a criação de nossos castelos e nossos próprios sonhos!






bottom of page