• espaco horizonte

ORVIETO: Uma Cidade Etrusca na Úmbria

Fotos e texto: Sandrinha Coelho



Em minhas viagens pela Itália visitei a Umbria e me apaixonei pelas cidades, gastronomia, arquitetura e, em particular pela cidade de Orvieto.










É uma pequena cidade muito antiga, de origem etrusca, localizada na região central do país e situada no topo de um penhasco de tufo vulcânico.

Hoje em dia, não precisamos mais de animais de carga para acessar a cidade alta. Com moderno sistema de mobilidade alternativa, o funicular (que funcionava com a força da água no SEC. XIX) é um atrativo para os turistas e uma facilidade para os moradores.



Funicular de Orvieto que leva os passageiros à cidade alta




CATEDRAL DE SANTA MARIA ASSUNTA


A Catedral de Santa Maria Assunta (1290) com sua fachada de mosaico é o principal local de culto católico em Orvieto, na província de Terni. É uma obra-prima da arquitetura gótica da Itália Central.



Vista frontal


Vista lateral




POZZO DI SAN PATRIZIO



Entrada Poço de San Patrizio (5 euros)



Outra atração interessante em Orvieto, é o poço de San Patrizio (século XVI), uma extraordinária obra de engenharia civil dos anos 500, com 62 metros de profundidade e um diâmetro de 13,5 metros. Com duas escadas helicoidais de 248 degraus que não se encontram nunca, cria uma atmosfera surreal. Uma rede de cavernas subterrâneas testemunha as raízes etruscas da cidade. Artefatos desse período, incluindo objetos de cerâmica e bronze, estão expostos no Museu Arqueológico Nacional.



Vista externa do Poço de San Patrizio




Vista interna do Poço de San Patrizio




EMBUTIDOS CLÁSSICOS, VINHOS E QUEIJOS


Além de famosa por fabricar embutidos clássicos de sabores e perfumes surpreendentes, Orvieto é conhecida sobretudo pelo seu vinho, o famoso Grechetto. Produz também o Trebbiano e o Sangiovese, que são produzidos em grandes quantidades, e algumas excelências, como o Muffa Nobile, um produto DOC. (denominação de origem comprovada).







Salumeria clássica da Umbria com produtos distintos e uma infinidade de sabores e queijos diferenciados

Salame Umbro de porco

Pecorino gnorante



ARTESANATO EM MADEIRA


Continuando a percorrer as ruas de Orvieto e por indicação do meu primo italiano Vicenzo Vorcaro e sua esposa Adriana, fui conhecer a loja de artesanato em madeira de Umberto Fantina e seu sócio Ian. Com histórias de vidas diversas e carreiras diferentes, os dois artesãos são apaixonados pela madeira e pelo trabalho que ela pode proporcionar.



Umberto Fantina é nascido em Roma e formou-se desde muito jovem em construção naval. Tem uma habilidade especial para trabalhar a madeira e dela tirar todas as suas características através de seu artesanato, principalmente em peças decorativas de iluminação. Como cenógrafo, também criou vasos, colunas e ânforas para filmes ambientados na antiguidade.





Ian Bicaire herdou a arte e a loja de seu pai Patrice, um dos precursores do que é chamado em Orvieto de “o caminho dos artesãos ”. É a habilidade nata de trabalhar a madeira respeitando-se o método original do SEC. XVI, onde esta madeira é usada na sua composição bruta e sem corantes. Cada peça é única,diferenciada, resultado da arte inspiradora do artesão que mescla cores, texturas e consistências de várias madeiras.



A experiência dos dois artesãos pode ser encontrada nos vários tipos de peças entalhadas em madeira e expostas na loja da cidade de Orvieto na Via dei Magoni 11, bem pertinho do Duomo de Orvieto.



Peças exclusivas da loja de Umberto Fantina e Ian Bicaire





Peças exclusivas e decorativas de iluminação






Peças exclusivas de jogo de xadrez confeccionados em madeiras de tons diferentes





Peças exclusivas confeccionadas em madeira de oliveira






A loja de artesanato em madeira fica em uma via super charmosa em Orvieto