top of page
  • Foto do escritorespaco horizonte

Oficina de Mobiliário em Bambu GRATUITA


Foto: Maria Mourão



Oficina de Mobiliário em Bambu GRATUITA

começa neste domingo, dia 18, em Ribeirão do Eixo, distrito de Itabirito

Iniciativa que integra a programação do Festival das Montanhas e Águas de Minas, patrocinado pela Gerdau, objetiva capacitar mão-de-obra em região rica de matéria-prima e com pouca oportunidade de trabalho e renda

Começa neste domingo, dia 18 de setembro, em Ribeirão do Eixo, a Oficina de Mobiliário em Bambu, que objetiva capacitar interessados em criar e desenvolver móveis e objetos com essa matéria-prima. A oficina integra o Projeto Bamboo, que faz parte das atividades do Festival das Montanhas e Águas de Minas, que reúne atividades culturais e de qualificação de mão-de-obra.

Com carga horária de 7 horas diárias, a oficina passará por conceitos do ecodesign, formas adequadas de manejo e tratamento do bambu, além de modelos de encaixe, conexões e tramas de vedação. Durante a atividade, que terá certificação ao final, serão confeccionados três objetos/móveis. As aulas acontecerão das 9h às 12h30 e das 14h às 17h30, nos dias 18 e 25 de setembro e 01, 09, 23 e 29 de outubro, na quadra coberta da comunidade, ao lado da Escola Municipal Ribeirão do Eixo.

A oficina será ministrada pelo arquiteto, urbanista e professor Flávio Negrão, pesquisador incansável sobre reuso, reciclagem, reaproveitamento, ecodesign e soluções estruturais em bambu e membro da equipe técnica do Becus, um coletivo interdisciplinar de práticas construtivas que permitem o diálogo entre o natural e o artificial, a técnica e o artesanal, o local e o global. Segundo ele, não é necessário conhecimento prévio em marcenaria para participar.

De acordo com Negrão, o uso do bambu como recurso renovável integra o processo criativo e produtivo do design, além de oferecer inúmeras vantagens econômicas e ambientais. “O bambu é um vegetal de rápida regeneração e crescimento, se comparado a outros agentes naturais como a madeira. O seu rápido crescimento, necessitando um período de três a quatro anos para o amadurecimento, conciliado com a necessidade de poda das varas maduras como estratégia de fortalecimento do bambuzal, permite que se tenha alta produtividade com preservação”, explica o professor.

Estas características, segundo ele, podem ser evidenciadas na média de produção de biomassa de um bambual, que gira em torno de 10 toneladas por hectare, e na sua facilidade de plantio, manutenção e colheita, não necessitando técnicas complexas e onerosas para o seu cultivo.


Negrão explica ainda que a boa resistência mecânica, compressão e, principalmente, a tração do bambu, além da sua característica física – linear e leve -, permite a sua aplicação nos vários setores que envolvem a indústria do design.

Na avaliação do professor, consumir os recursos naturais, na busca de soluções que visam satisfazer as necessidades do presente não comprometendo as gerações futuras, conduz o pensamento dentro dos conceitos da sustentabilidade, na percepção da importância de soluções menos impactantes. “Esta reflexão nos faz acreditar que o bambu pode ser um material importante na busca deste equilíbrio ambiental”, defende Negrão.

De acordo com o diretor artístico do Festival das Montanhas e Águas de Minas, Rud Carvalho, o projeto Bamboo foi pensado para contribuir para o aperfeiçoamento da mão-de-obra em localidades que possuem abundância dessa matéria-prima e pouca oportunidade de trabalho e renda. “Acreditamos que o incentivo à realização de atividades que estimulem nos jovens as práticas sustentáveis, oferecendo também oportunidade de geração de renda, seja algo fundamental para que tenhamos num futuro próximo uma geração que valorize ainda mais nossos recursos naturais”, complementa Rud Carvalho, ressaltando o incentivo às práticas sustentáveis que também fazem parte da filosofia do festival.

As inscrições para a oficina estão abertas e podem ser feitas gratuitamente pelo Whatsapp (31) 99793-5254.

A iniciativa é da Lei de Incentivo à Cultura, com apresentação da Gerdau, apoio da Prefeitura Municipal de Itabirito, produção da New View e realização da Secretaria Especial de Cultura/Ministério do Turismo.



SERVIÇO

FESTIVAL DAS MONTANHAS E ÁGUAS DE MINAS

Projeto Bamboo - OFICINA MOBILIÁRIO EM BAMBU

Carga Horária: 7 horas/aula por dia.

Local: Ribeirão do Eixo - quadra coberta da comunidade, ao lado da Escola Municipal Ribeirão do Eixo.

Período: de 18 de setembro a 29 de outubro de 2022

Horário: 9h às 12h30 e das 14h às 17h30

18/9 – introdução, manejo e tratamento

25/9 – encaixes, montagem - luminária ou biombo

01/10 – conexões e encaixes - mesa

09/10 – montagem - mesa

23/10 – conexões e encaixes - cadeira

29/10 – montagem cadeira e encerramento

ü A oficina passará por conceitos do ecodesign, formas adequadas de manejo e tratamento do bambu, além de modelos de encaixe, conexões e tramas de vedação.

ü Durante a oficina serão confeccionados 3 objetos/ móveis.

ü Certificação ao final

ü Informações e inscrições gratuitas pelo Whatsapp: (31) 99793-5254

Komentáře


bottom of page