top of page
  • Foto do escritorespaco horizonte

No dia 25 de março grandes histórias serão contadas no IIJM!




O evento marca a inauguração das exposições “Juarez Machado: Contador de Histórias”, “Eu & Você & Elas/Eles” de autoria do coletivo artístico “As Catarinas” e “Debaixo da Pele, Em Cima da Areia” de Adriana Brzezinska. Também acontecerá uma sessão de autógrafos com Jean-Victor Martin, autor de “KG 412 Prisioneiro de Guerra.”


A abertura das mostras será no sábado, dia 25 de março, às 10h com entrada gratuita durante todo o dia. Além disso, você poderá visitar também a exposição "Cartas Atemporais in Modu Spam” dos Irmãos Busch – Viktor e Bernard e o último dia de “Pintor de Paisagens” de Juarez Machado na casa da família.


Confira a programação:

Juarez Machado: Contador de Histórias

Grandes quadros do Juarez estão de volta ao IIJM! Saindo de uma mostra dos primeiros traços sobre papel damos continuidade com o início das obras de óleo sobre tela de Juarez Machado que estarão de volta às paredes do Instituto na próxima exposição do grande artista joinvilense que conquistou o mundo. “Juarez Machado: Contador de Histórias” apresentará uma breve viagem pela vida e obra do mestre, passeando em um livre roteiro por diversas fases de sua carreira e histórias marcantes que ele eternizou nas mais de 60 telas e outras obras do acervo do IIJM que estarão expostas. Com curadoria coletiva da equipe do Instituto, a exposição buscou resgatar aspectos da obra dele que ainda não haviam sido apresentados dessa forma, como sua poesia e seu contato com diversas pessoas ao redor do mundo. Acompanhando a trajetória de Juarez desde as primeiras pinceladas até as coleções que figuraram entre as mais icônicas galerias do mundo, “Contador de Histórias” promete trazer ainda mais brilho ao IIJM que ele projetou com tanto carinho.




O IIJM programou para o ano de 2023 uma série de exposições temporárias que visam homenagear a mulher artista. O ciclo de exposições tem início com as tapeçarias da coleção “Eu & Você & Elas/Eles” de autoria do Coletivo Artístico “As Catarinas”. Serão apresentadas dezenas de tapeçarias confeccionadas artesanalmente por dezoito artistas de diferentes cidades do Estado de Santa Catarina, com diversas temáticas.





Filha de João Osorio Brzezinski e Silvia da Costa, ambos artistas plásticos, Adriana Brzezinska inicia sua produção ao ingressar no curso de Pintura na Embab, que concluiu em 1998. Em seu processo criador, a artista busca valores intrínsecos da própria pintura seja explorando sua própria materialidade, seja perseguindo a dicotomia forma/cor. A exposição “Debaixo da Pele, Em Cima da Areia” é sobre a linha que se forma no encontro de duas camadas de calcário. Sobre o olhar do viajante que percebe a si mesmo. É sobre o cheiro do fumo de corda junto da maresia, encontro da água doce com a água salgada.



Sessão de autógrafos com Jean-Victor Martin, autor de "KG 412 Prisioneiro de Guerra"

Também no sábado 25 de março será lançado oficialmente no Instituto Internacional Juarez Machado, em Joinville, o primeiro livro do cidadão francês Jean-Victor Martin, intitulado “KG 412 Prisioneiro de Guerra.” “Meu livro de estreia é um romance que se passa na Europa atacada por Hitler e Mussolini, e a narrativa é composta por três elementos: a versão verdadeira vivida por meu pai, muita pesquisa histórica, e as intervenções ficcionais do autor diante dos personagens”, explica o autor. Durante a sessão de autógrafos será inaugurada no mesmo local a mostra de obras originais que ilustram o livro produzidos pela arquiteta e artista francesa Marjerie Breton Seigneurin.




Serviço Abertura das exposições “Juarez Machado: contador de histórias”, “Eu & Você & Elas/Eles” do grupo “As Catarinas”, “Debaixo da Pele, Em Cima da Areia” de Adriana Brzezinska e sessão de autógrafos com Jean-Victor Martin, autor de “KG 412 Prisioneiro de Guerra.”

Quando: Sábado, 25 de março às 10h

Quanto: Entrada Livre

Onde: Instituto Internacional Juarez Machado - Rua Lages 994, América, Joinville – SC.

Rua Lages, 994, América, Joinville - SC - 89.204-010

47 3033-3036




Matéria publicada no Jornal Espaço Horizonte


Kommentare


bottom of page