top of page
  • Foto do escritorespaco horizonte

Josiane de Souza é nomeada secretária de Estado Adjunta de Cultura e Turismo

Musicista, advogada e cientista social, Josiane de Souza é nomeada secretária de Estado Adjunta de Cultura e Turismo


Josiane de Souza -  foto Daniele Marques
Josiane de Souza - foto Daniele Marques


Josiane de Souza, nova secretária-adjunta de Cultura e Turismo, tem formação em música pela Fundação Calmon Barreto, de Araxá, e pelo Conservatório de Música Dr. José Figueiredo, de Patrocínio. É também advogada e graduada em ciências sociais pela UFMG, com ampla experiência em gestão nos setores público e privado. Sua nomeação pelo governador Romeu Zema foi publicada nesta sexta-feira (6), no Diário Oficial.


Profissionalmente, atuou como coordenadora da assessoria parlamentar no Ministério do Turismo, órgão em que exerceu também o cargo de chefe de gabinete do Secretário Executivo. Foi chefe da assessoria da presidência da Embratur, e consultora técnica e política da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, além de chefe de gabinete da Presidência da Câmara de São Gotardo.


No setor privado, Josiane foi sócia-proprietária da Impacto Pesquisa e Consultoria, coordenadora de projetos sociais e gerente de negócios, respectivamente, em empresas do ramo de engenharia e seguros.


Milena Pedrosa, que esteve como secretária-adjunta desde março de 2022, deixa o cargo para cursar o Sloan Masters in Ledership and Strategy Programme, da London Business Scholl após ser selecionada para o mestrado. Milena estava na Secretaria de Estado de Cultura e Turismo desde 2020. Foi Superintendente de Museus, Bibliotecas, Arquivo e Equipamentos Culturais, Gestora do Circuito Liberdade e Subsecretária de Turismo.


Presença constante em missões internacionais, Milena Pedrosa exerceu papel importante em iniciativas, como a instalação de uma unidade do Vila Galé Resorts, em Ouro Preto e a inauguração de voos diretos para o Aeroporto Internacional de Confins. Destaca-se também sua contribuição na execução do Reviva Turismo, que superou a meta de geração de empregos prevista e alcançou 108 mil postos de trabalho em 2022. Mais recentemente, conduziu e coordenou os programas Minas Criativa, Mais Turistas e o 1° Festival Internacional de Cozinha Mineira Contemporânea - Caipiblue.


Matéria: Musicista, advogada e cientista social, Josiane de Souza é nomeada secretária de Estado Adjunta de Cultura e Turismo


Publicada no Jornal Horizonte

bottom of page