top of page
Foto do escritorespaco horizonte

Prazo para Declaração de Acervos Culturais para bibliotecas termina no dia 30 de setembro


Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais - Foto Acervo Secult
Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais - Foto Acervo Secult


Municípios que possuem acervos patrimoniais e de memória sob a responsabilidade de arquivos, bibliotecas e  museus podem solicitar a declaração para pontuar no Programa ICMS Patrimônio Cultural



A Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB) da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, unidade da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG), reforça a informação para a Declaração de Acervos Culturais para o ano de 2024, exercício 2026, no âmbito do programa ICMS Patrimônio Cultural do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG). O prazo é 30 de setembro. 


Os municípios que possuem acervos patrimoniais e de memória sob a responsabilidade de arquivos, bibliotecas e museus podem solicitar a declaração para pontuar no Programa ICMS Patrimônio Cultural, programa de incentivo à preservação do patrimônio cultural de Minas Gerais, com repasse de recursos a municípios que trabalham a preservação do patrimônio e suas referências culturais, por meio da adoção de políticas públicas.


Em 2023, por exemplo, foram emitidas 223 Declarações de Acervos Culturais para mais de 170 municípios. A DLLLB alerta os municípios para não perderem a oportunidade de conseguir até 0,30 pontos no Programa ICMS Patrimônio Cultural.


"A preservação dos acervos de memória local nas bibliotecas públicas é um passo essencial para garantir que as histórias e tradições de nossas comunidades permaneçam vivas. A Declaração de Acervos Culturais, no âmbito do Programa ICMS Patrimônio Cultural, não apenas valoriza esses acervos, mas também os conecta a iniciativas globais, como o Programa Memória do Mundo da UNESCO. É uma oportunidade única de assegurar que a memória local se torne parte da memória coletiva da humanidade, ressalta Cleide Fernandes, coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Minas Gerais.


Gestores municipais podem verificar os critérios e procedimentos para a solicitação da Declaração de Acervos Culturais via SEI!MG. No link, há as perguntas as quais devem ser respondidas no processo SEI para iniciar a solicitação. Para complementar o questionário, é solicitado um dossiê com fotos do acervo, baseado no modelo de dossiê da Coleção Mineiriana da Biblioteca Pública Estadual. A DLLLB explica que somente serão aceitas solicitações enviadas via SEI!MG. Em caso de dúvidas, um tutorial detalhado de todo o processo para bibliotecas públicas está disponível neste link.


A Declaração de Acervos Culturais poderá ser solicitada até o dia 30 de setembro de 2024. Devido às eleições municipais, o prazo não será prorrogado. A análise dos documentos pela Secult-MG acontece em 20 dias, prorrogável por mais 10. Acesse a gravação da 5ª Rodada do ICMS Patrimônio Cultural aqui.


Dúvidas e informações: acervosculturais@secult.mg.gov.br.



DECLARAÇÃO ACERVOS
DECLARAÇÃO ACERVOS



Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais 


Equipamento da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo do Governo de Minas Gerais, a Biblioteca Pública completou 70 anos no dia 02 de junho de 2024. Atualmente é o mais antigo espaço cultural da Praça da Liberdade, em Belo Horizonte. O acervo conta com mais de 570 mil exemplares composto por livros, revistas e jornais históricos. Por mês, são mais de três mil leitores que retiram obras via Setor de Empréstimo, que conta com mais de 80 mil títulos para essa finalidade. É também importante promotora de eventos cultuais, já que conta com teatros e espaços para exposição. 


O equipamento conta ainda com projetos de extensão como o tradicional Carro-Biblioteca, serviço que leva conhecimento literário a regiões carentes da capital; a Caixa-Estante, que atende instituições prisionais e de saúde, por exemplo. O equipamento possui também uma biblioteca infanto-juvenil, o setor Braille, o de Coleções Especiais, contendo Obras Raras e outras ligadas à identidade mineira, o setor de Referência e Estudos, Hemeroteca Histórica, Empréstimo e o Espaço Geek, com jogos e quadrinhos, além do tradicional Suplemento Literário. 


Endereço:

Prédio Sede – Praça da Liberdade, 21, Savassi / CEP:  30140-010

Prédio Anexo – Rua da Bahia, 1889, Centro / CEP: 30160-017

Belo Horizonte – MG 

Rede Social e Site (informações gerais)

Intagram – @bibliotecaestualmg / bibliotecapublica.mg.gov.br


Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page