top of page
  • Foto do escritorespaco horizonte

Vidas retratadas em artes gráficas e minicontos literários



Diversos Horizontes seleciona participantes para terem suas vidas retratadas em artes gráficas e minicontos literários


Objetivo do projeto cultural é criar um espaço para a expressão da autopercepção da diversidade de pessoas e grupos sociais no espaço urbano da capital mineira



Em uma proposta inovadora, o projeto Diversos Horizontes – realizado com recursos da Lei

Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte (Modalidade Fundo) – está selecionando, até 22 de janeiro, 15 participantes que terão suas narrativas de vida transformadas em artes gráficas e em minicontos literários. Serão selecionadas pessoas que se percebem pertencentes ou classificadas como pessoas pretas, mulheres, com deficiência, em situação de rua, idosas, quilombolas, LGBTQIA+, moradoras de comunidades de BH, indígenas entre outras.


O objetivo das autoras da proposta – Ana Cláudia Vieira, Olga Campos e Marcela Menezes

– é criar um espaço para a expressão da autopercepção da diversidade de pessoas e grupos sociais no espaço urbano da capital mineira.


“Queremos expressar, em artes gráficas e em minicontos, as nuances e as complexidades de pessoas invisibilizadas dentro de generalizações e padrões sociais; pessoas que são involuntariamente inseridas em grupos socialmente estereotipados e, por isso, têm sua subjetividade e sua realidade sub representadas na comunicação e nas artes.”, conta OlgaCampos, designer e proponente do projeto.


Conforme elas explicam, a ideia do projeto nasceu pela percepção de que os estereótipos são criados partir de uma visão vertical, elitista e superficial – que negligência a subjetividade das pessoas – e são difundidos e usados em todo tipo de comunicação, contribuindo para a propagação de preconceitos.


“Quando, por exemplo, as mulheres são retratadas em uma propaganda de cerveja, há implicitamente a imagem da “mulher gostosona”. Percebemos que não está sendo vendida

apenas uma marca de cerveja, mas a ilusão de que aquela cerveja vem com o combo “mulheres bonitas e gostosas”, promovendo uma objetificação desse grupo. Da mesma forma, por exemplo, vemos a reprodução constante da imagem do negro associada à criminalidade. Então, como o ditado diz, ‘uma mentira dita mil vezes torna-se verdade’, pelo

menos aos olhos da sociedade. O projeto vem com a ideia de inverter esse processo de produção midiática gráfica, para que algumas dessas pessoas, que são minorizadas socialmente e, ao mesmo tempo, estereotipadas em imagens que não representam suas subjetividades, possam dizer como se percebem e como gostariam de ser retratadas a partir da linguagem gráfica”, comenta Ana Cláudia Vieira.


Como o Projeto vai acontecer?


O primeiro passo é a seleção de 15 participantes de Belo Horizonte cujas narrativas de vida

irão se transformar em criação artística gráfica e literária.


Para isso, as pessoas interessadas devem se inscrever gratuitamente por meio do formulário:


https://forms.gle/XdhGv5HHeXF2oevG9


A partir de fevereiro, a equipe fará uma curadoria para selecionar apenas 15 participantes.


“Estas pessoas, que chamamos de participantes-protagonistas, serão participantes do projeto na medida em que irão compartilhar, por meio de entrevistas, suas histórias e visões acerca de si mesmos; e serão protagonistas uma vez que suas histórias e individualidades serão o conteúdo principal de inspiração das criações artísticas a serem difundidas pelo projeto”, conta a produtora cultural Marcela Menezes.


O produto final será um cartão-postal para cada um dos participantes (15 no total), sendo

que a frente será ilustrada graficamente e o verso terá um miniconto literário. Além de serem veiculados em um website, para acesso virtual e gratuito, esses cartões-postais serão impressos e distribuídos gratuitamente para acesso físico da população nas nove regionais de Belo Horizonte.



DIVERSOS HORIZONTES


Formulário de inscrição: https://forms.gle/WrJrpGJXsARpcNoT6

Instagram e Facebook: @diversos_horizontes

https://www.instagram.com/diversos_horizontes/

https://www.facebook.com/Diversos-Horizontes-104649262491378

Site: www.diversoshorizontes.com.br

E-mail: diversoshorizontes@gmail.com



_______________________________________________________________________

Contato da assessoria de imprensa

(31) 9 8773-1987 (WhatsApp)


Comments


bottom of page