top of page
  • Foto do escritorespaco horizonte

Pátio Arts & Design recebe a mostra "Janela sem tempo"



A exposição traz obras da fotógrafa Taymerê Fonseca para a galeria de arte do Pátio Savassi.

Com curadoria de Paulo Apgáua e Sandrinha Coelho, a galeria de arte do Pátio Savassi recebe a exposição "Janela sem Tempo", da fotógrafa e artista Taymerê Fonseca. A mostra, com 17 obras, fica em cartaz até 5 de março, no espaço Pátio Arts&Design, no piso L2, com visitação gratuita, diariamente, das 10h às 22h.


A exposição apresenta Belo Horizonte, e de certa maneira, todas as demais cidades que moram no inconsciente da artista, numa esfera para além dos tijolos, cimento e vidro e o que mais constrói as paisagens. Diante dos portais que Taymerê abre com suas lentes, onde tanto faz o tempo, é possível se perguntar sobre desejos de reconexão, sobre solitude e vertigem, sobre onde habita aquele indefinido todo que talvez apareça nos reflexos de qualquer parede de vidro ou ainda se perguntar sobre uma paisagem que dissolve verticalmente, céu-terra. A obra de Taymerê Fonseca mostra a conexão com o invisível. É um portal de acesso a outros planos. Sua voz ressoa em ondas que transformam a vibração do espaço e te convida a olhar para o infinito interior.





Taymerê vem do interior, da cidade dos sinos, São João del Rey. A música visitou a artista desde menina, tanto no dobrar do campanário como na sala de sua casa, onde já arriscava os primeiros passos de dança embalada pela escola de samba que costumava ensaiar ali na frente. Nessa época distante, Taymerê já revelava a inafastável inclinação para as artes, fazia tinta a partir de flores, modelava argila, cantava no seu microfone da Xuxa, gravava fitas, escrevia cartas de amor para a mãe…





Taymerê cursou brevemente Arquitetura, mas foi em Design Gráfico que se formou. No percurso casa-trabalho-casa, a cidade começava um sussurro, que, aos poucos, a artista começou a ouvir mais e mais alto. Praticando atenção plena, percebeu tons e formas, perspectivas, recortes e cenas. Com seu celular os registrou. Foi assim, de maneira autodidata e espontânea que nascia a fotógrafa. As experimentações de Taymerê começaram a ganhar volume e superar o simples trajeto do trabalho. A prática lapida a artista e é quando ela é convidada a fazer sua primeira exposição.





Mineira, de 1987, formada em Design Gráfico, Taymerê é mais uma das mulheres de sua família que cria para viver. Com seis exposições individuais em Minas Gerais, vive experimentando na fotografia, na música e na composição. Atualmente, a artista reside no norte do país, onde experimenta muito da dança e da música, além, naturalmente, da fotografia. As referências mudaram, a floresta germina muito nas novas coleções, mas é aqui, na Janela sem Tempo, que Taymerê homenageia onde aprendeu suas primeiras lições da vida adulta, onde aprendeu e depois desaprendeu a profissão, onde se despertou artista. Entrando na Galeria Pátio Arts & Design, pode ocupar uma vez mais a capital mineira, a cidade-portal, e nos convida a visitar onde habita a sua saudade.





SERVIÇO:

EXPOSIÇÃO JANELA SEM TEMPO



Galeria Pátio Arts&Design - piso L2 do Pátio Savassi

Até 5 de março

Visitação: diariamente, das 10h às 22h

Entrada gratuita

Informações: @meupatiosavassi | @taymere



Relacionamento com Imprensa

Romano Comunicação

Thiago Romano – 31 99282 6879 / thiago@romanocomunicacao.com Instagram: @romanocomunicacao

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page