Você já ouviu falar dos queijos Camembert e Brie? É provável que sim, principalmente se adora um bom queijo, pois são famosos, com características bem particulares e, claro, irresistíveis.
Eu particularmente os adoro e enquanto escrevo me recordo da minha primeira 8º série... (sim, reprovei por conta da matemática, já falei outrora que minha vida não fora marcada apenas por êxitos). À época, minha professora de árabe – Dona Rose Antaki, me ensinou uma receita de um queijo de sua terra: o queijo Chancliche. Eu os produzia e vendia na escola. Na mesma época estudava francês, por um livro bem antigo “G. Mauger - Cours de Langue et de Civilisation Françaises” que contava várias histórias que me faziam delirar, sobretudo, quando tratava de comida. Após uma prova de proficiência no idioma fui para uma turma avançada no Curso de Extensão em Letras da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul e em seguida para Aliança Francesa onde comi pela primeira vez (pelo menos ao que me recordo) Brie e Camembert, junto da inesquecível professora Felícia.
Queijo Camembert
Era impossível falar dos queijos sem o adendo anterior... voltemos à eles!
Não há documentação que comprove 100% como o queijo Camembert foi criado e nem a data exata. Tem-se noção apenas do período e dos primeiros produtores.
O queijo Camembert surgiu na França, na região da Normandia em um vilarejo de nome homônimo. Estima-se que tenha surgido na época da Revolução Francesa e que sua receita tenha sido fornecida por um clérigo à Marie Harel, que trabalhava como queijeira.
O queijo Camembert é produzido a partir do leite cru em pequenos volumes, por isso suas peças circulares são pequenas. Brie e Camembert são muito parecidos, sendo normal confundi-los, mas há diferenças, ainda que relativamente sutis.
Ambos os queijos são produzidos com leite cru e o interior de ambos é cremoso como também possuem uma casca branca pela incidência de fungo, porém o Brie tem cor creme e amarelada, já o Camembert tem estrias e massa alaranjada.
Com meu Gin Art Mineira com rótulo de Yara Tupynambá by Zuurgin no Le Cordon Bleu junto dos chefs Paulo Soares e Cesar Copquel
O queijo Camembert vem da Normandia. O queijo Brie também tem origem francesa, mas homenageia uma cidade do noroeste da França. O tempo de maturação dos dois também difere: O Camembert tem tempo de maturação entre 2 e 8 semanas, já o Brie tem tempo mínimo de 4 semanas para maturação.
Quando iniciei com as atividades do Ajê Bistrô onde sou proprietário e chef executivo, servi em um dos meus menus temáticos o Chancliche, trazendo da memória a receita de minha querida “Mestra Síria” e timidamente fui inserindo no menu outros tipos de queijo, dentre eles o Brie e o Camembert.
Queijo Chancliche
Como entrada ou mesmo após a refeição e antes da sobremesa são muito apreciados sobretudo quando acompanhados de minhas compotas ou de Mel trufado que também produzo.
Orgulhosamente motivado lá na curiosidade do passado iniciei uma parceria para rótulos de queijos que levarão meu nome “tipo franceses”, assim como já fiz com Vinhos, Gin, licores e cachaça e que já são servidos no Ajê ... quem sabe o nome deste artigo deveria ser “queijos e sonhos”, “sonhos e queijos” ou “Resiliência”?
Independente, te convido para prová-los!
Cuidado com o que deseja, pode tornar-se realidade.
Com o mestre Chef Laurent Seaudeau - que muito elogiou meus queijos e a presença na foto de seu mestre o Grande Chef Paul Bocuse
Foto da capa : Queijo Brie
Matéria de David Faria para o Jornal Horizonte
Comments