• espaco horizonte

Programação de Abril da Casa Fiat de Cultura




Encontros com o Patrimônio | Pelos trens de Minas: um passeio pela história ferroviária 24/abr | das 11h às 12h30 | transmissão ao vivo


Do transporte de cargas ao de passageiros, os trens fazem parte da história de Minas Gerais. As locomotivas povoam o imaginário dos mineiros e estão presentes na memória afetiva dos moradores mais antigos do estado, já que muitas cidades foram desenvolvidas em torno da rede ferroviária. Em 30 de abril, celebra-se o Dia do Ferroviário – uma homenagem à data de inauguração da primeira linha de ferro do Brasil, a Estrada de Ferro Mauá. Para comemorar, o “Encontros com o Patrimônio” de abril abordará a história das ferrovias em Minas Gerais e seus aspectos patrimoniais, bem como a relação dos mineiros com os trens. O convidado será o superintendente do Museu Ferroviário de Juiz de Fora, Marco Aurélio de Assis, que apresentará destaques do acervo da instituição. Inaugurado em 2003, o museu possui um acervo de mais de 300 peças sobre a história da ferrovia no município e no Brasil.Tanto o acervo quanto a edificação são tombados pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG). Inscrições gratuitas pela Sympla.


Exposição

À superfície, em silêncio 8 mar a 24 abril | presencial e virtual

Nos primeiros meses da pandemia, isolada em casa, a artista Olívia Viana pintou baleias encalhadas em encontros com seres humanos, propondo reflexões sobre a existência e a animalidade. A exposição apresenta 12 dessas telas, que representam situações de estranhamento, surpresa e inutilidade, trazendo a baleia como uma metáfora, que questiona a nossa relação diante de uma presença inesperada e as nossas ações, quando estamos repletos de impotência, solidão e incertezas. A mostra foi selecionada no 5º Programa de Seleção da Piccola Galleria e poderá ser vista presencialmente, na galeria, ou online, no tour virtual disponível no site da Casa Fiat de Cultura. Além da visita presencial e do Tour Virtual, o público poderá conferir também um percurso temático online, que será disponibilizado no YouTube e nas redes sociais.



Visita Virtual Acessível

Visita virtual com Libras | À superfície, em silêncio 14/abr | das 19h às 20h30 | transmissão ao vivo


Assim como o canto das baleias pode ser ouvido a quilômetros de distância, as obras da exposição “A superfície, em silêncio” podem ser vistas em qualquer lugar, por meio da visita virtual ao vivo, conduzida pelo Programa Educativo da Casa Fiat de Cultura. As pinturas de Olívia Viana nascem a partir da observação de fotografias e reportagens sobre baleias encalhadas ao redor do mundo. Na visita virtual, que contará com tradução simultânea em Libras, serão abordados diferentes aspectos das obras, como as técnicas utilizadas e as diversas temáticas que se encontram nas telas. O evento é online e gratuito.



Bate-papos virtuais

Palestra | Arte e inconsciente: influências do pensamento freudiano no movimento modernista

19/abr | das 19h às 20h30 | transmissão ao vivo



No centenário do Modernismo no Brasil, a Casa Fiat de Cultura aborda as reverberações do movimento nas expressões artísticas e culturais do país. Na palestra “Arte e psicanálise: influências do pensamento freudiano no movimento modernista” a psicanalista, escritora, ensaísta e crítica de arte Bianca Coutinho Dias vai destacar a relação entre a Psicanálise e o Modernismo, movimento que revelou novas maneiras de pensar o mundo e se traduziu em inovações nas linguagens artísticas e nos conteúdos formais. As transformações estéticas também foram influenciadas pelas teorias de Freud, absorvendo suas ideias e criando a partir disso. Será proposto um diálogo entre a arte e a psicanálise, a partir de artistas modernistas que abrigaram em suas obras e experiências algo da transmissão freudiana e da ideia de sujeito que ali se esboçava. Inscrição gratuita pela Sympla.



Ateliê Aberto

Ateliê Modernos do Brasil I Goeldi: preto, branco e pontos de cor

22/abr | YouTube




Minicurso

História da Arte - Introdução às Vanguardas Europeias

26, 27 e 28/abr | YouTube


A revolução industrial foi um período marcado por grandes mudanças de paradigmas. A popularização de grandes invenções na Europa, como a luz elétrica e o carro movido a gasolina, além da produção em larga escala de bens de consumo, aceleraram o ritmo de vida de todos. Em paralelo a esses acontecimentos, transformações sociais e movimentos culturais provocaram uma inquietude intelectual e motivaram o surgimento de grupos que buscavam inovar nas artes, ultrapassar seu tempo e antecipar o futuro. Assim, as vanguardas surgiram na Europa, no fim do século XIX, com movimentos de caráter experimental, que rompem radicalmente os padrões da arte tradicional. No minicurso você conhecerá artistas dessas denominadas vanguardas e saberá mais sobre a contextualização histórica e cultural da virada do século XIX para o XX, a fim de compreender as influências das transformações socioculturais na produção artística, e como se deu o movimento Modernista no Brasil. Confira em nosso YouTube na data de lançamento.


Horário de Funcionamento

A Casa Fiat de Cultura está de portas abertas para visitação, com protocolo de acesso para garantir a segurança do público.


Confira o horário:

de terças a sextas-feiras, das 10h às 19h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h.No dia 15 de abril, sexta-feira, em razão do feriado da Semana Santa, a Casa estará fechada.


Abriremos normalmente nos demais dias. Venha nos visitar!

TODA A PROGRAMAÇÃO É GRATUITA