• espaco horizonte

Programação mês de março Casa Fiat de Cultura



Exposição

À superfície, em silêncio


8 mar a 24 abril | presencial e virtual


Nos primeiros meses da pandemia, isolada em casa, a artista Olívia Viana pintou baleias encalhadas em encontros com seres humanos, propondo reflexões sobre a existência e a animalidade. A exposição apresenta 12 dessas telas, que representam situações de estranhamento, surpresa e inutilidade, trazendo a baleia como uma metáfora, que questiona a nossa relação diante de uma presença inesperada e as nossas ações, quando estamos repletos de impotência, solidão e incertezas. A mostra foi selecionada no 5º Programa de Seleção da Piccola Galleria e poderá ser vista presencialmente na galeria ou online, no tour virtual disponível no site. Também será oferecida uma visita virtual ao vivo com tradução em Libras e mediação do Programa Educativo, no dia 17 de março, às 19h, com inscrição pela Sympla.



Bate-papos Virtuais

Bate-papo com artista | À superfície, em silêncio

8/mar | 19h | transmissão ao vivo


A artista, e também psicanalista, Olívia Viana desenvolve uma pesquisa plástica, em especial por meio da pintura, voltada para as noções de humanidade e animalidade e as tensões que nesse intervalo se produzem. Na exposição “À superfície em silêncio”, ela retrata baleias e seres humanos, trazendo diferentes encontros que se dão na pintura, por meio de elementos de cena e a paleta de cores carregadas de azuis, cinzas e pretos. Detalhes sobre o processo criativo, conceitos artísticos e reflexões propostas pelas obras serão abordados pela artista no bate-papo online de inauguração da mostra. Inscrições gratuitas pela Sympla.


Encontros com o Patrimônio | Modernismos à mineira: influência e reverberações da Arte Moderna em Minas Gerais

27/mar | das 11h às 12h30 | transmissão ao vivo



A compreensão de como o espírito moderno se projetou em produções de intelectuais e artistas de Belo Horizonte e do interior de Minas Gerais será abordada no Encontros com o Patrimônio deste mês. Com destaque para a Exposição de Arte Moderna de 1944 – realizada na capital mineira – serão evidenciados temas que envolveram exposições e encontros, além de aspectos ligados à urbanização e arquitetura, dentre outros. Será demonstrado como os debates desencadeados pela Semana de Arte Moderna de 1922 também estiveram presentes em algumas manifestações culturais em Minas Gerais. O convidado será o professor Rodrigo Vivas, doutor em História da Arte pela Unicamp. Inscrições gratuitas pela Sympla.


Ateliê Aberto

Ateliê Aberto | Ateliê Modernos do Brasil - Mulheres para Tarsila

22/mar | YouTube



Nomes importantes de três gerações do Modernismo no Brasil serão abordados no Ateliê Aberto Virtual, que neste semestre traz como tema a Arte Moderna Brasileira. Tarsila do Amaral será o destaque no mês em que se celebra o Dia Internacional da Mulher. Nesse tributo às mulheres, traremos as brasileiras, construindo-as pela estética criada por Tarsila. Serão usados colagens, sobreposições, recortes, dentre outras técnicas de desenho com papel, evidenciando como ele oferece possibilidades que vão além de seu uso como suporte na construção das imagens. No início do século XX, tempo em que as mulheres não tinham visibilidade, Tarsila encarou, sem medo de julgamentos, várias situações para levar adiante suas convicções artísticas. Revela-se desta forma uma valorização de temáticas brasileiras que destacam o povo em seu cotidiano, seus tipos e diversidade. O Ateliê Aberto ficará disponível no YouTube.



Formação de professores

Arte e Tecnologia: novas ferramentas para o ensino de artes

29 e 30/mar | YouTube



Atualmente, podemos visitar os maiores museus do mundo sem sair de casa. O advento da internet e o desenvolvimento da cibercultura possibilitam múltiplas formas para acessar obras e fazer arte de maneira digital. Neste contexto, o ensino e a arte também estão explorando a tecnologia, que está cada vez mais presente em nosso cotidiano. Na Formação de Professores deste mês, serão abordadas algumas possibilidades por meio de sites e de aplicativos que poderão ser usados para ampliar o repertório na aula de artes. Eles oferecem ferramentas para conhecer novos espaços e até mesmo fazer arte. Acesse o conteúdo no YouTube.


Minidocumentário

MiniDoc “Aleijadinho, arte revelada: o legado de um restauro”

21/mar | YouTube



Sucesso de público e engajamento, a exposição “Aleijadinho, arte revelada: o legado de um restauro na Casa Fiat de Cultura” será abordada no minidocumentário que percorre as etapas do complexo e minucioso trabalho de restauro de obras do mestre Aleijadinho. Sob a luz de conceitos de conservação e preservação, será enfatizado o legado para a cultura e o patrimônio mineiro-brasileiro, dessa iniciativa que envolveu as obras Sant’Ana Mestra, de Chapada de Ouro Preto (MG), São Joaquim, de Raposos (MG), e São Manuel, de Caeté (MG). O minidocumentário relembra as descobertas da restauração com o uso de raio X e luz ultravioleta e registra a entrega das obras restauradas às comunidades. Confira toda essa história no YouTube.


Horário de Funcionamento

A Casa Fiat de Cultura está de portas abertas para visitação, com protocolo de acesso para garantir a segurança do público.

Confira o horário: de terças a sextas-feiras, das 10h às 19h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h.


TODA A PROGRAMAÇÃO É GRATUITA