top of page
  • Foto do escritorespaco horizonte

 Museu Mineiro, em BH, recebe atividades gratuitas da 22ª Semana Nacional de Museus


Museu Mineiro - Foto Museu Mineiro-Divulgação
Museu Mineiro - Foto Museu Mineiro-Divulgação


Oficina e palestra integram programação do evento, cuja tema é “Museus, educação e pesquisa”


O Sistema Estadual de Museus, em parceria com o Museu Mineiro, traz para a 22ª Semana Nacional de Museus, cujo tema é “Museus, educação e pesquisa”, uma programação voltada para a formação e o fortalecimento do campo museal. Nesta quarta (15) e também na sexta-feira (17), serão oferecidas, de forma gratuita, no Museu Mineiro, no Circuito Liberdade, em BH, a “Oficina de Plano Museológico” (inscrições neste link), com Ranielle Menezes, museóloga e docente da UFMG, e a palestra “Desafios da educação museal” (inscrições neste link), com Adriana Mortara, também docente do curso de museologia da instituição.


A Semana Nacional de Museus é uma temporada cultural promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que acontece anualmente em comemoração ao Dia Internacional dos Museus (18 de maio). O evento tem como objetivo promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros; aumentar o público visitante e intensificar a relação dos museus com a sociedade. A 22ª edição acontece desta segunda-feira (13) a domingo (19) e só em Minas Gerais são mais de 139 instituições participando, distribuídas em 69 municípios.


Programação

A proposta da “Oficina de Plano Museológico”, que será realizada nesta quarta-feira (15), das 13h30 às 17h30,  é oferecer uma visão abrangente sobre como desenvolver esse plano, cobrindo desde conceitos de planejamento e gestão até diagnósticos, definição de objetivos e elaboração de programas e projetos. O Plano Museológico é um requisito legal para todos os museus, conforme estabelecido pela Lei nº 11.904/09 e Decreto nº 8.124/2013. Este plano é uma ferramenta essencial de planejamento estratégico, adaptada às necessidades específicas da gestão museológica. 


Já na palestra “Desafios da educação museal”, promovida nesta sexta (17), a partir das 14h, Adriana Mortara convida à reflexão sobre o amadurecimento das pesquisas no campo da museologia, os desafios que ficam evidentes na prática e os possíveis caminhos de enfrentamento da educação museal.


Sistema Estadual de Museus de Minas Gerais

O Sistema Estadual de Museus de Minas Gerais (SEMMG), é entendido como um organismo indispensável para o estabelecimento de uma plataforma comum a todos os museus do estado, tendo como compromisso incentivar o intercâmbio e a disseminação de informações museológicas e o fortalecimento dessas instituições.


Museu Mineiro

Inaugurado em 1982, o Museu Mineiro reúne em seu acervo um conjunto bastante diversificado de objetos referentes à história e à produção cultural e artística mineiras. Nas salas de exposição são exibidas obras de artistas consagrados, tais como: Manoel da Costa Ataíde, Yara Tupynambá, Amílcar de Castro, Jeanne Milde, Inimá de Paula, Lótus Lobo, Celso Renato, Sara Ávila, Guignard, Maria Helena Andrés, Di Cavalcanti etc.


Atualmente, o Museu exibe a exposição de longa duração “Minas das Artes, Histórias Gerais”, onde o visitante tem a oportunidade de conhecer uma vasta coleção de arte sacra, datada dos séculos XVIII e XIX, além de preciosidades do acervo, como a bandeira da Inconfidência Mineira, os manuscritos originais da obra “Tutaméia” de Guimarães Rosa, o retrato de Antônio Francisco Lisboa, conhecido como Aleijadinho, e a coleção de santos de devoção popular.



Palestra no Museu Mineiro - Foto Israel Crispim-Divulgação
Palestra no Museu Mineiro - Foto Israel Crispim-Divulgação

Museu Mineiro, em BH, recebe atividades gratuitas da 22ª Semana Nacional de Museus

Comments


bottom of page