top of page
  • Foto do escritorespaco horizonte

200 anos de memória da música e músicos do Brasil




Yuka Shimizu e Georgia Szpilman resgatam 200 anos de memória da música e músicos do Brasil em dois vídeos no YouTube


Além do concerto realizado em outubro, musicistas lançam vídeo documentário com participações da pianista Maria Josephina Mignone, do compositor João Guilherme Ripper e do pesquisador de música brasileira Luiz Antônio Almeida

Contemplado com o incentivo do Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através do edital Retomada Cultural RJ2, o espetáculo “200 anos de Memória da Música e Músicos do Brasil”, apresentado em outubro pela soprano Georgia Szpilman e a pianista Yuka Shimizu no Centro da Música Carioca Artur da Távola (Tijuca), já está disponível no YouTube desde o último dia 29 de janeiro. O concerto didático, resultado da pesquisa de ambas as musicistas, transporta o púbico para épocas distintas, abordando a diversidade sonora da música erudita, a história das composições e seus autores, sempre com uma pitada de fatos e casos interessantes que marcaram esses 200 anos.


Simultaneamente, um segundo vídeo também se encontra disponivel no YouTube, com cerca de 40 minutos. Conduzido por Georgia Szpilman e Yuka Shimizo, a produção retrata locais que remetem a história dos 200 anos da Independência, da música brasileira e de seus mais representativos compositores, como Museu Villa Lobos, Paço Imperial e Theatro Municipal. Incluindo bastidores da produção e fragmentos do concerto, o documentário conta com a participação de importantes nomes do meio musical como a pianista Maria Josephina Mignone, o compositor João Guilherme Ripper e o pesquisador de música brasileira Luiz Antônio Almeida. Ambos os vídeos contarão com recurso de acessibilidade para pessoas portadoras de deficiência auditiva.


Georgia Szpilman e Yuka Shimizu - Foto: Sergio Alberto




GEORGIA SZPILMAN - CANTO

Equilíbrio entre qualidade vocal e desenvoltura teatral”

Luiz Paulo Horta – Crítico musical de “O Globo”.


Destaca-se pela versatilidade e pela vasta experiência tem atuado como solista em grandes produções como: Turandot (Liú), As Bodas de Fígaro (Condessa), Il Triptico, Electra, Fosca (papel título), Viúva Alegre (Valentina), Cavaleria Rusticana (Lola), Carmen (Mercedes), La Traviata (Flora).


Na área de música erudita contemporânea, trabalha com a compositora Jocy de Oliveira. Participou do Festival Internacional de Mulheres Compositoras Apresentou-se na 1aAudição de Composições Brasileiras e esteve nos espetáculos da série Palavras Brasileiras - Momentos da História do Brasil em Música. Participou do Festival de Verão de Jerusalém, cantando árias e canções de Carlos Gomes. Na Alemanha, apresentou-se com árias de Wagner, Lieds e canções de Villa-Lobos. É corista do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Integrou o elenco de musicais de sucesso, como Sinatra Olhos Azuis e West Side Story

YUKA SHIMIZU - PIANO

Natural de Saitama no Japão Em 1995, ingressou na Faculdade de Música Kunitachi em Tokyo Sua paixão pela música brasileira trouxe-a ao Brasil em 1997. Estudou com Clara Sverner e Mordehay Simoni. Formou-se no Conservatório Brasileiro de Música em 2001 com a orientação da Professora Maria Teresa Soares.



Premiada em vários concursos de piano no Brasil e editais de fomento.


Desde 1998 realiza recitais nos principais teatros no Brasil e no Japão. Lançou os CDs de piano solo ” Ernesto Nazareth ~Embalada pela brisa do Rio~”, e “Piano Brasil” e , como intergra do grupo T’Rio “Trios Brasileiros” e Duo Burajiru “Tacuchian e a Viola”. Apresentou-se como solista da Orquestra Sinfônica Nacional -UFF, e Orquestra de Barra Mansa -RJ, e Orquestra Camerata de Sesi -ES.


Realizou o recital de encerramento na embaixada do Brasil em Tóquio no evento de “Comemoração dos 130 anos de nascimento de Villa-Lobos“, A História de Chiyuki Murakata e da Associação Villa-Lobos do Japão”.




Yuka Shimizu e Georgia Szpilman - Foto: Sergio Alberto





Os vídeos estão disponíveis nos links

EQUPE TÉCNICA

Dharma Arte e Entretenimento - Realização

Ventania Cultural – Produção

Rafael Lima de Almeida Monteiro - Direção Geral

Condomínio Multimídia – Filmagem e Edição

Cezanne Comunicação – Assessoria de Imprensa

Gabriela Siqueira – Mídias Socias

Sérgio Alberto – Fotografia

Ana Luiza Videira – Editoração de Material Gráfico

Francisca de Assis – Assessoria Contábil

Milton Drager - Afinador do Piano

Legendagem - Open Senses


bottom of page