01 - CAPA 00.jpg

jornal

espaço

horizonte

adriana.jpg
10.png
  • espaco horizonte

A belíssima arquitetura Art Nouveau em Praga


Fotos e texto Sandrinha Coelho



Fotos e texto Sandrinha Coelho


Passeando por Praga, na República Tcheca, me encantei com a arquitetura, os monumentos, o teatro e toda a cidade!

Localizada no coração da Europa, a cidade tem onze séculos de história refletidos em sua arquitetura especialmente conservada e conectada com todos os períodos estilísticos.



Encontramos em Praga, muito da arquitetura art nouveau que é criativa e inventiva. É caracterizada pela presença de linhas ondulantes e dinâmicas, a fim de transmitir a ideia de movimento. Em Praga e na República Tcheca (então ainda Thecoeslováquia) esta característica tão marcante foi idealizada por arquitetos como Ohmann, Bedrich Bendelmayer, Alois Dryak, Oskar Polivka, Antonin Balsanek, Josef Fanta e Alois Korda.

Praga é uma cidade interessante e difere de outras cidades europeias pela história, cultura, idioma e arquitetura. Sua cor avermelhada predominante nos telhados das casas, chama a atenção. Os tchecos adoram as cores vibrantes e elas estão por toda parte.




O estilo de Art Nouveau em Praga foi associado com o Renascimento Nacional Tcheco. É conhecido como Secese, um nome adotado do termo Austríaco “secessionismo”. Secções “fin du siècle” de Praga revelam prédios modestos incrustados com imagens de folhas e mulheres que curvam e giram através das fachadas.




Há registros da existência de Praga desde muito antes de 1357. Para ser mais precisa, desde o ano de 965, quando um comerciante árabe-judeu chamado Ibrahím Ibn Jakúb mencionou a cidade em seu diário de viagem.

Praga, a capital da República Tcheca, já sofreu ocupação alemã durante a Segunda Guerra. Suas ruas foram tomadas por tanques soviéticos e posteriormente, por inúmeros jovens que protestavam contra o regime comunista.





As ruelas cheias de lojas, restaurantes e cafés e o onipresente Castelo de Praga, considerado o maior do mundo, conforme o Guinness World Records Book, completam o cenário panorâmico da cidade.






Andando por Praga, descobri o Trdelnik, um doce que exala seu perfume pelas ruas e que me fazia sentir em uma época medieval.

No centro há várias lojinhas e banquinhas com vinhos, cervejas, comidinhas típicas e o doce, feito especialmente para turistas e onde são fabricados estes Trdelniks, um tipo de pãozinho doce envolto em um espeto, que depois é grelhado com açúcar e canela. Tipo um churrasquinho de pão, que fica girando sobre a brasa quente e liberando um aroma doce delicioso, e é este o aroma que perfuma a cidade.

Existem várias versões do Trdelniks, também chamados de Trolo e que são recheados com vários sabores, entre eles, sorvetes e Nutella.



O sabor é maravilhoso. A massinha é crocante por fora e muito macia por dentro. O açúcar cristalizado traz a textura e a doçura. A canela aromatiza.



A cidade encantadora, parece que foi edificada como um brinquedo de montar, pedacinho por pedacinho, fazendo a gente se sentir dentro de um reino encantado medieval. Os prédios e monumentos são realmente muito antigos, mas cuidadosamente recuperados, tornando tudo muito bonito e organizado.

Praga, sempre movimentada por moradores e turistas, traz atrações diferenciadas ao público que a visita.






Não perca nada! Receba nossas atualizações!

  • Ícone do Facebook Preto
  • Ícone do Instagram Preto
  • Ícone do Youtube Preto