top of page
  • Foto do escritorespaco horizonte

Moto Fest nos Quilombos de Brumadinho acontece neste sábado, 16 de dezembro de 2023


Para quem quer chegar ao evento de moto, um ride vai sair às 10h da Milwaukee, que fica na rua Paulo Freire de Araújo, 380, bairro Estoril - Foto Sérgio Luiz Castro Fotografia de Moto
Para quem quer chegar ao evento de moto, um ride vai sair às 10h da Milwaukee, que fica na rua Paulo Freire de Araújo, 380, bairro Estoril - Foto Sérgio Luiz Castro Fotografia de Moto

O sucesso do 1º Brumadinho MotoFest foi tão grande que o Vem pro Ride vai estender o evento para os quilombos da cidade, com muita gastronomia, arte música e dança


No dia 16 de dezembro, os quilombos de Ribeirão, Rodrigues, Sapé e Marinhos, serão palco do “Moto Fest nos Quilombos de Brumadinho”, uma continuação do 1º Encontro Nacional de Motociclistas de Brumadinho, O Mototurismo nas vivências do Céu de Montanhas, com a grife de Brumadinho MotoFest 2023, que foi realizado nos dias 6, 7 e 8 de outubro deste ano, na Comunidade de Palhano. O evento, que tem o patrocínio do Instituto Cultural Vale e apoio da Rota Capitão Senra e da Rota Milwaukee, vai levar aos quilombos uma extensa programação musical, incluindo a apresentação de diversas bandas e músicos da região; barracas com a rica gastronomia, artesanato, arte e cultura de Brumadinho. 


O local do evento, que começa às 11h e termina às 20h, será o quilombo de Ribeirão, na quadra em frente à igrejinha. Para chegar até lá, a turma das duas rodas promove um ride que sairá às 10h da Milwaukee, que fica na rua Paulo Freire de Araújo, 380, no bairro Estoril. Os ingressos são gratuitos e devem ser adquiridos na Plataforma Sympla. Para facilitar, você pode acessar o instagram @vemprorideoficial e ser direcionado para o evento no Sympla.



A Banda Soul Much Blues vai tocar músicas de Tim Maia - Foto Sérgio Luiz Castro Fotografia de Moto
A Banda Soul Much Blues vai tocar músicas de Tim Maia - Foto Sérgio Luiz Castro Fotografia de Moto


A programação do “MotoFest nos Quilombos de Brumadinho” inclui apresentações de diversas bandas, entre elas a MP3, grupo formado apenas por mulheres de Casa Branca, que promete fazer o público dançar, com o melhor do rock nacional e da MPB; o Projeto Batucabrum (percussão e Coral), a Banda Soul Much Blues, que vai tocar músicas de Tim Maia. Também vai subir ao palco que será montado no evento o cantor Márcio Nagô, nascido e criado em Brumadinho, que vai tocar composições próprias inspiradas nas belezas da região. Em uma tenda única, os quatro quilombos de Brumadinho terão espaço para explorar seus artesanatos, suas comidas típicas, seus cantos e música e sua rica culinária.


O “Moto Fest nos Quilombos de Brumadinho” também será palco para apresentação de músicas e danças afro-brasileiras, feita pelo Grupo Negro por Negro e Dina, o Coral Pérolas Negras e o cantor William Witer, que faz sucesso na região. E, para abrir um sorriso no rosto de cada criança que estiver participando do evento, a programação também inclui o “Natal Solidário dos quilombos de Brumadinho”, com a participação de 191 crianças e a distribuição de presentes por Papai Noel. Esta é uma iniciativa solidária do Vem pro Ride, já em sua 4ª edição e que começou na pandemia de Covid 19 em 2020 levando presentes para as Crianças do Córrego do Feijão e Parque da Cachoeira, quando não tinha escola e nem correio para apadrinhar as cartinhas das crianças.


Com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, o Motofest nos Quilombos de Brumadinho é um evento que busca o resgate e a valorização da história, da cultura, da luta e das tradições dos quilombos, que se manifestam na música, na dança, na religião, na culinária e na arte. Minas é o terceiro Estado com maior concentração de comunidades quilombolas no país, atrás apenas da Bahia e do Maranhão.



O cantor e compositor Márcio Nagô nasceu e foi criado em Brumadinho - Foto Sérgio Luiz Castro Fotografia de Moto
O cantor e compositor Márcio Nagô nasceu e foi criado em Brumadinho - Foto Sérgio Luiz Castro Fotografia de Moto


Sobre o Instituto Cultural Vale


O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa.


Nos anos 2020-2022, o Instituto Cultural Vale patrocinou mais de 600 projetos em mais de 24 estados e no Distrito Federal. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está. Visite o site do Instituto Cultural Vale: institutoculturalvale.org


 

Programação público convidado


11h – Abertura com o mestre de cerimônia, agradecimentos e benção de Dona Nair.

11h15 – Batucabrum (percussão e Coral)

12h – Banda MP3 de Casa Branca, composta por mulheres (MPB, rock e pop).

14h – Banda Soul Much Blues (Tim Maia Cover)

16h – Márcio Nagô e Orquestra (música afro-afetiva)

17h30 – Grupo Negro por Negro – Dina (apresentação de música e danças afro-brasileiras)

18h – Coral Pérolas Negras e Batucabrum

19h – Willian Witer

20h – Encerramento



Motofest nos Quilombos tem uma programação especial para as crianças - Foto Sérgio Luiz Castro Fotografia de Moto
Motofest nos Quilombos tem uma programação especial para as crianças - Foto Sérgio Luiz Castro Fotografia de Moto

 

Programação Crianças – Entretenimento


11h – Abertura com Teco o Perna de Pau recepcionando as crianças, distribuição de kit guloseimas, monitoras de pintura de rosto e manipulação de balões e desenhos em papel.

11h30 – Chegada do Papai Noel no Side Car puxando um comboio da Milwallkee, Projeto Moto Terapia, Projeto Moto Surdos com a Polícia Rodoviária Federal e Polícia Militar de MG. Na sequência, foto oficial com todas as crianças.

12h – Distribuição de brinquedos, fotos individuais com Papai Noel, distribuição de cachorro quente e refrigerantes para as crianças, com participação dos palhaços Teco Perna de Pau, Patatí e Patatá.

13h – Despedida dos palhaços e do Teco Perna de Pau.

Comments


bottom of page