Restaurantes mineiros dão dicas de tintos para serem apreciados na estação mais fria do ano e falam sobre suas principais características.
Com a chegada do inverno, muitas pessoas buscam bebidas quentes para desfrutar nos dias mais frios. O vinho pode ser uma excelente opção, oferecendo não apenas sabor e aroma, mas também uma experiência sensorial única.
Segundo especialistas, não há uma estação específica para apreciar a bebida, mas é inegável que as baixas temperaturas desta estação que acabou de começar podem torná-lo ainda mais atraente. Os tintos, em especial, são os mais indicados para essa época, sendo ideais para quem deseja explorar diferentes variedades e sabores.
Os vinhos encorpados, com teor alcoólico mais alto, são as melhores pedidas para este clima mais frio. Eles ajudam a aquecer o organismo e proporcionam uma sensação de aconchego e conforto. Além disso, os rótulos envelhecidos em carvalho, que possuem sabor intenso e prolongado, são perfeitos para harmonizar com pratos quentes.
Para apreciar os vinhos de forma adequada, é importante mantê-los em temperatura ambiente. No caso dos tintos, o ideal é entre 16 e 18°C, enquanto os brancos, devem ser servidos na faixa dos 8 a 10°C.
Os restaurantes de Belo Horizonte, Belô Cafeteria, Cabernet Butiquim e Per Lui, conhecidos por suas cartas de vinhos selecionados, além de pratos sofisticados para acompanhá-los, deram dicas dos melhores vinhos das casas que harmonizam perfeitamente com essa estação do ano:
Belo Cafeteria
A chef e proprietária do restaurante, Juliana Castro, indica o Camino de Chile Cabernet Sauvignon, “um vinho elegante com bom equilíbrio e o aroma de frutas vermelhas”, garante ela. Seu marido e sócio, Cristian Barcelos, indica o Torre Oria Tempranillo. “De cor vermelho vivo este jovem Tempranillo representa bem a nossa região com sabores de frutos vermelhos e notas de pimenta preta, corpo médio e suavidade na boca”, comenta.
Cabernet Butiquim
Pablo Teixeira, proprietário do restaurante Cabernet Butiquim, dá uma dica importante sobre o melhor tipo da bebida para esta estação do ano. “No inverno a venda de vinhos tintos cresce bastante. Nessa época é mais propenso ao consumo de tintos mais encorpados, com mais taninos e também mais alcoólicos. Adoramos oferecer Malbecs ou Cabernet Sauvignon. Um bom exemplo é o Paris Goulart Malbec Premium, da Argentina”, aconselha ele.
Per Lui
Frederico Langbehn, Sommelier do restaurante Per Lui, sugere para o tempo frio de inverno o vinho Toscanini Reserva Tannat, que pode ser encontrado na casa. “Na boca, é potente e agradável. Além disso, esse é o vinho ideal para harmonizar com carnes vermelhas leves, carnes brancas condimentadas e queijos semi curados” afirma ele.
A verdade é que harmonizar pratos e vinhos no inverno pode proporcionar experiências gastronômicas incríveis. Ao combinar vinhos encorpados com alimentos quentes e saborosos, é possível criar uma sensação única e agradável para o paladar.
Um brinde!
SERVIÇO BELÔ CAFETERIA
Rua Sergipe, 1329 - Savassi
Funcionamento: Segunda, 8h às 22h | Terça a Sexta, 8h às 22h | Sábado, 9h às 22h | Domingo, 9h às 16h
Entregas pelo Ifood
Instagram: @belocafeteria
CABERNET BUTIQUIM
Rua Levindo Lopes, 22 - Funcionários
Funcionamento: Terça a Sábado: 11:30 às 23:30 | Domingo: 11:30 às 16:00 Instagram: @cabernetbutiquim Reservas: (31) 98447-410 – WhatsApp
PER LUI,
R. Muzambinho, 608 – Serra
Funcionamento: Quarta a Sábado De 19:00 às 00:00 Instagram: @perluibh
Reservas: (31) 98365-9397
Comments