• espaco horizonte

Programação Casa Fiat julho 2022




Gemini

14/jul a 14/ago | presencial


Baseada em uma história em quadrinhos, Gemini, de Rogi Silva e Clémence Bourdaud, é fruto do diálogo entre os dois artistas – um brasileiro e uma francesa – que desenham de maneira metafórica suas experiências. Na exposição, a HQ é transportada para uma instalação digital e interativa, narrando a história de uma mulher que, depois de comemorar o Dia da Festa Nacional Francesa, dorme ao som dos fogos de artifício e sonha com suas próprias silhuetas. Elas dançam e se divertem juntas, até que um dos perfis foge para o mundo real. A mostra inclui, além da instalação Gemini, reproduções de desenhos dos livros “Jardins de coisas ferozes”, “Não tenho uma arma”, “Pumii do vulcão”, “Aterro”, “Mergulhão” e “Confissão a Esfinge”, de Rogi Silva. A exposição é uma parceria entre o Serviço de Cooperação e Ação Cultural da Embaixada da França, a Aliança Francesa de Belo Horizonte e a Casa Fiat de Cultura e integra a programação do Festival Internacional de Quadrinhos (FIQ) e do Festival Liberté, da Aliança Francesa.




Entre o sono e a vigília

até 14/agosto | presencial e virtual



A mostra do artista Ian Gavião reúne dois vídeos e um conjunto de esculturas moldadas em parafina, obras criadas a partir do diálogo entre diversas linguagens artísticas, notadamente a literatura e a performance artística. A matéria mutável e quebradiça das velas ligadas aos ritos e tradições apontam em suas texturas a impermanência, o movimento fluido e o tempo. “Entre o sono e a vigília” circula entre dois mundos, entre o velar e o dormir, sobrevoa por uma realidade repleta de mistérios, abrindo um espaço para o imaginário e a fabulação. A exposição foi escolhida pelo 5º Programa de Seleção da Piccola Galleria e poderá ser visitada presencialmente e também pelo tour virtual disponível no site da Casa Fiat de Cultura. Às quartas e quintas-feiras, o Programa Educativo oferece, às 10h e às 14h, visitas mediadas agendadas para grupos. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail agendamento@stellantis.com. No dia 7 de julho, ainda será possível participar de uma visita virtual com tradução em Libras. Inscrições gratuitas pela Sympla.



Passeio pela história

24 jul | às 11h | presencial




O Programa Educativo da Casa Fiat de Cultura guiará o público em uma visita patrimonial à Praça da Liberdade, abordando dados históricos, arquitetônicos e patrimoniais dos edifícios, além de algumas lendas que envolvem esses lugares. O passeio também apresentará aos visitantes o painel Civilização Mineira, de Candido Portinari, discutindo aspectos estéticos e temáticos da obra e seu processo de restauração. No percurso histórico o grupo passará diante do Palácio da Liberdade, edifício inaugurado em 1897 para ser a sede administrativa e a residência oficial dos governadores, e visitará o Palácio dos Despachos, prédio projetado para abrigar as atividades administrativas do governo estadual, e onde funciona hoje a Casa Fiat de Cultura. A visita será finalizada nos jardins da Casa Fiat de Cultura, na Capela de Santana, construída no final dos anos 1950. As inscrições podem ser feitas pela Sympla. Ponto de Encontro com o público: 10h30, no hall principal da Casa Fiat de Cultura



Ateliê Aberto de Férias - Desenho com papel, da prancheta para as paredes

02, 09 e 16/jul | presencial



O Programa Educativo da Casa Fiat de Cultura convida o público a experimentar uma nova forma de utilizar o papel, para além do seu uso como suporte. Por meio de colagens, sobreposições, cortes, recortes, rasgaduras e dobras, o papel será transformado em matéria-prima para a criação de desenhos autorais, como uma espécie de “lápis” capaz de reproduzir diversas texturas e cores no desenvolvimento de imagens criativas. O ateliê acontecerá sempre aos sábados, às 10h30 e às 14h30. Para participar, não é necessário fazer inscrição prévia, mas as vagas estão sujeitas à lotação do espaço. Menores de 12 anos podem participar acompanhados por um responsável. É obrigatório o uso de máscaras durante toda a atividade.



Oficina de Férias | Quadrinhos: narrativa visual pop

23 e 30/jul | presencial




Quadrinho, HQ, Gibi, Arte Sequencial. Quantos nomes para a chamada 9ª arte! Inicialmente considerada uma arte menor, a narrativa visual dos quadrinhos contemporâneos ganhou o público por meio das tiras em jornais e revistas e hoje é um dos maiores mercados literários do mundo. Um gênero híbrido entre a literatura e as artes visuais, com características estéticas marcantes e elementos básicos facilmente reconhecíveis.

Na oficina de férias da Casa Fiat de Cultura, o público poderá conhecer melhor o estilo e aplicar o conhecimento teórico, na prática, com a produção de uma história em quadrinhos, trabalhando as estruturas básicas do gênero, como o quadro/requadro, o recordatório, as onomatopéias e as metáforas visuais. A oficina é voltada para crianças e adultos, com horários diferenciados para cada faixa etária. Para as crianças de 06 a 13 anos, a atividade será realizada das 10h às 12h, e para o público a partir de 14 anos, acontecerá das 15h às 17h. As inscrições podem ser feitas pela Sympla. É obrigatório o uso de máscara.



Horário de funcionamento em julho


A Casa Fiat de Cultura está de portas abertas, com protocolo de acesso para garantir a segurança do público.

Confira o horário:

de terças a sextas-feiras, das 10h às 19h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h.

Vale a pena visitar!



TODA A PROGRAMAÇÃO É GRATUITA