top of page
  • Foto do escritorespaco horizonte

Lançamento do Livro Via Liberdade – Rota Turística e Cultural – BR 040


Mauro Werkema, jornalista, psicólogo e administrador, Greyce de Queiroz Elias, Deputada Federal, Leônidas de Oliveira, Secretário de Estado da Cultura e Turismo de Minas Gerais, Cristie Meira da Cemig e Marcelo Souza e Silva, Presidente do CDL - BH


O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado e Cultura de Minas Gerais e com o apoio da Cemig, lançaram, dia 16 de fevereiro, no Palácio da Liberdade, o livro "Via Liberdade – Rota Turística e Cultural – BR 040".


Minas Gerais é um universo fantástico, diverso e atualmente temos no comando da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, o competente Secretário Leônidas de Oliveira, que está transformando Minas em um polo turístico e cultural, graças a seu engajamento em todos os seus projetos e trabalhos.


Leônidas de Oliveira, com seus projetos inovadores, em um estilo pioneiro, criou a rota Via Liberdade em 2019 e fomentou a criação do livro, contemplando assim vários municípios e abrindo estímulo a estas cidades comtempladas para a exposição de seus atrativos e de suas riquezas para o mundo.


Leônidas de Oliveira, Secretário de Estado da Cultura e Turismo de Minas Gerais



A rota turística "Via Liberdade – Rota Turística e Cultural – BR 040", é considerada a maior rota turística e cultural de nosso país. Tendo à frente, como coordenador do grupo, Mauro Werkema, o livro, com textos em versão bilíngue, português e inglês, tem 320 páginas e é fruto de muitas pesquisas.


Reúne fotos, mapas e informações que contextualizam a trajetória das cidades abordadas e trazem orientações práticas e úteis.

Foi desenvolvido por uma equipe interdisciplinar, composta por jornalistas, turismólogos, fotógrafos, com o apoio da Secult, prefeituras e instancias de governanças regionais.


Participaram das pesquisas, Maria Elisa Ordones de Oliveira, Claudia de Cássia Pessoa, junto com Aloysio Claudio de Souza Junior, Carlos Vilhena, Pedro Pessoa e Raphael Simões.

Raphael foi o responsável pelo projeto gráfico e diagramação e coordenador geral e editorial do "Via Liberdade".



O livro Via Liberdade – Rota Turística e Cultural – BR 040



Começando no Rio de Janeiro, abrangendo Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal, o livro proporcionou a estes estados se interligarem por uma única rota, a "Via Liberdade". A rota segue o trajeto da BR 040, somando 1179 quilômetros, com diferentes biomas, paisagens e patrimônios que margeiam esta estrada.


Importante ressaltar que 105 cidades, das mais importantes no olhar histórico, turístico e cultural, agora estão inseridas no livro "Via Liberdade".


O livro “Via Liberdade – Rota Turístico-Cultural" integra as ações de comemoração do Bicentenário da Independência do Brasil, celebrado em 2022. Essa data, em razão do seu simbolismo histórico e cultural, encontra na Liberdade, que dá nome à via, sua identidade, expressão e sentido, interligando os caminhos que integram essas manifestações à contemporaneidade brasileira.


Com presença de autoridades e convidados dos segmentos do turismo e cultura de Minas, o lançamento do livro Via Liberdade – Rota Turística e Cultural – BR 040, já é um sucesso e será distribuído gratuitamente nos hotéis, restaurantes, agências de turismo e pontos turísticos que fazem parte do roteiro.


Parabéns a todos os envolvidos no projeto e o nosso carinho especial ao Secretário Leônidas de Oliveira.



Suely Calais Guerra e Antônio Claret Guerra do Jornal MG Turismo, Cristiane Nobre, da Vero Comunicação, Arilda Costa McCLive, Sandrinha Coelho, do Jornal Espaço Horizonte e Luís Otávio Pires do Cidade Conecta, todos associados e representando a Abrajet Minas Gerais no evento



Silvana Capanema e Hernani de Castro, Secretário Executivo do BHC&VB



Mauro Werkema, jornalista, psicólogo e administrador e Cristie Meira da Cemig



Rodrigo Cançado, Sócio Diretor do Intercity Hotels, Hernani de Castro, Secretário Executivo do BHC&VB, Cristiane Nobre, da Vero Comunicação, Marcelo Souza e Silva, Presidente do CDL - BH e José Eugênio Aguiar, Presidente da Sindetur



Cristiane Nobre, da Vero Comunicação e Cristie Meira da Cemig



Leônidas de Oliveira, Secretário de Estado da Cultura e Turismo de Minas Gerais e o jornalista Antônio Claret de Morais, do Mg Turismo



Sandrinha Coelho do Jornal Espaço Horizonte e Mauro Werkema, jornalista, psicólogo e administrador


Greyce de Queiroz Elias, Deputada Federal


Sandrinha Coelho do Jornal Espaço Horizonte e Cristiane Nobre, da Vero Comunicação



Elizabeth Pimenta e Maria Elvira de Sales Ferreira



Luís Otávio Pires do Cidade Conecta e Antônio Claret de Morais, do Mg Turismo


Maria Elvira de Sales Ferreira e Arilda Costa McCLive










Comments


bottom of page