top of page
  • Foto do escritorespaco horizonte

Programação de férias do CCBB BH


Winx
Winx


Programação de férias do CCBB BH oferece atividades gratuitas para todas as idades durante o mês de janeiro 


As novidades incluem estreia da mostra de cinema “Um Giro pelo Mundo – Navegando no Cinema Infantil”, atividades paralelas da exposição “Hélio Oiticica – Delirium Ambulatorium”, inauguração da exposição “A.R.L. Vida e Obra”, horários prolongados do CCBB Educativo e mais! 

 

O Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte (CCBB BH) apresenta em janeiro sua programação de férias, com opções para todas as idades. Dentre as novidades do mês estão a estreia da mostra de cinema “Um Giro pelo Mundo – Navegando no Cinema Infantil”, no dia 04/01, a inauguração da exposição “A.R.L. Vida e Obra”, no dia 24/01, além do início das atividades paralelas da exposição “Hélio Oiticica – Delirium Ambulatorium”, no dia 13/01


Durante as férias de janeiro, também é possível conferir a peça “Vestido de Noiva”, em cartaz até 05/02, assim como participar das atividades gratuitas do CCBB Educativo, que estão com horários prolongados durante as férias.



Tito e os Pássaros
Tito e os Pássaros



Confira abaixo a programação completa: 



CINEMA 


Um Giro pelo Mundo – Navegando no Cinema Infantil  

No dia 4 de janeiro, estreia no CCBB BH a mostra de cinema “Um Giro pelo Mundo – Navegando no Cinema Infantil”, que exibe um conjunto de 50 filmes de 8 países, dentre animações, curtas e longas-metragens do universo infantil.   


As sessões de cinema são gratuitas e acontecem no Teatro II, de quinta a domingo, às 14h e 17h30. Os ingressos podem ser retirados no site ccbb.com.br/bh e na bilheteria do CCBB. Uma hora antes de cada sessão, novos ingressos serão liberados exclusivamente na bilheteria do CCBB.  


Além dos filmes, a programação da mostra ainda inclui outras atividades culturais, como oficinas, contação de histórias e espetáculos teatrais, que acontecem aos sábados e domingos, sempre às 16h. A entrada também é gratuita, sem necessidade de ingresso.  

A mostra fica em cartaz até o dia 4 de fevereiro, e a programação completa está disponível no site ccbb.com.br/bh






Tarsilinha
Tarsilinha

 

EXPOSIÇÕES 


A.R.L. Vida e Obra 


No dia 24 de janeiro, estreia a exposição “A.R.L. Vida e Obra”, que se aprofunda na produção do artista brasileiro Antônio Roseno de Lima, demonstrando a sensibilidade de Roseno frente ao cotidiano. 


Os materiais presentes nas obras exibidas no CCBB BH vão de pedaços de latas retirados dos entulhos a papelões, madeira e esmalte sintético das sobras das latas utilizadas para pintar portas. 


A exposição fica em cartaz até 18 de março, nas Galerias do Térreo, de quarta a segunda, das 10h às 22h. A entrada é gratuita, com retirada de ingresso pelo site ccbb.com.br/bh ou pela bilheteria do CCBB.  



 

Hélio Oiticica – Delirium Ambulatorium  


Continua em cartaz em janeiro a exposição “Hélio Oiticica – Delirium Ambulatorium”, que exibe mais de 80 trabalhos marcados pela experimentação e performance, que apontam a transformação na obra e no pensamento de Hélio Oiticica, artista brasileiro que marcou a história da arte mundial com seu trabalho potente e performático. 

 

A exposição acontece até o dia 5 de fevereiro, no Pátio e Galerias do 3º andar, de quarta a segunda, das 10h às 22h. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados na bilheteria física do CCBB ou no site ccbb.com.br/bh.  



Calamity
Calamity


Durante o mês de janeiro, começa também a programação paralela da exposição, composta por diversas atividades artístico-culturais gratuitas, que dialogam com as obras expostas no CCBB BH. A entrada é gratuita, com retirada de ingresso exclusivamente pela bilheteria do CCBB BH, uma hora antes de cada atividade. 


No dia 13/01, às 14h, ocorre a ação “Fábrica de Relevos Espaciais”, uma oficina de criação de objetos, tendo como inspiração os Relevos Espaciais de Oiticica. A atividade ocorre no Pátio do CCBB e resulta em pequenas obras, estruturas tridimensionais e móbiles para adultos e crianças.  


No dia 20/01, às 14h, no Pátio, ocorre a Oficina de Parangolés, que convida crianças e adultos a produzir suas próprias capas/vestimentas com frases de impacto, se inspirando nos trabalhos icônicos de Oiticica Na mesma data, às 17h, o CCBB BH recebe uma fanfarra da cidade, que convida o público a realizar um exercício de liberdade ao longo do espaço do Centro Cultural. 


No dia 27/01, ocorre a oficina “Ontem, Hoje e Amanhã”, às 19h30, na Sala 206. A atividade tem foco na difusão do design gráfico brasileiro produzido nas décadas de 60 e 70, através do olhar, da vida e dos trabalhos desenvolvidos pelo artista gráfico e visual baiano Rogério Duarte. O evento promove bate-papo, mesa-redonda e um poster workshop com Dandara Almeida e Bruno Biano, do Estúdio Voulta. 




Cérebro Perdido
Cérebro Perdido

 

TEATRO  


Vestido de Noiva 


Durante o mês de janeiro, o público tem a oportunidade de conferir o aclamado espetáculo “Vestido de Noiva”, do Grupo Oficcina Multimédia (GOM). A peça está de volta ao CCBB BH em celebração aos 80 anos da obra de Nelson Rodrigues, que revolucionou a dramaturgia moderna no Brasil.  


No palco, os artistas mesclam realidade, memória e alucinação para contar a triste história de Alaíde, que, após ser atropelada por um carro em alta velocidade, é hospitalizada em estado de choque. Na mesa de cirurgia, oscilando entre a vida e a morte, a mente de Alaíde busca reconstruir sua própria história e, aos poucos, seus sonhos inconscientes e desejos mais inconfessáveis vêm à tona.

 

"Vestido de Noiva” está concorrendo ao 34º Prêmio Shell de Teatro na categoria “Destaque Nacional”, e a diretora do espetáculo, Ione de Medeiros, está concorrendo ao prêmio APCA 2023 na categoria “Melhor Direção”. 


A montagem fica em cartaz até 5 de fevereiro, no Teatro I do CCBB BH, de sexta a segunda, sempre às 20h. Os ingressos custam R$30,00 (inteira) e R$15,00 (meia), e estão disponíveis no site ccbb.com.br/bh ou na bilheteria do CCBB.

 


Domingo
Domingo


CCBB EDUCATIVO 


Durante as férias de janeiro, o CCBB Educativo oferece horários prolongados para suas principais atividades. As ações “Em Cantos e Contos – As Ruas Falam”, “Laboratório de Práticas Criativas – Objetos Sensacionais”, “Livro Vivo”, “Pequenas Mãos – Lugares de Sentido” e “Pequeníssimas Mãos – Múltiplas Sensações” passam a ocorrer de quinta a segunda. Os horários e sinopses das atividades podem ser conferidos no site ccbb.com.br/bh

Em janeiro, o CCBB Educativo também oferece atividades especiais, como a ação “Que Dia é Hoje? O Corpo é uma Festa – Diversidade no Carnaval de Rua de BH”, que visa celebrar o Dia da Visibilidade Trans. A ação ocorre no dia 21 de janeiro, às 11h, e o bloco Abalô-caxi irá realizar um cortejo carnavalesco com foco na luta, festa e visibilidade Trans. 

No dia 20 de janeiro, às 10h30, ocorre a ação “Chá entre Nós – Delírios Conceituais Sobre a Experiência na Arte Contemporânea”, que consiste em um bate-papo que explora a história de luta e resistência do carnaval de rua de Belo Horizonte, em conexão com o viés carnavalesco e ambulatorium da produção artística de Hélio Oiticica. As inscrições podem ser feitas através do link: https://forms.gle/TqP3PGqkqvRCAYzj8. 

Ao longo do mês, o CCBB Educativo também oferece semanalmente Visitas Mediadas, Visitas Agendadas para Grupos, Visitas Mediadas em Libras, Visitas Teatralizadas, as ações “#EUQUEFIZ” e “Ateliê Educativo”, e as atividades “Música Encena” e “Ações Sensoriais”, que dialogam com a exposição “Hélio Oiticica – Delirium Ambulatorium”.  

Além disso, o CCBB Educativo também oferece no dia 14 de janeiro, às 9h30, a visita mediada para bebês “No Sling”, com inscrição pelo link https://forms.gle/uFKJ1fMV9GBqj9CX9, assim como uma Visita Mediada Cognitiva e Multissensorial, no dia 21 de janeiro, às 9h30, com inscrições pelo link https://forms.gle/PLKM6ZQCoin8u6uu6. 

A programação completa pode ser conferida em ccbb.com.br/bh. As atividades do CCBB Educativo são gratuitas e não é necessário retirar ingressos para participação. 

 

Circuito Liberdade      

O CCBB BH é integrante do Circuito Liberdade, complexo cultural sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), que reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e cultura em transversalidade com o turismo. Trabalhando em rede, as atividades dos equipamentos parceiros ao Circuito buscam desenvolvimento humano, cultural, turístico, social e econômico, com foco na economia criativa como mecanismo de geração de emprego e renda, além da democratização e ampliação do acesso da população às atividades propostas.     

 

SERVIÇO 

CINEMA 

Um Giro pelo Mundo – Navegando no Cinema Infantil 

Local: Teatro II CCBB BH  

Data: 04/01/24 a 04/02/24 - de quinta a domingo, das 14h às 17h30 

Classificação indicativa: Livre 

Ingressos gratuitos, retirados pelo site ccbb.com.br/bh ou na bilheteria do CCBB. 

 

EXPOSIÇÕES 

A.R.L. Vida e Obra

Local: Galerias do térreo 

Período: 24/01/24 a 18/03/24  

Ingressos gratuitos, retirados pelo site ccbb.com.br/bh ou na bilheteria do CCBB. 

Horário de visitação: de quarta a segunda, das 10h às 22h.  

 

Hélio Oiticica – Delirium Ambulatorium 

Local: Pátio e galerias do 3º andar 

Período: até 05/02/24 

Ingressos gratuitos, retirados pelo site ccbb.com.br/bh ou na bilheteria do CCBB. 

Horário de visitação: de quarta a segunda, das 10h às 22h.  


ATIVIDADES PARALELAS | HÉLIO OITICICA – DELIRIUM AMBULATORIUM 

Fábrica de Relevos Espaciais 

Local: Pátio CCBB BH  

Data: 13/01 (sábado), às 14h  

Entrada gratuita, com retirada de ingresso exclusivamente pela bilheteria do CCBB BH, uma hora antes da atividade.   


Oficina de Parangolés 

Local: Pátio CCBB BH  

Data: 20/01 (sábado), às 14h  

Entrada gratuita, com retirada de ingresso exclusivamente pela bilheteria do CCBB BH, uma hora antes da atividade.   


Fanfarra 

Local: CCBB BH  

Data: 20/01 (sábado), às 17h  

Entrada gratuita, com retirada de ingresso exclusivamente pela bilheteria do CCBB BH, uma hora antes da atividade.   


Oficina “Ontem, Hoje e Amanhã” 

Local: Sala 206 CCBB BH  

Data: 27/01 (sábado), às 19h30  

Entrada gratuita, com retirada de ingresso exclusivamente pela bilheteria do CCBB BH, uma hora antes da atividade.   


TEATRO 

Vestido de Noiva 

Local: Teatro I CCBB BH  

Data: até 5 de fevereiro - de sexta a segunda, às 20h  

Classificação indicativa: 14 anos 

Ingressos: R$30 (inteira) e R$15 (meia), disponíveis no site ccbb.com.br/bh e na bilheteria do CCBB. 


CCBB Educativo  

Que Dia é Hoje? | O corpo é uma festa – Diversidade no carnaval de rua de BH 

Quando: 21/01 (domingo), às 11h. 


Chá entre Nós | Delírios Conceituais Sobre a Experiência na Arte Contemporânea 

Quando: 20/01 (sábado), às 10h30. 


No Sling 

Quando: 14/01 (domingo), às 9h30. 


Visita Mediada Cognitiva e Multissensorial 

Quando: 21/01 (domingo), às 9h30. 

 

Em Cantos e Contos – As Ruas Falam 

Quando: De quinta a segunda, às 14h e 16h. 


Laboratório de Práticas Criativas – Objetos Sensacionais 

Quando: Sábados e domingos, às 12h e 17h. Segundas, quintas e sextas, das 11h às 14h e das 15h às 20h. 


Livro Vivo 

Quando: De quinta a segunda, às 13h e 17h. 


Pequenas Mãos – Lugares de Sentido 

Quando: De quinta a segunda, às 15h. 


Pequeníssimas Mãos – Múltiplas Sensações 

Quando: De quinta a segunda, às 11h e 11h30. 


Ações Sensoriais 

Quando: Sábados e domingos, às 11h e 15h. Segundas, quintas e sextas, das 11h às 14h, das 15h às 18h, e das 19h às 21h. 


Música Encena 

Quando: Sextas, às 19h.  


Quando: Segundas, quintas e sextas, das 10h às 21h. Quartas, das 10h às 13h e das 17h às 21h. Sábados, domingos e feriados, às 10h e 18h. 


Ateliê Educativo 

Quando: Segundas, quintas e sextas, das 10h às 21h. Quartas, das 10h às 13h e das 17h às 21h. Sábados, domingos e feriados, às 10h e 18h.



Crédito divulgação

Comments


bottom of page