Na pauta de hoje no Jornal @espacohorizonte, falaremos de um tema super atual que tem chamando a atenção dos profissionais de ensino: os impactos da transformação digital na educação acadêmica e corporativa.
Desde o início do resguardo imposto pela pandemia do COVID 19, a educação tem enfrentado muitos desafios, sobretudo, aqueles impostos pelos avanços tecnológicos que veem alterando a relação entre os profissionais do ensino, os alunos e as instituições (de ensino ou corporativas). Para muitos profissionais da educação tanto acadêmica (básica e superior), quanto corporativa ainda é difícil entender como a transformação digital vem impactando o processo de ensino-aprendizado. Na verdade, muitos ainda têm dificuldade em identificar o potencial educativo das ferramentas digitais para que as experiências de ensino apoiem as aprendizagens, ou seja, atividades que são engajadoras e efetivas e não apenas no nível do “divertimento” ou da “mão na massa”.
No cenário de retorno às atividades presenciais nas instituições de ensino e nas empresas, depois de muitos meses de encontros remotos, indica a necessidade dos profissionais da educação se atualizarem e, então, se apropriarem da tecnologia digital como forte aliada na construção do conhecimento.
Um curso que está em sintonia com as atuais mudanças na educação frente à transformação digital é o Processos e Projetos Digitais para Educação, coordenado pela Profa. Waldiane Fialho e ofertado no Instituto de Educação Continuada (IEC) PUC Minas. Ele é fruto das experiências acadêmicas e profissionais durante o regime remoto e da pesquisa mais recente da professora sobre a cocriação de valor na educação onde foram ouvidos 1.132 alunos do curso superior para entender como eles percebem valor na sua formação.
O curso foi criado pela professora e pesquisadora com o objetivo de apresentar, de forma aplicada, como as tecnologias digitais podem apoiar os profissionais da educação (professores, tutores, coordenadores, designers educacionais e gestores) no planejamento, desenvolvimento e implantação de projetos educacionais (cursos, disciplinas e treinamentos) mais ajustados ao atual cenário da educação tanto acadêmica (básica e superior), quanto corporativa. Para isto, foi desenvolvida uma metodologia que acompanha as tendências da área. A qualificação é no formato de jornadas, à luz da Literatura da área e identificando o potencial educativo das ferramentas tecnológicas contemporâneas para encarar os desafios da educação tanto acadêmica, quanto corporativa, nas modalidades a distância, híbrida e remota.
Todas as informações sobre este curso tão apropriado para o contexto atual da educação estão na página do IEC PUC Minas: https://lnkd.in/drvGXdw.
No dia 12/07, às 19 horas, será realizada a live de apresentação do projeto do curso e as inscrições são gratuitas, lá na página do curso.
Quando um projeto que foi gestado à luz da pesquisa da tese sobre cocriação de valor no ensino superior híbrido, bem como das experiências acadêmicas e profissionais durante o regime remoto faz sentido para os profissionais da área, para ex-alunos e para empresas de tecnologia da informação e serviços é uma alegria e motivo de satisfação!!
Este é o curso de Processos e Projetos Digitais para Educação ofertado pelo IEC PUC Minas.
Primeiro, os queridos e competentes colegas que acreditaram no curso e aceitaram conduzir as quatro jornadas de formação: Adriana Peret, Andrea Filatro, Alex Rosa, MSc., Amanda Martins, MSc., Ana Carolina Barbosa™️, Caio Cesar G. Oliveira, Carolina Costa Cavalcanti, Daniel Gamarano, Danilo de Melo Costa (Ph.D), Dayse Anselmo, Hélcio…