• espaco horizonte

Mostra “Aquarelas Recentes”, De José Alberto Nemer




Após ocupar o Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, e a Fundação Iberê, em Porto Alegre, a exposição Nemer – “aquarelas recentes” está nos últimos dias, no Palácio das Artes. Até 5 de junho de 2022, a Grande Galeria Alberto da Veiga Guignard recebe as formas orgânicas e geométricas do artista mineiro José Alberto Nemer, expressadas por meio de uma coleção de telas criadas durante dois anos de trabalho, a maior parte durante o período de isolamento social. Com curadoria de Agnaldo Farias, a mostra itinerante reúne trabalhos inéditos – 30 obras em dimensões médias e grandes, e uma série de 23 conjuntos, intitulada Geometria Residual, que reúne aquarelas pequenas e fotografias.


Pertencente à geração dos chamados Desenhistas Mineiros, que se consolidou no cenário da arte brasileira, a partir da década de 1970, Nemer ocupa mais uma vez a Grande Galeria com uma exposição individual. Além de apresentar um trabalho virtuoso, a mostra reafirma a importância de uma mostra que dá vazão exclusiva à expressão artística da aquarela, a qual Nemer mostra brilhante domínio.


Para Agnaldo Farias, “os trabalhos de Nemer propiciam um intermitente confronto entre uma orientação construtiva e um impulso orgânico. Diluídos na água, seus pigmentos correm pela folha, adivinhando suas minúsculas fissuras e revelando o acidentado da topografia do papel”.


Produzidas sobre papel francês, as aquarelas revelam quadrados, retângulos, grelhas, hachuras, círculos, trapézios, elipses, cruzes e arcos, que se entrelaçam em diferentes formatos e configurações. Nemer – aquarelas recentes consolida a bem-sucedida iniciativa de estimular e divulgar as artes visuais mineiras, campo no qual Minas Gerais alcança destaque histórico no país.




GRANDE GALERIA ALBERTO DA VEIGA GUIGNARD

Período expositivo: Até 5 de junho de 2022


Horário de visitação: 9h30 às 21h, de terça-feira a sábado, e de 17h às 21h aos domingos


Local: Palácio das Artes, Av. Afonso Pena, 1537 – Centro


Foto: Miguel Aun Nemer

Informações para o público: (31) 3236-7400 | www.fcs.mg.gov.br