top of page
  • Foto do escritorespaco horizonte

Noite Mineira de Museus e Bibliotecas chegou à sua 7ª edição no mês de maio


Centro de Arte Popular _BH_Foto Leo Bicalho
Centro de Arte Popular _BH_Foto Leo Bicalho

Evento aconteceu nesta quinta (9) com maior adesão de museus em todo o estado 


Com 69 atividades e participação de 37 municípios, aconteceu, nesta quinta-feira (9), a 7ª edição da Noite Mineira de Museus e Bibliotecas. A iniciativa do Governo de Minas Gerais é realizada pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult/MG), por meio da Superintendência de Bibliotecas, Museus e Economia da Criatividade (SBMEC), com apoio da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB) e da Diretoria de Museus (Dimus).


Confira a programação completa aqui


A proposta, executada desde 2022, é estender por um dia, a cada dois meses, o horário de funcionamento dos equipamentos culturais até às 22h para que os visitantes que trabalham ou estudam em horário comercial tenham a oportunidade de participar das atividades durante a semana. 


Dentro da variada programação que aconteceu em 69 equipamentos culturais diferentes, houve contação de histórias, clube de livros, exposições, ateliês abertos, debates, visitas mediadas, debates e outras atividades. A programação completa já está disponível no link, com acessibilidade para pessoas com deficiência visual.


Nesta edição, a novidade ficou por conta da maior adesão de museus, que aumentaram em 27% a sua participação em relação à última edição. Entre os novos participantes estão o Museu histórico Ojú Aiyê (Matozinhos), o Centro de Memória da AngloGold Ashanti (Nova Lima), o Museu Regional de São João del-Rei e o Museu da Capela- Irmãs Dominicanas de Monteils (Uberaba). 


Noite Mineira de Museus e Bibliotecas

A Noite Mineira de Museus e Bibliotecas é  uma ação bimestral que visa propiciar a articulação do trabalho em rede dos equipamentos culturais, com objetivo de incentivar novas atividades, dar visibilidade a elas e formar novos públicos, de modo que o atendimento seja expandido. São realizadas nos museus e nas bibliotecas de todas as regiões de Minas Gerais.O projeto é uma realização da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult/MG), por meio da Superintendência de Bibliotecas, Museus e Economia da Criatividade, com apoio da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB) e da Diretoria de Museus (DIMUS).



Municípios participantes: Alto Jequitibá, Antônio Carlos, Araxá, Belo Horizonte, Campanha, Cordisburgo, Frutal, Guarda-Mor, Ipatinga, Itaguara, Itambacuri, Lagoa da Prata, Lavras, Mariana, Matias Barbosa, Matozinhos, Minas Novas, Montes Claros, Nova Serrana, Ouro Preto, Papagaios, Paracatu, Paraopeba, Patos de Minas, Poços de Caldas, Sacramento, Salinas, Santa Rita do Sapucaí, São João del-Rei, São José do Alegre, Sarzedo, Silvianópolis, Tumiritinga, Uberaba, Uberlândia, Unaí, Varginha



Foto: Leo Bicalho


Noite Mineira de Museus e Bibliotecas chegou à sua 7ª edição no mês de maio


Comments


bottom of page